Gerar Relatório "Manualmente"

4 respostas
R

Olá pessoal!
Não gosto de utilizar essas IDE’s para gerar relatório. Com Delphi utilizo o QReport ou RaveReports, com Java o IReport…Mas sinceramente tenho pavor de utilizar qualquer umas dessas.

Gosto muito de fazer relatórios em PHP, acho mais prático e me deixa mais livre para fazer do jeito que quiser. Gostaria de fazer o mesmo com Java! Alguém sabe como.

Quero simplesmente escrever os meus SELECT’s da vida e colocá-los em uma estrutura como uma tabela…como com PHP e HTML, e mandar em imprimir…

Por favor, se alguém puder me ajudar.
Obrigado desde já e até mais!

4 Respostas

M

Mas quem disse que com o IReports você não tem liberdade ?

Bom acho estranho seu interesse , mai ai vai as dicas. Junto com o IReports existem diversas libs por tras, entre elas o JasperReports, que nada mais é que o coração do IReports. Na verdade é ele que é responsável pela geração dos relatórios. Porém para se utilizar ele é necessário conhecer a estrutura dele, já que o mesmo utiliza XML. Junto com o IReports existem outras libs sendo elas o JFreeChart para geração de gráficos e o iText para geração de PDF.
Qualquer dúvida posta ai !!!
Abraços

R

Claro que tem liberdade…Mas é tudo graficamente, arrastando componentes e tal…acho isso um saco. É que nem fazer interface gráfica no netbeans, se fizer manualmente tu sabe o que tu fez.
Quanto ao Jasper estava pesquisando, vou tentar encontrar um tutorial que ajude na criação de relatórios sem precisar de IDE para isso.

Obrigado pela atenção!
[/quote]

R

Achei o cara!

—> JFreeReport

Não estou muito familiarizado com ele ainda, mas criei uma classe que gera qualquer relatório de diferentes tabelas usando somente polimorfismo.
Só não com dados agrupados (por enquanto)…E também estou com dificuldades para colocar uma grade nele. De qualquer forma percebi que é possível fazer qualquer coisa com ele…“manualmente”.

Abraço e até mais!

A

Cro colega,

Estou iniciando também em java, j´dei os primeiros passos e estou caminhando!! Gostaria de qualquer ajuda com relação a fazer o meu primeiro relatório em java, o que eu preciso fazer? pode dar algum exemplo?

Atenciosamente,

Edson

Criado 30 de março de 2007
Ultima resposta 13 de abr. de 2007
Respostas 4
Participantes 3