Gerenciar dados com matrizes

3 respostas
Cloud223

Bom dia,
Srs.(a) alguem poderiar me da uma força/dicas nesse algoritmo, tenho uns 10 exercícios em matrizes, se alguem poder me ajudar com esse primeiro pra mim entender e poder solucionar os outros exercícios, agradeço.

82) Uma empresa possui diversos armazéns, e necessita de um programa para gerenciar dados de quais produtos estão em determinados armazéns. Os dados estão em uma tabela no formato abaixo:

Armazém 01 Armazém 02 Armazém 03 Arroz (saca) 500 200 250 Feijão (saca) 100 120 110 Melancia (unidade) 80 95 35

Além disso, a empresa possui o valor de cada produto, no formato abaixo:

Arroz Feijão Melancia Valor 150,00 70,00 2,50
Faça um programa que permita que o dono da empresa (o usuário) possa cadastrar produtos e armazéns. Ao final da leitura, apresente o armazém que possui mais itens do produto mais caro.

3 Respostas

Lenin666

E ae karinha, blz?!

Então, só para evitar respostas do tipo “Faça um search nos tópicos existentes”, “dá uma googlada” ou “não resolvemos problemas de faculdade”, vou te ajudar.

Faça uma classe com um método main.
Depois crie um array multi dimensional.
Depois pesquise sobre formatação do tipo Double.

Abs();

thiago.correa

Criando um array multidimenssional

Object[][] objetos = new Object[2][2];

Bom para varrer ele você deverá ter dois comandos de repetição aninhados, um irá percorrer as linhas (externo) e o outro as colunas (interno)
Dica, tente fazer um array, só com linhas, para você enteder o espírito da coisa, depois faça um com mais dimensões, qualquer dúvida é só perguntar!

marcelo.bellissimo

Eu acho que a idéia aí é trabalhar como se fosse um banco de dados… o que temos:

• Uma lista de armazéns; (um vetor, contendo o nome)
  • Uma lista de produtos; (uma matriz, contendo nome e valor)
  • Relacionamento entre Armazéns x Produtos. (uma matriz, relacionando armazem x produto)

Estou supondo que além dos armazéns, os produtos também podem ser adicionados dinamicamente, com seu nome e valor configuráveis… senão, fica mais fácil, basta uma matriz, pois você já sabe quantas linhas ela irá ter:
-Nome do Armazén
-Arroz
-Feijão
-Melancia

Acho que o mais chato, vai ser o comportamento dinâmico que você terá que fazer, ou seja, incluir itens no array… pois o problema é que, com arrays primitivos, o número de itens é fixo, indicado no momento que você declara a variável…

int[] numeros = new int[5];

Esse array comporta apenas 5 itens (indíces 0 ao 4)…
Voce vai ter que pesquisar um pouco pra descobrir maneiras de manipular os arrays, pro caso de inserir novos itens…

Depois desses exercícios você vai descobrir porque é bem mais fácil usar as facilidades das listas em Java… você vai se matar pra fazer um algoritmo apenas pra adicionar um item, enquanto numa lista, basta fazer um lista.add(objeto)… :mrgreen:

Criado 14 de abril de 2010
Ultima resposta 14 de abr. de 2010
Respostas 3
Participantes 4