Alguem sabe de algum artigo que fala sobre Gestao de Projeto de Software Gestao de Projeto, sem ser o modelo PMBOK. de preferencia em portugues??
Outro modelo bastante aceito além do PMBOK é o Prince2:
Não sei se é o caso, mas vale a pena pesquisar sobre Scrum tb…
[]'s
vlw vou dar uma pesquisada sobre Prince2. mas
não seria um metodo ágil??
Cara pra gestão de projetos recomendo www.sebraemg.com.br
num sei se irá ajudar no seu caso…
blz
flw
t+
"
Olá, sobre o Borland Tempo, ele não é “comparável” ao MS Project, pois trabalham com visões diferentes, o Tempo é para gerencia de portfolio, existem gráficos e estatísticas mais ligadas ao conjunto de projetos gerenciados por um “gerentão” que olha todos os projetos, e não apenas 1 projeto como é o caso do Project…
É um software muito bom, mas exige um conhecimento maior sobre Governança em TI e demais teorias ligadas.
Escreví um artigo baseado em Scrum e RUP:
(MundoJava #26)
Este artigo é amado ou odiado… principalmente por conta disso:
"
"
Como eu disse, ou é amado ou é odiado.
OK… então me mostra essa falha forçada e me mostra a maneira certa. Eu mesmo escreví os artigos.
Sério? Engraçado o Ken Schwaber e o Jeff Sutherland que fundamentaram o Scrum não disseram momento algum que Gantt é necessário (muito pelo contrário). Scrum é um processo completo e bem descrito para gerenciamento de projetos. Em se tratar de software ele não precisa de outras coisas. Que lacuna? Quais são as partes do gerenciamento?
Project tem Scrum? Tem algum paper para indicar que não seja da M$?
[quote=marcosalex]
Mas até hoje não conheço uma ferramenta que gerencia todas as fases de um projeto. Sempre tem de apelar pra uma planílha eletrônica.[/quote]
Fases? Que fases? Para te falar a verdade eu só uso planilha eletrônica para gerenciar projetos. Ah! Uso um kanban também…
"
E você acha que isso é mais produtivo do que focar o Earned Value em software funcionando? O que você ganha com essa técnica que você descreveu?
Já lí, relí, trelí e até o momento o Scrum continua sendo completo para o gerenciamento de um projeto de software. Gerenciamento de projeto de software é mais simples e não exige PMBOK completo.
Não vou perder tempo baixando demos, principalmente de produtos Microsoft. Eu quero um case de sucesso de aplicação de Project para Scrum e métodos ágeis.
Isso são fases? Riscos o Scrum tem. Integração também. Cronograma também. Recursos e custos também (é só deixar a equipe fixa). Escopo têm. Qualidade e controle também. WBS não… não tem… pelo menos não da maneira que o PMBOK diz. Como você faz uma WBS para projetos de software? O que você ganha com isso?
"