Gerar JAR

Olá Galera.

Tenho uma dúvida que considero ser bem básica, porém não consegui resolver mesmo com a ajuda do GOOGLE.

Tenho um projeto e como na maioria dos projetos, ele referencia vários arquivos jar de terceiros (apache), agora necessito gerar um arquivo .jar do meu projeto para enviar para os clientes.

A questão é, como faço para incluir esses arquivos jars de terceiros dentro do arquivo jar do meu projeto, para que fique transparente a utilização para o cliente.

Att. César.

pode pegar o conteudo dos outros jars e colocar na raiz do teu jar…

afinal é tudo zip, é só uma questão de juntar o conteudo de todos em um…

agora… nao sei se é uma boa prática… não custumo fazer isto, e sim mantenho em jars separado, melhor para atualizar depois… mas dependendo do cenário talvez seja melhor ter tudo em 1, não sei…

ja tive o mesmo problema… mas pelo que pesquisei… so tem uma solucao… decompilar o jar que vc usa e colocar junto às classes do seu projeto… vc pode fazer manualmente, ou usar o FatJar. caso contrario… so deixando os .jar no mesmo diretorio do seu aplicativo.

ou entao a solucao do amigo acima… nunca fiz, mas teoricamente deve funcionar… vou testar tambem!

JohnTortugo ,

se esses arquivos existem no lugar que voce for rodar o teu jar, tomcat, jboss, por exemplo, basta vc referenciá-los no classpath do teu jar no momento em que vc for gerá-lo. se vc tiver usando ant pra gerar o jar eh soh fazer isso:

<path id="jarDeTerceiros">

		<fileset dir="dir/jar1">
			<include name="*.jar" />
		</fileset>

		<fileset dir="dir/jar2">
			<include name="*.jar" />
		</fileset>


	</path>

	<target name="compile" depends="init" description="Compile the source">
		
    	      <javac destdir="jboss/server/default" debug="on" deprecation="on" optimize="on" classpathref="jarDeTerceiros">
			<src path="meuProjeto/src" />
	      </javac>
	</target>

Valew galera pelas respostas. Amanhã no serviço vou tentar esta opção.

leonickel, o projeto não é web… web eu manjo razoávelmente…

estou utilizando o eclipse europa.

JohnTortugo,

nao sei se dei a entender que estava falando de um projeto web, se foi isso, me expressei mal

o trecho de código q eu te mandei serve para gerar um arquivo .jar, nao tem nada relacionado com projeto web.

tanto que esse exemplo q eu te mandei eu peguei de um build.xml de um projeto de Web Services aqui :smiley: