Gerar Codigo de Barras iReport <Resolvido>

Boa tarde pessoal…

Estou precisando de ajuda em como gerar codigo de barras usando iReport,
eu vi em alguns topicos aqui no forum porem nao consegui fazer nada
sei que tenho que usar barcode, mais nao sei como?

se alguem puder me ajuda, desde ja agradeço!!!

Olá Vitorassi, talvez tenha que descrever melhor sua dúvida para que o pessoal auxilie de forma mais adequada.

Entretanto, vou tentar passar uma orientação inicial embasada nas poucas experiências que tive com Bar Codes:

Nas vezes que necessitei, sempre passei um valor numérico - por exemplo, um ID de uma tabela em um banco de dados - via parâmetro ou mesmo como um propriedade de um bean.

Uma vez que você tem um valor para atribuir ao barcode, habilite sua paleta de componentes em Janela / Paleta (ou Ctrl + Shift + 8 ), insira o seu Barcode no report (será necessário definir se vai usar Barbecue ou Barcode4J, por exemplo) e, na propriedade Code Expression desse Barcode, você deve apontar para o seu parâmetro recebido (Ex: $P{parameter1} ).

Além disso, você deverá adicionar os .jars adequados nas libs de seu projeto (para que consiga gerar seu código de barra uma vez que chamar seu report via programação).

Sei que foi uma visão meio superficial, acredito que talvez sirva pra você começar a organizar as ideias. Dê uma googleada e vai encontrar bastante coisa mais aprofundada também.

Att.

Vc não está usando o iReport para criar seus relatórios?
Basta arrastar um componente de código de barras, escolher o padrão de código e definir que o valor virá através de um campo ($F{field}) da sua consulta ou datasource ou então através de um parâmetro criado por você ($P{param}).

[]'s

Entao
Fernandoabcampos suas dicas me ajudaram bastante, ja estou conseguindo fazer funcionar o codigo de barra pelo iReport, mais na aplicacao esta dando um esse erro

java.lang.NoClassDefFoundError: org/krysalis/barcode4j/HumanReadablePlacement

oque pode esta calsando esse erro?

esta faltando bliblioteca??

Vitorassi, é exatamente isso.

Está faltando a biblioteca em seu projeto.

Sugiro que procure o jar do Barcode4J e adicione ao seu projeto.

P.S.: Pode ficar faltando algum outro jar que ocasione alguma exception com outro NoClassDefFoundError. Bastará você avaliar (caso ocorra) e procurar a lib adequada.

Att.

Valeu Fernando

Consiguir importar as blibiotecas

para fins de novas duvidas, as blibiteca que eu usei foram

barcode4j-2.0
batik-all-1.7
w3c
sac-1.3

alem das normais para iReport

Obgrigado pessoal…

Ah e todas elas estao disponivel em
http://www.java2s.com/

abra’cos