Gerar Relatorios

10 respostas
S

Olá pessoal!!!
Preciso de uma grande ajuda!!
Sou iniciante em desenvolvimento de softwares…estamos aprendendo agora a salvar os dados em banco…
Estamos desenvolvendo um programa e gostaríamos de gerar relatorios…tipo fazer um get no campo e passar a informação para uma página, um arquivo pdf…
Alguem tem alguma dica de primeiros passos e tal…ouvi falar do iReport, mas não entendi como funciona…se vcs tiverem alguma ferramenta pra sugerir…fico grata!!
Até Vlw!!!

10 Respostas

C

Oi Scheila,

recomendo o uso do iReport (editor gráfico para relatórios) em conjunto com o JasperReports (biblioteca /API Java para manipulação de relatórios).

Os dois trabalham em conjunto e funciona da seguinte forma:

você desenha o seu relatório (visualmente) no iReport e gera os arquivos necessários para o JasperReports fazer a leitura via código Java. Então, utilizando o JasperReports, você obtém seus dados do banco de dados (ou da memória, de arquivos, da internet, de outros sistemas, etc) e com o JasperReports você acessa o arquivo (relatório) criado no iReport e obtém o tipo de arquivo desejado (PDF, DOC. ODT, XLS, CSV, etc).

Sugiro esse tutorial: http://www.furutani.eti.br/tutoriais/Mini-Tutorial_Relatorios_Java_JasperReports_e_iReport.pdf

S

Puxa…valeu!!
Vou ler o tutorial!!
Qualquer dúvida eu posto!!
Brigada! :grin: :grin:

S

Oi Carneiro!!

Consegui criar os relatório…so q tem um problema, eu estou fazendo pra desktop e eu estou utilizando o netBeans…
Tipo eu clico no botao gerar relatorio de vendas na tela, e gostaria que ele pegasse o relatorio q fiz no iReport, vc sabe algum jeito de fazer isso?

Valeu pelas dicas até agora!
Tá me ajundando muito!

Até

C

Oi Scheila,

você pode obter o relatório em binário (em um InputStream ou em bytes) e enviar o arquivo para o seu programa.

Não conheço uma forma fácil de abrir o próprio relatório em uma janela Swing.

[]s

S

Oi carneiro!

tenho o arquivo .jrxml…Mas preciso do arquivo .jasper…
onde posso encontrar ele?

Será viajei?

…hehhehe

abraço!!
Vlw

C

O arquivo jasper fica na raiz do local de instalação do iReport.

S

Oi Rafa! :grin:

Viu…mas lá não gero nenhum .jasper…
Pq quando rodo no netBeans…o arquivo não encontra o caminho…
Daí coloquei assim: C://Program Files\JasperSoft\iReport-3.0.0\RelatorioVendas.jasper
Aí ele encontra o arquivo… :???:
Só que assim fica meio ruim…
Queria colocar dentro do meu projeto o arquivo .jasper dai passo o caminho que tá dentro do projeto, no src…
Será que precisa compila alguma coisa na ferramenta ireport pra que ele me gere isso???

Abrs!

Vlw!!

C

Oi Scheila,

tem certeza que não existe esse arquivo no diretório do iReport? Faça outra pesquisa no diretório. :slight_smile:

S

Bah cara…já procurei por tudo…hehehehe…
Bah mas vou ver…

Vlw!
Té!

S

Rafaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!
Eu conseguiiiiiiii!!! :grin: :grin: :grin: :grin: :grin: :grin:

Vlw mesmo cara!!!
heheheheheh

uhuuuulllll!!!
Brigadão pela ajuda!!!