No Java tenho uma tela com uma tabela com os dados do banco e ali o usuário pode editar os dados. A ideia era ter um controle disso, saber quando/quem editou e quais dados foram editados.
Mas preciso de uma luz porque nao sei nem por onde comecar. Dá pra fazer isso? Qual seria a maneira correta? Por favor respondam da maneira mais simples/didática possível, e aí busco os conceitos que voces me passarem pra tentar fazer.
Existem várias maneiras de fazer isso, todas elas, mais ou menos engessadas e deselegantes.
Você pode criar uma estrutura de tabelas e logar o usuário, data e hora e ação executada. Também pode gravar em arquivo texto, eliminando a interação com o banco.
Independente de como vai fazer, se está usando java, sugiro que use AspectJ, com Spring (se é que teu projeto está usando ou pode usar Spring).
Será a maneira menos invasiva de fazê-lo e com uma certa decência.
Começamos pelo seguinte, se o projeto for SpringBoot ou Spring, vocẽ pode usar Spring AOP. É fantástico o que isso faz, sem ser invasivo com o código, lógicas e regras de negócios.
Depois, você implementa as chamadas aos logs a partir da parte que implementa o AOP.