GNOME 3 é liberado

[quote=OneSr][quote=BlN]Instalar o gnome 3 é facil,

primeiro tem que adicionar o no repositório.

sudo deb http://ppa.launchpad.net/ricotz/staging/ubuntu maverick main
sudo apt-get update
sudo apt-get install gnome-shell
gnome-shell --replace

E pronto ele está instalado.

mais ai é por conta e risco, eu não curti muito ta meio estranho, acho que é questão de costume![/quote]

Desculpe a pergunta, mas eu instalando a versão 3 do Gnome no Ubuntu 10.10 ele substitui a anterior ?, ou aparecem as duas versões na hora do login para escolher ?, é que nunca utilizei ou melhor atualizei para uma versão recente do Gnome ou qualquer outro aplicativo de ambiente, só por via das dúvidas vou testar no ambiente virtual quando chegar em casa. Vlw ! [/quote]

Você vai poder escolher ambos.
Não vai substituir não(eu acho), mas será um ambiente que não te dará nenhum suporte. O app center do ubuntu não estará diponível lá.

[quote=Luiz Aguiar]Tomara que essa reescrita tenha dado um ar de novo mesmo pro Gnome, tava precisando e o projeto merecia.

Usei gnome do 1.2 até a série 2.x, depois migrei pra KDE ainda na 3.x. Sempre achei o gnome com muitos problemas técnicos (as distros passam apurado com as primeira versões 2.x dele), visualmente e em termos de usabilidade, ergonomia, sempre o achei uns 10 anos atrasados em relação ao KDE e Mac OS X, alias o KDE sempre teve uma pegada de a gente não copia o OS X, apenas faz igual rs, o que não necessariamente é ruim.

Vou dar uma olhada no gnome 3, tomara que tenha ficado bom mesmo, pelas telas no site oficial eu achei bem feio rs

[]s

PS: lembrando que como é algo que involve parte tecnica, mas tbm visual, então tem muito de gosto pessoal nas opiniões, vamos conviver com a opinião de cada um. [/quote]

Olha, eu já achei bonito pra caramba quando executando em uma máquina com uma placa de vídeo pertinente. A melhor parte é que o gtk sofreu uma refatoração muito grande para poder acompanhar essas linguagens mais modernas.

Hoje existe uma linguagem que foi criada justamente para desenvolver softwares usando GObjects, que se chama Vala.

Ela é uma linguagem baseada na c#. Quam sabe c# já sai escrevendo muito com ela. E o melhor de tudo, não precisa de máquina virtual. O compilador gera código c e depois compila para assembly. Achei muito bem planejado(Uma linguagem moderna e de alto nível com o desempenho e vantagens de assembly nativo).

Um ex:

[code]class Sample : Object {
void greeting () {
stdout.printf (“Hello World\n”);
}

static void main (string[] args) {
var sample = new Sample ();
sample.greeting();
}
}[/code]

http://live.gnome.org/Vala

Debian, alguém??

hj saiu uma matéria no guia do hardware, eles mencionam oq foi dito pelo juliocbq, existe a opção de livecd para fedora e opensuse, inclusive há um link, e que sua máquina precisa de um poder de processamento nos ‘padrões atuais’

Eu ainda estou com um pé atrás de instalar no Ubunto 10.10 aqui an empresa, eu vou esperar sair um update oficial para isso.

Mas vou tentar instalar em casa.

Alguém ai já testou e achou legal?

[quote=Marky.Vasconcelos]Eu ainda estou com um pé atrás de instalar no Ubunto 10.10 aqui an empresa, eu vou esperar sair um update oficial para isso.

Mas vou tentar instalar em casa.

Alguém ai já testou e achou legal?[/quote]

Eu testei ontem a noite na minha casa e achei muito bom. É bem diferente e leva um tempo pra acostumar.

Então bora arriscar a usar o Gnome 3 FDS :stuck_out_tongue:

[quote=juliocbq][quote=Marky.Vasconcelos]Eu ainda estou com um pé atrás de instalar no Ubunto 10.10 aqui an empresa, eu vou esperar sair um update oficial para isso.

Mas vou tentar instalar em casa.

Alguém ai já testou e achou legal?[/quote]

Eu testei ontem a noite na minha casa e achei muito bom. É bem diferente e leva um tempo pra acostumar.[/quote]
o pessoal aqui quer testar tb, tem 2 seres aqui que curtem ubuntu+gnome, eles devem instalar assim que criarem coragem hehe, vou comentar com eles q vc conseguiu usar com sucesso, talvez os anime

juliocbq,
utilizou o ubuntu ou o live do fedora, que atualmente parece o mais estável com o novo gnome

ahh
Eu li um pouco( muito pouco) sobre o gnome3 e vi que o mesmo não possui o minimizar e o maximizar, como fica isso para o usuário final?
e o java desktop?

Eu vou deixar pra testar depois que sair a versão 11.04 e testar nela. Acredito que a chance de não ter dor de cabeça vai ser menor. hehehe
Ainda não testei o Unity, geralmente espero sair a versão final do Ubuntu pra atualizar, mas quando eu usava o Mandriva já mapeava direto o repositório de desenvolvimento (cooker) pra estar sempre atualizado.

Acho que a gente vai ficando velho, fica mais conservador… :oops:

eu instalei e só bati cabeça, ficou agradavel mais uma porcaria lenta =) (Pelo menos a minha instalação)

[quote=Two_]juliocbq,
utilizou o ubuntu ou o live do fedora, que atualmente parece o mais estável com o novo gnome[/quote]

Utilizei somente a imagem com o fedora. É um live cd. Não dá para instalar no pc. É sómente para demonstração mesmo.
Não dá para dizer também o quanto é estável.

[quote=marcosalex]Eu vou deixar pra testar depois que sair a versão 11.04 e testar nela. Acredito que a chance de não ter dor de cabeça vai ser menor. hehehe
Ainda não testei o Unity, geralmente espero sair a versão final do Ubuntu pra atualizar, mas quando eu usava o Mandriva já mapeava direto o repositório de desenvolvimento (cooker) pra estar sempre atualizado.

Acho que a gente vai ficando velho, fica mais conservador… :oops: [/quote]

Com o ubuntu eu parei de dar update no repositório backport. Já quebrei o sistema várias vezes com esses updates. Também vai ser difícil eu sair do kde para usar o gnome.

Executa ele assim que funciona:

#!/bin/bash
export UBUNTU_MENUPROXY=0
/camino_eclipse/eclipse

A equipe do KDE disse que a proxima release (acho que 4.4.2) terá o codenome “Congrats”, em parabenização ao projeto Gnome.
=)

Executa ele assim que funciona:

#!/bin/bash export UBUNTU_MENUPROXY=0 /camino_eclipse/eclipse [/quote]

Vou testar chegando em casa.
Obrigado.

A vantagem do gnome é que eu consigo ter varios ambientes graficos numa mesma distribuições, ou essa seria uma vantagem do ubuntu?

[quote=Luiz Aguiar]A equipe do KDE disse que a proxima release (acho que 4.4.2) terá o codenome “Congrats”, em parabenização ao projeto Gnome.
=)

[/quote]
o kde 4.4.2 se chama colibri
a proxima versão já é a versão atual hehe, é o kde 4.6.2

Executa ele assim que funciona:

#!/bin/bash export UBUNTU_MENUPROXY=0 /camino_eclipse/eclipse [/quote]

Vou testar chegando em casa.
Obrigado.

A vantagem do gnome é que eu consigo ter varios ambientes graficos numa mesma distribuições, ou essa seria uma vantagem do ubuntu?[/quote]

Essa é a vantagem de qualquer sistema com kernel aberto. Eu poderia usar o KDE e o Gnome na mesma distribuição, seja ubuntu ou qualquer outra.
O bom do ubuntu é o suporte. Com o app center você fica sossegado. O chamado “ecossistema” te supre com aplicações de qualidade. Isso que é o mais importante em uma distrinuição na minha opinião.

[quote=juliocbq][quote=marcosalex]Eu vou deixar pra testar depois que sair a versão 11.04 e testar nela. Acredito que a chance de não ter dor de cabeça vai ser menor. hehehe
Ainda não testei o Unity, geralmente espero sair a versão final do Ubuntu pra atualizar, mas quando eu usava o Mandriva já mapeava direto o repositório de desenvolvimento (cooker) pra estar sempre atualizado.

Acho que a gente vai ficando velho, fica mais conservador… :oops: [/quote]

Com o ubuntu eu parei de dar update no repositório backport. Já quebrei o sistema várias vezes com esses updates. Também vai ser difícil eu sair do kde para usar o gnome.[/quote]

Ei Julio, tu ta usando o ubuntu com kde? Ou o kubuntu? ou outro?

Na minha época de OpenSUSE, usava o KDE, acha ele bem bacana, depois passei pro ubuntu e acabei me acostumando como gnome, mas dizem que o kde 4.x + ta bem legal, acho que no proximo update do ubuntu, eu vou fazer um fresh install e colocar o kde pra ver como esta.