Tenho algumas imagens no banco de dados, as quais eu quero gravar no disco em um formato (JPG, PNG, etc) e tamanho específicos.
Revirei alguns fóruns, mas encontrei somente referências para criar imagens (e não gerar de uma fonte) com textos e gráficos (através da API JFreeChart).
Outras indicações com a classe ImageIO, mas ela está disponível a partir do Java 1.4.
Fiz alguns testes com a classe ImageBuffered, mas sem sucesso.
Você pode usar a JAI (Java Advanced Imaging), que roda a partir da 1.3. Ela suporta TIFF, PNG e JPEG.
Infelizmente, como usa código nativo (para ser mais rápido), sua instalação é um pouco chata e pode ser impossível em um ambiente 1.3 como um servidor J2EE (WebSphere) de produção.
Veja os detalhes de seu ambiente e veja se é possível usar a JAI.
Atenção - se a imagem já está no banco de dados, ela provavelmente já está no formato certo, a menos que você precise fazer a conversão (aqui na firma uma pessoa teve de converter um arquivo TIFF com 2 figuras para 2 arquivos PNG). Se você não precisar de fazer nenhuma conversão, redimensionamento, visualização, tratamento de imagem etc. não é preciso usar nenhum pacote gráfico, só saber como ler um BLOB de um banco de dados.
ze_kiefa
Coincidência ou não, o meu ambiente é o WebSphere!
Com você comentou, eu preciso redimensionar as fotos para uma aplicação flash (até o momento os ‘flasheiros’ encontraram limitações para redimensionar essas imagens, então sobrou para mim!) e, eventualmente, alterar o formato de JPG para PNG.
Vou dar uma olhada nessa API e avaliar a disponibilidade do meu ambiente.
Obrigado!
T
thingol
Hoje em dia, 1.3 = WebSphere (já que os sites que usavam Sun iPlanet substituíram-no (ou estão em vias de substituir) pelo Sun Java System Application Server. ) Batata.
T
thingol
Se você tem uma foto JPEG é melhor deixar em JPEG mesmo, não em PNG, que vai ficar maior.