Gerar único JAR com o NetBeans

4 respostas
Baroni

Bom dia pessoal,

Esse é meu primeiro post e já venho com uma pergunta que, pelo que pesquisei, atinge muitos usuários do NetBeans.

Sou iniciante, tanto no Java quanto no NetBeans, e estou desenvolvendo uma aplicação que será ditribuida para vários usuários distantesa geográficamente e que, na grande maioria, não tem muito conhecimento de informática.

No que eu pesquisei eu poderia criar um instalador, mas isso não me resolve muito uma vez que eu terei que criar um instalador para cada plataforma (terei usuários no Linux, Windows, Solaris…).

Há alguma outra forma de gerar um único JAR???

:?: :?: :?:

Até mais!

4 Respostas

rsoliveira

Hi o/

Cara, pelo que sei, o .jar que tu crias em uma plataforma funciona em qualquer outra, visto que, quem “lê” teu .jar é a máquina virtual, ela sim varia de uma plataforma pra outra.

Att.

Baroni

Eu sei…

O único problema é que, por exemplo, eu uso “postgresql-8.3-604.jdbc3.jar” e “jdom.jar” no meu projeto. Portanto esses JAR estão dentro da minha pasta “C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.6.0_11\jre\lib\ext”.

Quando eu gero o projeto essas “bibliotecas” não são incluidas automaticamente no JAR gerado pelo meu sistema (através do NetBeans), ficando para mim a função de copiá-las manualmente para dentro da pasta, ou de alguma outra pasta equivalente (cuja localização varia de SO para SO).

O que eu gostaria é trazer esses JAR externos que eu uso embebidos no meu JAR para que eu não precise ficar passando de cliente em cliente para colocá-los na pasta correta (até porque, como eu disse estou distante geograficamente dos clientes e a maioria deles usa muito pouco o computador). Gerar instaladores para cada um dos SO’s usados pelos meus clientes é uma alternativa, mas vejo como inviavel uma vez que eles variam muito de plataforma de cliente para cliente…

Li em alguns lugares algumas “gambiarras” que o pessoal faz, mas como sou novato no Java e no NetBeans não entendi patavinas de como posso fazer…

Me desculpe se não fui claro na primeira mensagem.

Obrigado pela atenção e até mais.

rsoliveira

Hi o/

Cara é o seguinte…

Quando tu tenta abrir um projeto que tu criartes em um SO em outro tu leva apenas o teu .jar ou leva a pasta do teu projeto inteira? pq eu testei aqui e num deu problema nenhum (levando a pasta inteira)…

M

Talvez o FATJAR te ajude. Ele faz uma espécie de ‘repack’ de todas as dependências da sua aplicação. O Eclipse Ganymede faz isso automaticamente, se você escolhe ‘Export’ -> ‘Runnable JAR File’.

Criado 2 de março de 2009
Ultima resposta 2 de mar. de 2009
Respostas 4
Participantes 3