Gestão da TI ou ADS?

Pessoal, bom dia!
Eu estou com uma dúvida sobre qual curso escolher com base em como o mercado absorve o profissional.

Eu conversei com um pessoal de Gestão da TI e alguns me disseram que sentiram dificuldades em se inserir no mercado devido à alta demanda de programadores, e não gestores.

Gostaria de saber se vale mais a pena fazer Gestão da TI e complementar a grade com cursos da Udemy,Alura,etc, ou se seguir em ADS seria uma opção melhor para conseguir emprego mais facilmente.

Obrigado desde já!

O curso de Gestão de T.I vai focar em: ADMINISTRAÇÃO, administração do ponto de vista tecnológico. Foco em metodologia, processos e boas praticas para gestão. Curso voltado pra formação de gerentes, supervisores etc… Até para o profissional programador etc… é um curso interessante se o mesmo já tem experiência na área operacional e quer ocupar um cargo de liderança. “É um curso pra quem deseja o primeiro emprego na área de T.I ?”, na minha humilde opinião opinião: Não, pois nenhuma empresa vai dar um emprego de gerente pra um cara que esta procurando a primeira experiência na área de tecnologia. Geralmente é um curso pra quem já esta na área e quer uma posição de liderança.

Curso de ADS é a formação de programadores e analistas, creio que pra quem procura um primeiro emprego é bem mais facil entrar como programador e ir avançando, porém tem que ver se você se identifica com programação, se não for o caso tem que ver outras área como redes etc…

2 curtidas

Olha só,me esclareceu muita coisa específica que não achei na Internet.
Obrigado mesmo. Um último detalhe: você acha que é viável entrar em GTI e ir trabalhando como programador à parte até juntar experiência o bastante para que o mercado me enxergue como um gestor capaz?

A internet é um oceano de possibilidades, porém, cuidado ao pesquisar certas coisas.
No meu entendimento: não é olhando o que o mercado absorve que você deve decidir, mas, olhando para o que você almeja.
Se o teu intuito é ir para a parte burocrática e administrativa, não pense muito, opte pelo GTI.
Se o objetivo é fazer a parte de desenvolvimento e análise, o ideal é ADS + udemy + alura + etc.
Além disso, nada impede de fazer um e, depois, pós no outro.

3 curtidas

Acho que vou seguir em GTI com cursos paralelos. Valeu os dois aí!

1 curtida

Mas lembrando aqui nos meus últimos 22 anos em tecnologia da informação quem eu vi assumir cargos de gestão e liderança 100% dos casos vieram vieram de funções operacionais tais como: técnico em informática, programador, adm de redes etc…

1 curtida

Aí você me quebra,né, cara. Eu vou tentar o GTI mesmo e esperar no tempo as vagas de Gestão,já que estágio para gestor tá impossível. Ou eu enloqueço e mudo pra ADS.

kkk, não precisa enlouquecer não. Apenas o que eu quis dizer são duas coisas: 1 - Tem coisa que é o tempo que vai maturando e as coisas vão se encaminhando. 2 - Quando estamos começando e isso eu estou falando de mim, muitas vezes a empolgação nos faz querer fazer varias coisas ao mesmo tempo, mas o importante é ter foco e pegar uma coisa de cada vez e se empenhar pra fazer o melhor possível dai quando concluirmos ai sim vamos pra outra etapa. Boa sorte na sua caminhada.

1 curtida

Boa sorte pra nós! Uma peça de cada vez.

1 curtida

ADS é mais interessante… tem se uma visão sobre desenvolvimento, homologação, testes e a parte de documentação… eu me formei em ADS e não me arrependi…
Fazia SI… parei no 5º semestre… achei que tinha umas matérias que fugiam do curriculo do curso tipo Sociologia… um saco…
Pense antes de decidir… pois envolve tempo e dedicação na faculdade.
Boa sorte.

Não fugia do currículo do curso, fugia do que você entendia que era o currículo do curso.
Eu sou bacharel em sistemas, tive sociologia, psicologia, linguagem oral e escrita, etc. Independente da visão distorcida de um ou outro professor, é interessante entender que cada disciplina tem uma razão de estar ali.

bem, de fato, se a pessoa quiser algo mais especifico e focar ns grade tecnológica, sim, mas de que adianta a pessoa fazer algo sem nem ter noçao do que está produzindo? Aí que entram disciplinas como Filosofia, Sociologia, etc, que a princípio podem parecer “inúteis”, mas fornecem base pra compreender o que é e o que tem sido a Computação na sociedade, a abrir seu pensamento mais do que uma visão de Gestor, Administrador ou Empreendedor - não
desmerecendo, pelo contrário- mas passar por essas disciplinas ajuda a ter visão holística da realidade, a ser crítico, a analisar mais do que a técnica pela técnica, etc. Muita gente pensa: “isso não dá dinheiro, pra que estudar isso”, mas é importante o saber- pensar, ou saber-porque das coisas, e não apenas o saber-fazer, mesmo que não de dinheiro imediato, ajuda na compreensão da realidade, incrementando no real valor que tem o conhecimento

1 curtida

Complementando: ninguém espera que uma pessoa que assistiu 18 aulas de sociologia e/ou psicologia saia da faculdade com aptidão para ser um sociólogo ou um psicólogo. Apenas visa clarear o entendimento da relação entre sociedade e tecnologia e indivíduo e tecnologia.