Gerooooooonimo! - Geronimo 1.0 milestone build M1 released

15 respostas
kuchma

Como ninguem postou ainda… :smiley:

Geronimo 1.0 milestone build M1 released
http://www.theserverside.com/news/thread.tss?thread_id=25613

Marcio Kuchma

15 Respostas

Daniel_Quirino_Olive

Isso traz de volta a velha discussão: o geroooooooonimo vai ser capaz de abalar a supremacia do JBoss no mundo J2EE livre?

kuchma

Muito relativo isso… acho que vao haver defensores dos dois lados, e quando o Geronimo estiver em peh de igualdade com o JBoss em funcionalidades e estabilidade (agora temos apenas um primeiro release) teremos mais algumas questoes da categoria “perguntas recorrente” nos foruns de Java do mundo afora:

:arrow: E ai? Qual eh melhor: Geronimo ou JBoss?
:arrow: Qual eh mais “facil”?
:arrow: Estou comecando com J2EE - o que voces recomendam? Geronimo ou JBoss?

E entao no comeco a gente se degladia defendendo um ou outro em memoraveis flamewars, posteriormente passamos apenas a indicar um ou outro (“use o Eclipse”), depois dessa fase passamos a mandar pesquisar no forum pelas memoraveis threads em que o assunto ja foi debatido (hoje mesmo eu vi uma do caiofilipini sobre Swing e SWT ;)) e finalmente (quando o saco enche de vez) passamos a ignorar o assunto. :smiley:

Ah, dependendo do perfil da pessoal, nos dias de mau-humor existe um outro estagio: dar bronca em quem pergunta esse tipo de coisa sem pesquisar antes. :smiley:

Extrai esse texto do meu “Lifecycle de Temas Recorrentes em Foruns de Tecnologia” ™. Quem quiser pode obter sua copia via Amazon (ou TempoReal, que patrocina o GUJ).

Marcio Kuchma

pcalcado

O Geronimo, ate´onde eu acompanhei, está sendo muito bem feito, com algumas pessoas muito boas e umas idéias originais [ok, não conrcodo com todas, mas que são originais, são!].

Gosto muito do JBoss, ams acho qeu o JBoss Group [leia-se Fleury] está perdendo a linha. Muita gente do Geronimo era do JBoss, e esta historinha de mandar cartinha pro projeto foi muito ridícula de se ver…

Na verdade, como Tomcat e Jetty, Linux e FreeBSD, OpenOffice.org e KOffice, SIM e Kopete…acho que tem espaço pra todo mundo. Eu apsotaria umas fichas no Geronimo mais ainda por ser um projeto da Apache, e de lá não costumam sair coisas ruins.

[]s

cv1

Erhm, JetSpeed, alguem? :smiley:

Daniel_Quirino_Olive

Tapestry?
Struts?
Turbine?

pcalcado

Que tal:
Apache Server?
Ant?
Velocity?
Tomcat?
Xerces?
Axis?
Commons?
Cactus?

Porra, o Struts não é ruim, ele só poderia ser melhor.
:stuck_out_tongue:

[]s

smota

ehehe boa … o cara tinha dito “e de lá não costumam”, pode acontecer vez ou outra :wink:

Paulo_Silveira

fui ver, e tem trocentas coisas faltando ainda, como ejb-ql, nao tem suporte algum.

outra coisa, voces falaram que o geronimo tem ideias originais. quais? a principal parte, que eh o micro kernel, eh identico ao do jboss, baseado em jmx e com um xml a mais.

pcalcado

Oi, Paulo,

Bom, o projeto do Geronimo tem/teria coisas originais. Dificilmente você vai encontrar algo diferente do normal, porque o normal é seguir a especificação, não? “Original” aqui não é fugir do “nromal”, mas sim experimentar cosias novas para prover as funcionalidades. Algumas coisas você só vê se vasculhar o código,e comparar com outras implementações.

No wiki ou aquivocê pdoe ter uma visão legal da arquitetura [ok, documentação fraca, como todo OSS “Normal” em seus primeiros passos], mas de uma navegada pelo código.

Aliás, acabei de notar que o wiki mudou bastante desde a última vez que estive por ali… está mais concentrado em “como rodar o programa” ao invés de coisas sobre arquitetura, etc. Evolução?

[]s

Daniel_Quirino_Olive

Só uma coisa que me deixou com uma pulga atrás da orelha: por que o Gerooooooonimo usa o Jetty com Servlet Container, e não o Tomcat?

cv1

cv> james: just curious
cv> why geronimo uses jetty for its servlet container, and not tomcat?
james> tomcat sucks major ass
cv> good point.
james> :smiley:

Daniel_Quirino_Olive

Affff… [daniel correndo para remover o Tomcat da máquina]

pcalcado

/me chorando porque tem seis servidores em produção e uma porrada em desenvolvimento com tomcat…

Brincadeira, me amarro no gato. Nunca tive um problema com ele, ao contrário de uns AS comerciais que tive por aí…

Ah, tá. problema básico com ele é que as ferramentas exigem demais do adminsitrador,e os adminstiradores que conheço costumava usar IIS, logo…

plentz

“cv”:
cv> james: just curious
cv> why geronimo uses jetty for its servlet container, and not tomcat?
james> tomcat sucks major ass
cv> good point.
james> :D

1st question: quem é james?
2: qual a vantagem do tal do jetty?

Jailton

James Strachan: Geronimo commiter !!
As vantagens não saberia informar…mas, o Jan Barte que faz parte
do projeto do Jetty tb é participa do desenvolvimento do Geronimo!!

Criado 30 de abril de 2004
Ultima resposta 3 de mai. de 2004
Respostas 15
Participantes 8