Eu, um fã incondicional do KDE, fiquei muito animado com essa versão. Ainda não troco meu KDE pelo Gnome, mas que essa versão nova ficou muito animal, ficou sim!
Pois é, eu também sou fã incondicional do kde(desktop pessoal), mas uso o gnome em outras máquinas. Realmente é um ótimo desktop. Venho sempre acompanhando sua evolução. Essa está demais mesmo. A FGnome está criando um ecossistema bem legal.
Rodrigo, o ubuntu usa o unity que é um plugin do compiz, e ele roda no gnome 3.x. Pra ter essa interface precisa instalar o gnome-shell no ubuntu. Ou baixar uma distro que já tem ele como padrão como o fedora, ubuntu-gnome, opensuse, etc…
O debian já suporta o gnome 3 tem um certo tempo.[/quote]
hmm… pelos screenshots ficaram muito bons. talvez eu até já o tenha usado nos novos computadores com debian 7 na faculdade e nem tenha percebido kkkk. eu tive um breve contato com linux, depois mudei totalmente. agora estou em .net =D
Rodrigo, o ubuntu usa o unity que é um plugin do compiz, e ele roda no gnome 3.x. Pra ter essa interface precisa instalar o gnome-shell no ubuntu. Ou baixar uma distro que já tem ele como padrão como o fedora, ubuntu-gnome, opensuse, etc…[/quote]
Eu sei que essa pergunta pode parecer bem estúpida, mas lá vai:
Eu sou um usuário bem iniciante em Linux, e até agora só usei o Ubuntu mesmo, eu gostaria de testar essa interface, e provavelmente seria melhor pra mim o ubuntu-gnome de começo, tem alguma coisa que eu preciso saber ao fazer essa troca? alguma diferença entre os 2? se o shell de um é diferente do do outro e etc?
Rodrigo, o ubuntu usa o unity que é um plugin do compiz, e ele roda no gnome 3.x. Pra ter essa interface precisa instalar o gnome-shell no ubuntu. Ou baixar uma distro que já tem ele como padrão como o fedora, ubuntu-gnome, opensuse, etc…[/quote]
Eu sei que essa pergunta pode parecer bem estúpida, mas lá vai:
Eu sou um usuário bem iniciante em Linux, e até agora só usei o Ubuntu mesmo, eu gostaria de testar essa interface, e provavelmente seria melhor pra mim o ubuntu-gnome de começo, tem alguma coisa que eu preciso saber ao fazer essa troca? alguma diferença entre os 2? se o shell de um é diferente do do outro e etc?[/quote]
Sobre o shell, eles são bem diferentes. O Unity não é bem um shell, tá mais para plugin mesmo.
O gnome shell é escrito em javascript e css. A gnome fundation criou o mutter(compositor gráfico) e um motor de javascript baseado no mozilla para poder parsear o javascript e desenhar no mutter o seu programa. Isso quer dizer que você pode mudar toda essa interface da maneira que quiser sem ter que compilar uma linha de código. É só mudar e reiniciar o shell.
Para ter uma boa experiência com o gnome recomendo o ubuntu-gnome ou mesmo o fedora 19(muito estável). Todos são muito fáceis de se instalar.
Da para instalar o gnome shell no ubuntu convencional: sudo apt-get install gnome-shell e posteriormente escolher na inicialização quem vai tomar conta do sistema.
Uma coisa relacionada com termos - Linux ou seja GNU Linux é um kernel e não um sistema. O certo é chamar o ubuntu de “ubuntu os”.
[quote=juliocbq]Sobre o shell, eles são bem diferentes. O Unity não é bem um shell, tá mais para plugin mesmo.
O gnome shell é escrito em javascript e css. A gnome fundation criou o mutter(compositor gráfico) e um motor de javascript baseado no mozilla para poder parsear o javascript e desenhar no mutter o seu programa. Isso quer dizer que você pode mudar toda essa interface da maneira que quiser sem ter que compilar uma linha de código. É só mudar e reiniciar o shell.
Para ter uma boa experiência com o gnome recomendo o ubuntu-gnome ou mesmo o fedora 19(muito estável). Todos são muito fáceis de se instalar.
Da para instalar o gnome shell no ubuntu convencional: sudo apt-get install gnome-shell e posteriormente escolher na inicialização quem vai tomar conta do sistema.
Uma coisa relacionada com termos - Linux ou seja GNU Linux é um kernel e não um sistema. O certo é chamar o ubuntu de “ubuntu os”.[/quote]
Opa, foi mal Mas vou fazer isso que você disse, vou de ubuntu-gnome e testar essa interface nova.
Já estou usando ele,o design tá muito moderno (até porque to acostumado com o xfce4 que é bem pobrezinho de efeitos…)a tela de bloqueio de subir e descer lembra muito
o android(a tela de notificações)pena que durante o dia usando deu uma travada que tive que reiniciar o pc (porque meu pc não é dos melhores também) …
[quote=Slow17]Já estou usando ele,o design tá muito moderno (até porque to acostumado com o xfce4 que é bem pobrezinho de efeitos…)a tela de bloqueio de subir e descer lembra muito
o android(a tela de notificações)pena que durante o dia usando deu uma travada que tive que reiniciar o pc (porque meu pc não é dos melhores também) …
[/quote]
É porque as distribuições ainda não estão prontas para ele. As primeiras a terem compatibilidade são Fedora e Opensuse.
[quote=juliocbq][quote=Slow17]Já estou usando ele,o design tá muito moderno (até porque to acostumado com o xfce4 que é bem pobrezinho de efeitos…)a tela de bloqueio de subir e descer lembra muito
[/quote]
É porque as distribuições ainda não estão prontas para ele. As primeiras a terem compatibilidade são Fedora e Opensuse.[/quote]
No caso,estou usando ele desde domingo e tive problemas apenas quando ele sobrecarrega muito(aconteu muito enquanto eu abria eclipse + amarok + chrome + SQLWorkbench ),porém ele não trava de vez,ele dá umas congeladas na hora de trocar de tela ou area de trabalho.
Uma aplicação que ele trava totalmente aqui é o cheese… porém pretendo continuar usando ele,estou usando o ubuntu 13.4 com gnome…
[quote=Slow17][quote=juliocbq][quote=Slow17]Já estou usando ele,o design tá muito moderno (até porque to acostumado com o xfce4 que é bem pobrezinho de efeitos…)a tela de bloqueio de subir e descer lembra muito
[/quote]
É porque as distribuições ainda não estão prontas para ele. As primeiras a terem compatibilidade são Fedora e Opensuse.[/quote]
No caso,estou usando ele desde domingo e tive problemas apenas quando ele sobrecarrega muito(aconteu muito enquanto eu abria eclipse + amarok + chrome + SQLWorkbench ),porém ele não trava de vez,ele dá umas congeladas na hora de trocar de tela ou area de trabalho.
Uma aplicação que ele trava totalmente aqui é o cheese… porém pretendo continuar usando ele,estou usando o ubuntu 13.4 com gnome… [/quote]
o ubuntu 13.04 ainda não está preparado para rodar o gnome 3.10. Tem muitas bibliotecas diferentes. Espera o fedora ou o opensuse.
[quote=juliocbq][quote=Slow17][quote=juliocbq][quote=Slow17]Já estou usando ele,o design tá muito moderno (até porque to acostumado com o xfce4 que é bem pobrezinho de efeitos…)a tela de bloqueio de subir e descer lembra muito
[/quote]
Uma aplicação que ele trava totalmente aqui é o cheese… porém pretendo continuar usando ele,estou usando o ubuntu 13.4 com gnome… [/quote]
o ubuntu 13.04 ainda não está preparado para rodar o gnome 3.10. Tem muitas bibliotecas diferentes. Espera o fedora ou o opensuse.[/quote]
Bom saber disso,na verdade os problemas não são nada graves,e o cheese eu nem uso,queria usar apenas para testar uma web cam,vou continuar usando ele
Porque eu fiquei admirado com a beleza dele,os desenvolvedores estão de parabens…