Ola pessoal, gostaria de saber se há uma maneira de gerar thumbnails de boa qualidade no código JSP/BEAN. Pois na minha apliação os usuários fazem upload de imagens e elas são apresentadas em forma de galeria. Para deixá-las padrão redimensiono as miniaturas no HTML. Contudo sabemos que no redimensionamento do HTML perdemos muita qualidade. Estou em busca de uma das duas soluções:
1 - Gerar um thumbnail a partir da imagen (upada) original, conservando a imagem original.
2 - Gerar um thumbnail (nova imagem) a partir da imagem original. Para ser apresentado na página.
Tentei utilizar a taglib jimagetaglib-0.5.1 (http://jimagetaglib.sourceforge.net). Porém o redimensionamento dela é igual ao do HTML, a imagem perde em definição… não entendi porque :? . Se for pra fazer igual ao HTML, prefiro utilizar o HTML mesmo pois evita processamento. A taglib tem uns filtros legais para voce trabalhar, contudo o sistema de resize não é bacana.
estou precisando com urgencia de uma solução para isso. Creio que haja, sei lá JAVA2D alguma coisa assim, se alguém puder ajudar…
em PHP existe algumas funções para voce criar uma nova imagem(do tamanho desejado) a partir de uma original, no caso o thumbnail. O thumbnail gerado fica com a qualidade perfeita e é muito simples de utilizar…
as taglibs que eu olhei são bem fáceis de estudar, não tem erro. O problema é que elas fazem com que a imagem perca um pouco de qualidade no resize. São úteis pois podem gerar arquivos de miniatura dinamicamente e aplicar filtros as imagens geradas, mas no entanto as miniaturas geradas por elas pecam um pouco na qualidade, em relação por exemplo a um programa gerador de thumbnails. Isso que quis dizer. Não disse em nenhum momento que a API não seria útil e muito prática, apenas quis mencionar que no meu caso, para uso exclusivo na geração dos thumbnails não veio muito a calhar.!