Glassfish e Tomcat

Pessoal, me desculpe se esse não é o local correto de postagem desse assunto, que é basicamente sobre servidores de aplicação, mas fiquei na dúvida e acabei postando aqui mesmo.

Entendo que servidor de aplicação pode ser GlassFish e TomCat correto? Entendo que um Servlet Container pode ser o próprio TomCat, num caso em que eu queira rodar uma aplicação JSP num servidor qualquer correto?

Eu estava lendo a respeito de alguns cursos dentro do site da IBM, e me deparei com o seguinte comentário:

The minimum infrastructure requirements for developing with RichFaces are:
Java? SE 6
A Servlet 2.5 container
A minimally current browser, such as Firefox 3.5 or Internet Explorer 7 or above
For my development and testing, I used JDK 7, Apache Tomcat 7.0.22, and GlassFish 3.1.1. The browsers I used were Firefox 7.0.1 and Internet Explorer 8.

O que não entendi foi o seguinte:
Porque um Servlet container se o sujeito já está utilizando o GlassFish e o TomCat?
Porque o TomCat se já está utilizando o GlassFish, e vice-versa?

O sujeito simplesmente possui redundâncias de aplicações para realização de testes ou existe alguma razão específica?

1 Abraço,

airmigjr

airmigjr,

Eu acho melhor você ler isso aqui: http://www.guj.com.br/java/187554-servlet-container-web-container-e-web-server

Porque o Glassfish é um servidor de aplicações e o Tomcat é um servidor web.

A diferença crucial é que você pode instalar aplicações externas ao seu Glassfish, coisa que não dá pra fazer com o Tomcat. Se quiser, pode instalar o Jetty no Glassfish. Ele é “a mesma coisa” que o Tomcat, um web server.

O Tomcat em si é só um servidor web e ponto. Ele é a aplicação a ser instalada no Glassfish.
No Tomcat você só instala os seus .war e acredito que nada mais.