Bom dia a todos.
Estou desenvolvendo um programa de gerenciamento de vendas só a titulo de treinamento mesmo.
Ao invés de usar banco de dados estou utilizando XML (XStream) para armazenar os dados, venho tendo sucesso até então na inserção de dados exclusão atualização e as demais funções de um banco comum, meu problema começou quando tive que gerar um ID para cada cliente/produto/venda que implementam a mesma interface.
Eu estava utilizando o tamanho da List e acrescentando +1 para gerar os ID’s temporariamente, e agora não consegui pensar em outro jeito de armazenar esses ID’s para que não fosse gerado um ID que ja foi excluido.
pegar o ultimo ID gerado não da certo pois posso excluir o ultimo cadastro e na hora de gerar outro ele vai se apossar do numero excluido.
Será que alguém sabe um meio de eu armazenar esses ID’s sem coloca-los em outro arquivo de XML (Ja pensei nisso mas achei meio gambiarra).
Obs. sei que um banco de dados seria muito melhor que o xml para este caso, mas como eu disse antes, estou somente treinando após passar pelo fj16/fj11 quero ver se já consigo desenvolver algo.
Uma outra pequena duvida, será que teria como eu por senha nesses XML que estou usando como banco?
Pois fica muito fácil entrar na pasta e altera-los ou até excluir (Apesar de já ter tratativas contra esses eventos, gostaria de dificultar o acesso a eles).
grato.