Gerar Relatórios no java

10 respostas
kenzard

Olá gente este é meu primeiro post no GUJ,rsrsrs, me ajuda ae !!!
Pessoal fiz o meu programa e ja esta 100% a parte de cadastros e consultas. O usuario na consulta filtra as informações desejadas e as informações são jogadas para um JTable para visualização, o mesmo pode clicar em cima da linha desejada na tabela e excluir ou alterar, agora quero colocar um botão embaixo da tabela para gerar um relatório, fiz algumas pesquisas e encontrei varias ferramentas como JasperReports, IReport, Crystal e JFreeReport. Sou iniciante em java e gostaria de saber qual ferramenta devo usar ? Precisa mesmo de ferramenta de terceiros para gerar relatorio em java ? Me indica ae pessoal que quero estudar a fundo sobre isso, se tiverem algum tutorial ou livro especializado sobre o assunto, indica ae :smiley:

10 Respostas

furutani

Se não quiser gastar com licenças use o jasper reports, se quiser pagar use o Crystal Reports.

Algumas referências sobre ele você pode encontrar nesse link
http://www.furutani.com.br/tags/ireport

furutani

Livro sobre iReport
Dominando Relatórios JasperReports com iReport

lina

Oi,

Recomendo o Birt.

Tchauzin!

kenzard

furutani visitei seu site e vi que tem um material bem interessante, achei o mini tutorial de relatorios em java, agora vou pegar aqui para fazer. Na sua opinião, vale apena comprar o livro ou ficar quebrando a cabeca procurando coisa na internet ? Este livro ensina a gerar relatórios tanto para desktops quanto para web ? No meu caso vai ser para desktop usando a ide netbeans.

lina muito obrigado, mas vo ficar com o jasperReport e ireport.

neeryck

Se conseguir fazer eu to na ESPECTATIVA do código vlw?

Se poder detalhar pro iniciante aqui vou ficar mt feliz tendo em vista que já li vários
posts a respeito e continuo sem entender E O PIOR sem conseguir imprimir um MISERO RELATÓRIO :cry:
rs

Um abraço!

Fernando_Generoso_da

O mesmo .jasper utilizado pelo desktop, tu poderá utilizar em uma aplicação Web sem nenhuma modificação. O que muda é que no desktop para visualização tu utiliza o JasperViewer e na web o teu Servlet joga em um Stream de saída.

Fernando

ralphsilver

lina:
Oi,

Recomendo o Birt.

Tchauzin!

O birt é um projeto interessante para web… Mas ainda sim eu não o recomendo… recomendo o jasper pois ele é mais leve e apresenta inclusive um painel para visualização

D

ralphsilver:

O birt é um projeto interessante para web… Mas ainda sim eu não o recomendo… recomendo o jasper pois ele é mais leve e apresenta inclusive um painel para visualização

o BIRT tem um view bastante prático, que fica dentro do próprio eclipse.

corrijam-me se estou equivocado, mas pelo que intendi, para visualisar o jasper é necessario do iReporter (externo).

:?

ralphsilver

dof0x:
ralphsilver:

o BIRT tem um view bastante prático, que fica dentro do próprio eclipse.

corrijam-me se estou equivocado, mas pelo que intendi, para visualisar o jasper é necessario do iReporter (externo).

:?

O jasper é bem parecido com birt: ele gera um arquivo XML e interpreta ele para gerar os relatórios, porém o birt é apenas voltado para web. Já o jasper vc envia umas linhas de código e ele gera para vc e exporta em arquivo, sendo bem mais flexível. O iReport é apenas uma ide gráfica que gera os arquivos jrxml, mas não precisa dele. O netbeans tem um plugin que vc roda o ireport dentro dele tbm.

kenzard

Gente comprei o livro http://www.submarino.com.br/produto/1/21313266/dominando+relatorios+jasperreports+com+ireport que o Furutani recomendou, nossa muito bom, quem tiver alguma duvida ou esta com dificuldades em gerar relatórios, compre este livro.

Criado 16 de agosto de 2009
Ultima resposta 18 de set. de 2009
Respostas 10
Participantes 7