Gestão de Risco de Projetos

Olá.
Alguém poderia citar exemplos de risco que poderiam ocorrer em um projeto de software?
Thanks a ajuda!

Bom dia!!

São vários os riscos inerentes nesse processo, tais como:

1º) Falta de Planejamento adequado.
2º) Erros na fase de coleta de informações.
3º) Atraso em algum módulo do projeto, afetando o cronograma estabelecido inicialmente.
4º) Falta de comunicação entre os membros do projeto.
5º) Erros na fase de testes, sendo necessário manutenção em módulos já entregues(gerando atrasos).
6º) Patrocínio do projeto.

Destacando que um planejamento adequado já diminui bastante a possibilidade desses riscos ocorrerem.

Estes são apenas alguns dos riscos identificados durante um projeto de software, mais exemplos podem ser encontrados no PMBOOK, guia de gestão de projetos.

Att.

Deve-se levar em consideração também a possibilidade de troca do pessoal da equipe ou ainda o afastamento (por acidente) de alguns dos colaboradores.
Já vi casos, até mesmo na minha equipe, em que contavamos com um profissional muito bem qualificado e do dia pra noite ele abandonou o projeto.
Detalhe que ele estava com uma das partes vitais do projeto. Então fomos obrigados a replanejar e obviamente, o projeto atrasou.

Mas como o ManoJava falou, o foco principal é um bom planejamento.
Quando você faz um planejamento bem pensado, já auxilia no controle dos riscos.

A FGV possui um livro usando em seu MBA de Gerenciamento de Projetos que chama-se: Gerenciamento de Riscos em Projetos. Salvo engano, custa em torno de R$ 30,00 ou menos e traz muita informação útil sobre como abordar e tratar os riscos. Não é específico para a área de software, mas já ajuda a ampliar a visão.

Dependendo do tipo de projeto riscos diferentes podem ocorrer. Claro que tem os que são comuns a todos os tipos mas existem muitos fatores que influenciam.
Ex: Ciclo de vida adotado;
Metodologia de desenvolvimento;
Equipes geograficamente distantes;
etc etc.

Riscos não são apenas coisas negativas como as citadas acima. Entenda risco como tudo o que não está no planejamento normal e que pode ocorrer durante um projeto.
Coisas como uma entrega prevista para 20 dias foi concluída (100%) em 12 dias. Os custos foram menores, pois a empresa trocou o fornecedor de papel, mantendo a qualidade, nenhum recurso se atrasou ou faltou durante a semana.
Coisas que afetam o projeto positivamente também são riscos.

Pessoal estou fazendo um curso online sobre engenharia de softaware e gostaria de verificar com os analistas ai do forum se alguem pode me ajudar a responder as seguintes questões:

1. Apresente dois exemplos de projetos de desenvolvimento de software que seriam adequados à prototipação. Cite duas aplicações que apresentariam dificuldade quanto a serem representadas por protótipos.

2. O desenvolvimento de sistemas desenvolvidos e utilizados no mundo real apresenta um conjunto de riscos. Relacione categorias de riscos que devem ser consideradas quando são usados sistemas para atividades comerciais, pessoais e governamentais.

Se alguem puder ajudar agradeço, porque fiquei com algumas duvidas.

Pessoal estou fazendo um curso online sobre gerencia de projeto de softaware e gostaria de verificar com os analistas ai do forum se alguem pode me ajudar a responder as seguintes questões:

1. Apresente dois exemplos de projetos de desenvolvimento de software que seriam adequados à prototipação. Cite duas aplicações que apresentariam dificuldade quanto a serem representadas por protótipos.

2. O desenvolvimento de sistemas desenvolvidos e utilizados no mundo real apresenta um conjunto de riscos. Relacione categorias de riscos que devem ser consideradas quando são usados sistemas para atividades comerciais, pessoais e governamentais.

Se alguem puder ajudar agradeço, porque fiquei com algumas duvidas.