Gerar um .War

Como faço para gerar um .War no Eclipse? Sempre que tento ele me pede um web module (que nem sei o que seria) e mesmo criando uma pasta zipada e depois renomeando e colocando no diret[ório webapps ele não roda e ainda gera erro.
Alguem poderia me ajudar? É muuuito importante. Preciso entregar o projeto. Ah…aliás…são graficos cridos com JFreeChart.

Valeu.

cara…

dentro do Eclipse vá em

FILE - EXPORT - WEB - WAR FILE.

agora a estrutura do projeto tem que estar na estrutura gerada pelo proprio eclipse.

abraços

Então cara…mas oq quer dizer “web module”?? Que nome coloco ali?
Desculpe…mas é que sou iniciante. Precisarei configurar mais alguma coisa? E depois? Como chamo meu projeto no Tomcat??

é o nome que vai ter o seu arquivo .war, um módulo web.
Exemplo:
se for informar la aplicacao, seu arquivo war vai ser aplicacao.war
Depois vc vai colocar esse arquivo dentro do diretorio app de seu tomcat.

qto a configução, vc já configurou as variaveis de ambiente do tomcat e do java?

Um war é uma aplicação auto-contida. Ou seja, todas as dependências da aplicação se encontram disponíveis nela (classes, lib’s, configurações,…). Na verdade, você não precisa colocar no war todas as lib’s, contanto que você tenha certeza que o container de servlets (no seu caso o Tomcat) tenha acesso às dependências.

É mais simples do que parece. Se o war está correto (o web.xml está na pasta WEB-INF, as classes estão em WEB-INF/classes e as lib’s em WEB-INF/lib), coloque ele na pasta webapps.

Cara, já que você está começando, leia algum tutorial de Tomcat. É fácil de encontrar e mais fácil ainda de usar. Leia também sobre ant ou maven, que são automatizadores de tarefas (eles por exemplo podem ser usados para colocar suas dependências e classes nas pastas corretas e gerar o war para você).

A estrutura de um aplicativo web, ou context, pode ser compactado em um arquivo zip, com extenção .war, para distribuição e deploy (instalação no servidor).

Então vc pode pegar o diretório $TOMCAT_HOME/webapps/SEUCONTEXT e compactar em um arquivo chamado SEUCONTEXT.war.

Tendo o arquivo SEUCONTEXT.war em mãos, você pode copiar para o diretório $TOMCAT_HOME/webapps de uma outra instalação tomcat e o context será instalado. Mas tem dois detalhes:

1. se o seu aplicativo (context) precisar de alguma biblioteca (jar) que não é padrão, e foi intalado manualmente no $TOMCAT_HOME/common/lib, você precisa instalar a biblioteca no outro servidor tomcat. Senão não funciona.

2. existem algumas configurações de context que vc pode querer manter, como a configuração de um datasource no tomcat. Isso você pode fazer via telinhas do aplicativo admin, que vem no tomcat 5.0 (mas é opcional no 5.5), ou você pode colocar um arquivo WEB-INF/context.xml no war com as configurações. Dica: quando vc usa o admin, o arquivo xml com as configurações do context são criados e salvo na pasta $TOMCAT_HOME/conf/Catalina/localhost.

Boa sorte, e não pule para um passo seguinte sem ter certeza de que o passo anterior deu certo. É um bocado de detalhes.

Ainda não configurei as variaveis de ambiente. Aliás…tá cada vez mais confuso. Só quero gerar o projeto direto no Tomcat. Não pode ser tão difícil. E o web module não aceita qq nome não é? Tem q ser um padrão?
depois desses passos(se der certo)é só rodar no TomCat? Terei q alterar o xml lá no Tomcat tbm?

Abraço.

[quote=arthurgon]Ainda não configurei as variaveis de ambiente

[/quote]

quanto as variaveis de ambiente, nesse tópico aqui eu postei ainda as telas ensinando a configurar as variaveis de ambiente… veja ai e qq coisa me fale…

http://www.guj.com.br/posts/list/55739.java

abraços

Então…o nome do projeto não aparece de forma alguma no “WEB MODULE”. Será q eu deveria ter configurado algo antes? O xml está mapeado…as variáveis de ambiente tbm. O que poderia ser? E se funcionar o EXPORT do Eclipse…mesmo assim…ainda teria que fazer alguma modificação no xml ou variaveis?
Valeu gente.

Complementando…fiz o “deploy”…mas está me dando o seguinte erro:

Generated servlet error:
Only a type can be imported. org.jfree.chart.demo.graphic.GraphicsGeneretorChart resolves to a package

Generated servlet error:
Only a type can be imported. org.jfree.chart.demo.exemplo.ValeDoRioDoceDataSet resolves to a package

An error occurred at line: 5 in the jsp file: /web/pieValeDoRioDoce.jsp
Generated servlet error:
GraphicsGeneretorChart cannot be resolved

O nome dos pacotes está de acordo com o JSP…por acaso eu teria que importar os . JAVA tbm?? Abraço.

Aí…o projeto rodou depois q eu zipei e renomeei na pasta do tomcat…mas ainda resta um problema. Ele só roda se o Eclipse estiver ligado. Mas se o arquivo web está fora do workspace…não era pra ser independente do Eclipse? Estou usando EasyEclipse…e sistema operacional WindowsXP.
Detalhe: Quando o Eclipse está desligado…vou rodar direto pelo Tomcat e ele sóm mostra o HTML. O JSP ele diz qu não reconhece os “imports”. No caso os pacotes das classes Java.

Abraço.

Cara, iai conseguiu fazer seu projeto funcionar??

Estive fora por dois dias, pois fiquei doente, e acabei nao podendo te responder antes.

qq coisa ai vc fala.

Então meu amigo…é esse problema que estou repassando. Com o Eclipse ligado ele roda normal…mas direto no Tomcat…aín a coisa se complica. Dá uma mensagem de o sistema não suportar o projeto.
Pior que preciso coloca-lo “dentro” de uma ferramenta SAP.
Me manda o seu e-mail eu vou encaminhar o projeto pra testar na sua máquina. Se puder…é claro.

Abraço.

Bom dia,

Vou aproveitar esse topico mesmo :).. Meu eclipse nao tem a opcao de Export -> WEB.. Como faco pra gerar um deploy(.war) neste caso? 

Att,
José Carlos.