Gerar ou não o banco de dados (tabelas) através do Hibernate?

Pessoal, queria a ajuda de vocês para saber se é aconselhável ou não gerar o banco de dados (suas tabelas e ect ) através dos hbms ou anotations do Hibernate.
Se não… Porque ?

E bom deixar so para guando vc esta no começo do desenvolvimento, ai sim é tranquilo, agora depois de um tempo não é mais tão aconselhavel, pela perca de dados.

Eu dificilmente uso, mas as vezes que usei foi so a primeira vez depois tirei fora

awdryn, eu normalmente desenvolvo meus sistemas com os testes unitários. E para facilitar uso HSQLDB e mando o Hibernate gerar as tabelas. Assim facilita os testes e conforme vou alterando as classes Java o hibernate já altera o banco.

Porém quando vou passar para homologação comento a minha que gera os DDLs e faço pequenas otimizações e era isso.

Ou seja, para desenvolvimento e testes é ótimo, mas quando for para produção, é bom dar uma revisada no script de criação do banco e desabilitar o generate ddl.