Gerenciador de Layout mais usado

Bom dia pessoal …

Que gerenciador de layout vocês costumam utilizar para
criação de aplicações (JFrame) através da API Swing ? Tipo, em uma telinha (JFrame) de cadastro

Rapaz essa pergunta ja rendeu comentarios aqui no GUJ :smiley: mais pra não perdemos viagem vou te dizendo se vc quer montar telas de cadastros sofisticadas com mais liberdade, se vc veio de programações como VB ou DELPHI use o layout [b]null/b] no qual voce pode posicionar seus objetos do jeito que vc quiser na tela, so que ssa solução pra quem não usa uma IDE RAD tipo NetBeans que eu uso,ou JBuilder ou Forte e meio complicado,agora eu particularmente uso layout do tipo BorderLayout e GridLayout com BoxLayout,colocando JFrames dentro de JFrames mais quando a Tela e complexa e eu to sem saco pra ficar colocando FRame dentro de Frame eu apelo pro null :lol: mais uma boa pedida !!!

PRA QUE USAR JANELAS SE EU POSSO VIVER SEM PAREDES !!!
SEJE LIVRE USE LINUX !!!

Legal … kra falando em netbeans … eu to usando o SUN ONE Studio 4 … animal … to gostando muito … acho que o código fica muito melhor organizado que o JBuilder 6, ele tem recursos tb para manipulação visual de Frames (o que o Eclipse nao tem) … por enquanto é a ferramenta que escolhi … a manipulação de layouts null nele é bem melhor q no JBuilder 6 tb

O problema de usar layout null eh que a aplicacao pode ter visuais diferentes quando rodar em plataformas diferentes. Por exemplo, o tamanho do botao no Windows pode ser diferente do tamanho do botao no Solaris ou Linux. Se voce fizer toda a apliaccao usando posicionamento x/y, pode acontecer de voce ter problemas de layout.
Por essa razao que os outros gerenciadores existem. Eles manipulam automaticamente as diferencas entre plataformas.

Rafael

Certo Rafael, eu estava por dentro disso … vc usa qual então ? suponha um frame de cadastros com vários JLabels e JTextFields …

Eu particulamento uso bastante o layout null em GUI"s complexas e testo meus sistemas em ambientes WINDOWS/LINUX/SOLARIS nunca tive problemas.

falow

Oi… Eu tava pesquisando no site da SUN um dia desses e vi esse tal de SUN ONE Studio 4, mas acho que baixei uma versão que não roda no meu SO… Vc poderia me dar o link direto de onde vc baixou o SUN ONE Studio 4?.. (Uso o Windows98SE)
Qual o tamanho dele e os requisitos do sistema?..

putz eu quase fiz o mesmo … qdo vc entra no site o primeiro link é a versão para UNIX (um arquivo com extensão .bin) … se vc descer a tela verá a versão windows (.exe com uns 113 MB eu acho) … não dá pra eu te passar o link de onde peguei pq tinha login tal … e vc vai ter que passar pelo login …

mas entra no site da sun:

1. www.sun.com.br, depois no link Download …
  2. aí clique SUN ONE 4 … faça o login … se vc ainda nao for registrado, registre-se …
  3. então vá para a tela de dowload e procure pelo arquivo correspondente ao Sistema Operacional que você usa (Windows)

Ah, ele é mais pesado que o Eclipse … eu baixei a versão Tryal Enterprise (60 dias) … existe uma versão que é a Community q é totalmente free … e é menor tb … mas não sei se é leve … eu rodo ele em um IBM NetVista processador Pentium 700 Mhz 256 MB de ram …

falow

Obrigado seu Torelli… Valeu mesmo…
Ah! Quer trocar seu IBM 700Mhz 256MB por um TOSHIBA Satellite AMD400MHz 160MB??? :lol:
Roda o ECLIPSE na boa… :stuck_out_tongue:

hehehe esse IBM não é meu … é da empresa … o meu é um AMD XP 1.6 … brinca hein … rs … mas sabe q o IBM 700 é mais ou menos igual … por causa da grife …

falow