Alguém sabe se tem como o NetBeans gerar um .jar de um projeto.Se tem, como?Não estou achando… :oops:
Aeee…rs… 
Tem sim… Vai em new > Jar Recipe.
Dai preenche com o nome do jar.
Vai aparecer a tree com as packages do seu projeto, seleciona quais classes ou packages quer adicionar no seu jar e PRONTO!
File -> New -> JAR Arquives -> JAR Recipe
Valeu velho!!! 
estou com a versão NetBeans IDE 5.0 e não achei isso…
alguém pode me ajudar a gerar um jar no netBeans?
abraço!
Olha Tchê! No Netbeans, qualquer versão, é clicar com o botão direito do mouse sobre a aplicação e ir em propriedades.
Na tela que aparece, é só ir na opção Build, sub-item Packaging.
Ali, deve estar indicando, no item JAR File, “[u]dist/{nome da tua aplicação}.jar[/u]”. Isto é automático!
Então quando fizeres um Build (menu do Netbeas, Build / Build Main Project F11), o Netbeans cria o teu arquivo jar e um arquivo texto, em inglês, explicando o que deves copiar para liberar a tua aplicação, ou seja, no diretório raiz da tua aplicação será criado um subdiretório chamado dist, contendo todos os arquivos que deves mandar junto com o teu arquivo .jar.
Espero ter ajudado? 
Até mais
embora o topico seja antigo, vou responder a minha maneira como fiz e funcionou, pq tentei no netbeans usando ubuntu 9.04 e nao consegui.
Após criarmos o aplicativo java, navegamos ate a pasta acima da pasta do class. Por exemplo, nosso projeto no netbeans esta na pasta ‘modulo’ entao:
modulo
----- build
----------- classes
------------------modulo
------------------------Main.class
----- nbprojetc
----- src
----------modulo
----------------- Main.java
------test
a pasta que esta o .class é ‘build.classes.modulo’ entao navegamos ate a pasta ‘build.classes’ ou seja q esta acima da pasta do .class, e digitamos:
jar cf main.jar modulo
onde main.jar é o nome q eu escolhi para o jar, vc pode escolher outro se quiser, e ‘modulo’ é o diretorio que esta o .class.
Bom, se digitarmos:
java -jar main.jar
teremos o seguinte erro: Failed to load Main-Class manifest attribute from
ai fazemos o seguinte, abrimos o ‘main.jar’ clicando nele e navegamos ate a pasta /META-INF/, ai existe o arquivo MANIFEST.MF, editamos este arquivo e veremos o seguinte:
Manifest-Version: 1.0
Created-By: 1.6.0_14 (Sun Microsystems Inc.)
este arquivo deve ficar assim:
Manifest-Version: 1.0
Created-By: 1.6.0_14 (Sun Microsystems Inc.)
modulo.Main
Salvamos a alteração, que foi feita no proprio main.jar e executamos novamente com a linha:
java -jar main.jar
Tem Sim!
Clique com o botão direito em propriedades do projeto
clique em Executar e na Label Classe Principal clique no no botão Procurar
escolha qual é o arquivo principal do Projeto > cliquei Selecionar Classe Principal e OK.
Agora é para gerar o arquivo JAR.
Clique com o botão direito no projeto e aperte Limpar e Construi observe a janela de Saída
caso não esteja aparecendo clique CTRL+4 e ela mostrar onde estar o arquivo jar.
por exemplo o arquivo jar do meu projeto ficar
nos meus documentos>NetBeansProjects>Nome do projeto>dist>Arquivo Jar
agora é aproveita o teu programa!
Abraços