Olá gente este é meu primeiro post no GUJ,rsrsrs, me ajuda ae !!!
Pessoal fiz o meu programa e ja esta 100% a parte de cadastros e consultas. O usuario na consulta filtra as informações desejadas e as informações são jogadas para um JTable para visualização, o mesmo pode clicar em cima da linha desejada na tabela e excluir ou alterar, agora quero colocar um botão embaixo da tabela para gerar um relatório, fiz algumas pesquisas e encontrei varias ferramentas como JasperReports, IReport, Crystal e JFreeReport. Sou iniciante em java e gostaria de saber qual ferramenta devo usar ? Precisa mesmo de ferramenta de terceiros para gerar relatorio em java ? Me indica ae pessoal que quero estudar a fundo sobre isso, se tiverem algum tutorial ou livro especializado sobre o assunto, indica ae 
Gerar Relatórios no java
10 Respostas
Se não quiser gastar com licenças use o jasper reports, se quiser pagar use o Crystal Reports.
Algumas referências sobre ele você pode encontrar nesse link
http://www.furutani.com.br/tags/ireport
Livro sobre iReport
Dominando Relatórios JasperReports com iReport
Oi,
Recomendo o Birt.
Tchauzin!
furutani visitei seu site e vi que tem um material bem interessante, achei o mini tutorial de relatorios em java, agora vou pegar aqui para fazer. Na sua opinião, vale apena comprar o livro ou ficar quebrando a cabeca procurando coisa na internet ? Este livro ensina a gerar relatórios tanto para desktops quanto para web ? No meu caso vai ser para desktop usando a ide netbeans.
lina muito obrigado, mas vo ficar com o jasperReport e ireport.
Se conseguir fazer eu to na ESPECTATIVA do código vlw?
Se poder detalhar pro iniciante aqui vou ficar mt feliz tendo em vista que já li vários
posts a respeito e continuo sem entender E O PIOR sem conseguir imprimir um MISERO RELATÓRIO 
rs
Um abraço!
O mesmo .jasper utilizado pelo desktop, tu poderá utilizar em uma aplicação Web sem nenhuma modificação. O que muda é que no desktop para visualização tu utiliza o JasperViewer e na web o teu Servlet joga em um Stream de saída.
Fernando
Oi,Recomendo o Birt.
Tchauzin!
O birt é um projeto interessante para web… Mas ainda sim eu não o recomendo… recomendo o jasper pois ele é mais leve e apresenta inclusive um painel para visualização
O birt é um projeto interessante para web… Mas ainda sim eu não o recomendo… recomendo o jasper pois ele é mais leve e apresenta inclusive um painel para visualização
o BIRT tem um view bastante prático, que fica dentro do próprio eclipse.
corrijam-me se estou equivocado, mas pelo que intendi, para visualisar o jasper é necessario do iReporter (externo).
:?
o BIRT tem um view bastante prático, que fica dentro do próprio eclipse.
corrijam-me se estou equivocado, mas pelo que intendi, para visualisar o jasper é necessario do iReporter (externo).
:?
O jasper é bem parecido com birt: ele gera um arquivo XML e interpreta ele para gerar os relatórios, porém o birt é apenas voltado para web. Já o jasper vc envia umas linhas de código e ele gera para vc e exporta em arquivo, sendo bem mais flexível. O iReport é apenas uma ide gráfica que gera os arquivos jrxml, mas não precisa dele. O netbeans tem um plugin que vc roda o ireport dentro dele tbm.
Gente comprei o livro http://www.submarino.com.br/produto/1/21313266/dominando+relatorios+jasperreports+com+ireport que o Furutani recomendou, nossa muito bom, quem tiver alguma duvida ou esta com dificuldades em gerar relatórios, compre este livro.