Gerar Código Automático

Boa noite pessoal!
É o seguinte, estou desenvolvendo um projeto que é um formulário em html e outros em JSP (que possuem chave estrangeira) que chamam uma servlet…
Eu gostaria de saber como faço pra gerar um código automático…por exemplo: a hora que a pessoa estiver fazendo seu cadastro ele gerasse um código automático…não que o usuário digitasse um código…como venho fazendo colocando 1 e assim por diante…
O banco que estou utilizando é o Oracle.
Não tenho nem idéia como posso fazer isso, já pesquisei, mas não acho nada parecido…ou melhor acho mas em php essas coisas. Será que alguém pode me ajudar?
Please! :roll:

Usando Oracle você pode usar uma sequence e preencher esse campo automaticamente, ou pega sempre o ultimo mais um.

Aff me desculpe, mas não entendi… :?:

O seu problema é gerar um código automático não é?
Foi o que eu entendi do seu texto.
Se for isso você pode usar a sequence do oracle para gerá-lo.

Sim eu entendi, mas como faço isso?

O comando pra criar uma sequence no oracle é simples.

CREATE SEQUENCE sequence_name MINVALUE value MAXVALUE value START WITH value INCREMENT BY value CACHE value;
Fonte

Blz…vou tentar aqui…
Obrigada por enquanto! :smiley:

Quando for fazer o cadastro, basta fazer nomeDaSequencia.nextval para gerar o próximo número, que no caso é o código.

Ahhh eu não consegui… :frowning:
Dá um erro assim: Número inválido

Como você criou sua sequência ?
E na hora na inserção, vc passou o nomeDaSequencia.nextval ?!

Ahh criei como está postado logo ali em cima assim:

CREATE SEQUENCE departamento
    MINVALUE value  
    MAXVALUE value  
    START WITH value   
    INCREMENT BY value
    CACHE value;

Eu colquei departamento que é o nome da minha tabela, não sei se é assim 8)

Faz assim para criar a sequência:

CREATE SEQUENCE seq_departamento MINVALUE 1 MAXVALUE 99999999 START WITH 1 INCREMENT BY 1 CACHE 5
O nome da sequência não pode ser o nome da tabela.

Da uma olhada no link abaixo para ver melhor como se cria uma sequência, como se usa… :

Mas como que eu sei que esses comandos vão gerar um código automático referente áquele formulário…quando o cara clicar no cadastrar. :?: :?: :?:

Eu fiz o que me disse e executou a sequência, mas não entendi :cry:

Quando no insert vc executar o comando nextval, por exemplo: seq_departamento.nextval

Da uma olhada no link que te passei, lá tem explicando sobre sequência.

Obrigada pessoal!
Mas não consegui mesmo :cry:
Amanhã vou dar uma pesquisada de novo…
Eu li o link postado mas não consegui…

Pega o caminho mais simples, faça essa consulta no banco: SELECT MAX ( <NOME COLUNA QUE É A CHAVE PRIMÁRIA> ) + 1 PROXIMO_CODIGO FROM .
Feito isso você já vai conseguir ter o ultimo código da tabela.

kkkkkkkkkk quando uma mina pergunta alguma coisa aqui os caras vao babando kkk

Bom diaaa! :smiley:
Obrigada vou tentar aqui…

Oii eu fiz isso blz, consultou de boa;
Mas eu queria que gerasse um código automático qdo a pessoa está fazendo seu cadastro no formulário…em vez do usário digitar um código, que isso já fosse gerado entende?

Obrigada!!!