Gerenciando mudança de telas com Swing

4 respostas
Getware

Olá,

Trabalho a algum tempo com Java para a Web, mas nunca criei uma aplicação Desktop completa pois sempre achei uma dificudade e ainda não entrei com um consenso, comigo mesmo, de como gerenciar a mudança de telas de uma aplicação com Swing. Eu vou ter que criar na unha um gerenciador de janelas para gerenciar qual tela vai ser apresentada a o usuário, qual vem depois, oq ele escreveu na tela anterior e etc?

Obrigado pela atenção,

4 Respostas

T

Você pode usar um framework MVC, como o TikeSwing. Quem já usou o Struts ou o JSF, onde há um arquivo de configuração que reflete o diagrama de navegação, pode se sentir confortável com um framework desses.

Getware

Opa,

Blza cara. Vou dar uma olhada nesse framework. Já baixei ele vem com uns exemplos vou dar uma olhada.

Obrigado,

Faiter_

Bom Rafael, não se entendi direito o que você quer, mas para trabalhar com java para desktop, você terá que construir as janelas no braço ou com auxilio de alguma IDE.

Para você mudar de uma janela para a outra você pode criar um evento em um botão… como por exemplo, vamos dizer que você tem uma classe java que contem uma interface para cadastrar clientes e que seu nome é JanelaCliente.

Você poderá criar um evento num botão (que nesse caso chamei de jbtCliente) da seguinte maneira:

jbtCliente.addActionListener(new ActionListener(){
			public void actionPerformed(ActionEvent e){
				JanelaCliente x = new JanelaCliente();
                                x.show();
			}
		});

Espero ter ajudado…

Um grande abraço

Getware

Olá,

Isso mesmo… eu usei o NetBeans para gerar as telas mais rapidamente, pois já fiz telas na unha e dá um trabalho gigantesco… então resolvi usar o NetB.

Fiz uma pequena aplicação com acesso a o BD gerando um relatório e etc… mas tudo numa tela só, pois quando pensei em fazer um esquema de mudança de telas vi que o negocio ia complicar… pq nao sabia como gerenciar essa mudança ou quem ia fazer isso. Perguntei a minha namorada que trabalha com J2ME dai ela me disse que não sabia mas que em J2ME tudo é na unha… dai eu desisti de colocar varias telas.

Obrigado,

Criado 23 de agosto de 2006
Ultima resposta 23 de ago. de 2006
Respostas 4
Participantes 3