Gerar único JAR com o NetBeans

4 respostas
Baroni

Bom dia pessoal,

Esse é meu primeiro post e já venho com uma pergunta que, pelo que pesquisei, atinge muitos usuários do NetBeans.

Sou iniciante, tanto no Java quanto no NetBeans, e estou desenvolvendo uma aplicação que será ditribuida para vários usuários distantesa geográficamente e que, na grande maioria, não tem muito conhecimento de informática.

No que eu pesquisei eu poderia criar um instalador, mas isso não me resolve muito uma vez que eu terei que criar um instalador para cada plataforma (terei usuários no Linux, Windows, Solaris…).

Há alguma outra forma de gerar um único JAR???

:?: :?: :?:

Até mais!

4 Respostas

rsoliveira

Hi o/

Cara, pelo que sei, o .jar que tu crias em uma plataforma funciona em qualquer outra, visto que, quem “lê” teu .jar é a máquina virtual, ela sim varia de uma plataforma pra outra.

Att.

Baroni

Eu sei…

O único problema é que, por exemplo, eu uso “postgresql-8.3-604.jdbc3.jar” e “jdom.jar” no meu projeto. Portanto esses JAR estão dentro da minha pasta “C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.6.0_11\jre\lib\ext”.

Quando eu gero o projeto essas “bibliotecas” não são incluidas automaticamente no JAR gerado pelo meu sistema (através do NetBeans), ficando para mim a função de copiá-las manualmente para dentro da pasta, ou de alguma outra pasta equivalente (cuja localização varia de SO para SO).

O que eu gostaria é trazer esses JAR externos que eu uso embebidos no meu JAR para que eu não precise ficar passando de cliente em cliente para colocá-los na pasta correta (até porque, como eu disse estou distante geograficamente dos clientes e a maioria deles usa muito pouco o computador). Gerar instaladores para cada um dos SO’s usados pelos meus clientes é uma alternativa, mas vejo como inviavel uma vez que eles variam muito de plataforma de cliente para cliente…