Eu comecei a estudar JAVA esse semestre na facul, mas não sei NADA de JAVA. Antes dele, estudei (também na facul) C. Tá, eu sei que isso não ajuda muito, mas pelo menos é um básico.
Enfim, eu não consigo entender esses “get” e “set”… alguém pode me ajudar? Explicar o que são eles, onde eu uso, como… de preferência com exemplos pra fixar o assunto e o mais rápido possível, por favor, pois tenho prova disso amanhã e nem sei como funciona ainda!!
gets e sets são métodos capturadores e configuradores (respectivamente) que você pode adicionar em suas classes para capturar e configurar suas variáveis de instância, por exemplo:
Os Método get e set geralmente são usados para poder ter aceso as variaivéis privadas de uma classe aonde ai entra o conceito de encpsulamento no qual é o de que somente a classe pode visualizar suas vairavéis assim escondendo elas de seus objetos
publicclassExemplo{// variavél privada somente a classe tem acessoprivateintvariavel;// Metódo get usado para retornar o valor da variavélpublicintgetVariavel(){returnvariavel;}// Metódo set usado para setar um valor a variavélpublicvoidsetVariavel(intoutraVariarvel){variavel=outraVariarvel;}}
bravox
Calvin
Mais uma explicação:
…
Com os metodos get’s e set’s você centraliza qualquer tipo de operação referente aos seus atributos em um método só.
Exemplo (imagine a seguinte situação):
Você vai desenvolver um software que em diversas partes dele, ou em diversos formulários podem inserir Cpf’s no banco de dados e obrigatoriamente eles tem que ser validados.
Você vai colocar as validações sobre o número do Cpf toda vez que tiver um formulário desse tipo? NÃO!!!
Você irá colocar a validação do cpf uma única vez no metodo setCpf(String cpfASerInserido), logo toda vez que chamar o método já está automáticamente validando o cpf.
E com isso você começa a ter inumeras facilidades, além de encapsulamento de dados fazer, obrigatoriamente, parte do seu programa Orientado a Objeto independente da linguagem utilizada.
L
lavh
O último post do Paulo fala um pouco sobre isso! Vale a pena dar uma olhada
Lendo esse posto do Paulo vc vai conseguir dar uma resposta que seu professor vai ficar de boca aberta! hehehe
Rulldra
Bom… eu entendi um pouco… mas preciso de uma explicação mais específica, sei lá. Palavras de quem eu posso confiar que REALMENTE sabe do assunto. Não estou desprezando as explicações de vcs, e aliás Muito obrigado!
Mas ao ler os artigos do André Breves (“Prazer, Java!”), Guilherme Silveira e Paulo Silveira (“O que é JAVA”) e do Rafael Steil (“Hello, World - Seu primeiro programa em Java!”), eu eu consegui entender perfeitamente os assuntos abordados devido ao modo de falar, como se fossem professores, mesmo! Alguém pode me dar mais uma mãozinha? Talvez com mais algumas explicações e exemplos eu consiga entender…
Valeu!
Rulldra
Opa, postei antes de ver o post de cima. Vou dar uma olhada.