Gerar Relatorios

Olá pessoal!!!
Preciso de uma grande ajuda!!
Sou iniciante em desenvolvimento de softwares…estamos aprendendo agora a salvar os dados em banco…
Estamos desenvolvendo um programa e gostaríamos de gerar relatorios…tipo fazer um get no campo e passar a informação para uma página, um arquivo pdf…
Alguem tem alguma dica de primeiros passos e tal…ouvi falar do iReport, mas não entendi como funciona…se vcs tiverem alguma ferramenta pra sugerir…fico grata!!
Até Vlw!!!

Oi Scheila,

recomendo o uso do iReport (editor gráfico para relatórios) em conjunto com o JasperReports (biblioteca /API Java para manipulação de relatórios).

Os dois trabalham em conjunto e funciona da seguinte forma:

você desenha o seu relatório (visualmente) no iReport e gera os arquivos necessários para o JasperReports fazer a leitura via código Java. Então, utilizando o JasperReports, você obtém seus dados do banco de dados (ou da memória, de arquivos, da internet, de outros sistemas, etc) e com o JasperReports você acessa o arquivo (relatório) criado no iReport e obtém o tipo de arquivo desejado (PDF, DOC. ODT, XLS, CSV, etc).

Sugiro esse tutorial: http://www.furutani.eti.br/tutoriais/Mini-Tutorial_Relatorios_Java_JasperReports_e_iReport.pdf

Puxa…valeu!!
Vou ler o tutorial!!
Qualquer dúvida eu posto!!
Brigada! :grin: :grin:

Oi Carneiro!!

Consegui criar os relatório…so q tem um problema, eu estou fazendo pra desktop e eu estou utilizando o netBeans…
Tipo eu clico no botao gerar relatorio de vendas na tela, e gostaria que ele pegasse o relatorio q fiz no iReport, vc sabe algum jeito de fazer isso?

Valeu pelas dicas até agora!
Tá me ajundando muito!

Até

Oi Scheila,

você pode obter o relatório em binário (em um InputStream ou em bytes) e enviar o arquivo para o seu programa.

Não conheço uma forma fácil de abrir o próprio relatório em uma janela Swing.

[]s

Oi carneiro!

tenho o arquivo .jrxml…Mas preciso do arquivo .jasper…
onde posso encontrar ele?

Será viajei?

…hehhehe

abraço!!
Vlw

O arquivo jasper fica na raiz do local de instalação do iReport.

Oi Rafa! :grin:

Viu…mas lá não gero nenhum .jasper…
Pq quando rodo no netBeans…o arquivo não encontra o caminho…
Daí coloquei assim: C://Program Files\JasperSoft\iReport-3.0.0\RelatorioVendas.jasper
Aí ele encontra o arquivo… :???:
Só que assim fica meio ruim…
Queria colocar dentro do meu projeto o arquivo .jasper dai passo o caminho que tá dentro do projeto, no src…
Será que precisa compila alguma coisa na ferramenta ireport pra que ele me gere isso???

Abrs!

Vlw!!

Oi Scheila,

tem certeza que não existe esse arquivo no diretório do iReport? Faça outra pesquisa no diretório. :slight_smile:

Bah cara…já procurei por tudo…hehehehe…
Bah mas vou ver…

Vlw!
Té!

Rafaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!
Eu conseguiiiiiiii!!! :grin: :grin: :grin: :grin: :grin: :grin:

Vlw mesmo cara!!!
heheheheheh

uhuuuulllll!!!
Brigadão pela ajuda!!!

Abrs!!!