Olá pessoal!
Estou enviando este post pois estava pensando em algumas coisas que encontramos em outras linguagens e que no Java há tímidos sinais.
A questão do gerenciador de conteúdo por exemplo é uma questão muito importante.
Apesar de termos algumas iniciativas como o jNuke, não vemos nada além disso e acredito que a contribuição do Java neste sentido pode ser realmente incrível.
Se pensarmos que apesar de toda a inciativa da comunidade Java pelo uso do Java no dia-a-dia das empresas, o próprio portal java utiliza o PHP como principal tecnologia para disponibilizar informações.
Talvez isso seja decorrente da falta de ferramentas com o mesmo nível de recursos que as encontradas em linguagens mais populares.
Aí vem o motivo deste post:
- Quais as características necessárias em um gerenciador de conteúdo desenvolvido em Java para que este seja superior aos já existentes no mercado?
Algumas opiniões vem à minha cabeça:
Tendo em vista que o Java seja uma tecnologia para aplicações utilizadas em médias e grandes corporações, acredito que a necessidade de torná-lo capaz de ser integrado à sistemas de ERPs é fundamental para seu sucesso.
Outra questão é o processamento.
Como teóricamente a aplicação seja voltada para grandes volumes de dados, a capacidade de distribuir o processamento em vários servidores é fundamental.
Esse tipo de recurso é capaz de oferecer escalonabilidade à empresa. Então se a quantidade de usuários aumentar, será possível distribuir a carga de processamento em novos servidores.
Não sei o que mais seria interessante neste sentido, mas acho bacana discutirmos esse tópico pois de repente poderíamos fomentar algo assim. Tenho interesse nesse projeto e poderíamos inclusivo colocá-lo em prática se o tema for bem discutido.