GNOME 3 é liberado

[quote=fredferrao][quote=juliocbq][quote=marcosalex]Eu vou deixar pra testar depois que sair a versão 11.04 e testar nela. Acredito que a chance de não ter dor de cabeça vai ser menor. hehehe
Ainda não testei o Unity, geralmente espero sair a versão final do Ubuntu pra atualizar, mas quando eu usava o Mandriva já mapeava direto o repositório de desenvolvimento (cooker) pra estar sempre atualizado.

Acho que a gente vai ficando velho, fica mais conservador… :oops: [/quote]

Com o ubuntu eu parei de dar update no repositório backport. Já quebrei o sistema várias vezes com esses updates. Também vai ser difícil eu sair do kde para usar o gnome.[/quote]

Ei Julio, tu ta usando o ubuntu com kde? Ou o kubuntu? ou outro?

Na minha época de OpenSUSE, usava o KDE, acha ele bem bacana, depois passei pro ubuntu e acabei me acostumando como gnome, mas dizem que o kde 4.x + ta bem legal, acho que no proximo update do ubuntu, eu vou fazer um fresh install e colocar o kde pra ver como esta.[/quote]

O kubuntu com o kde 4.5.1. Usei o gnome por muito tempo e passei a usar o kde depois de ficar estável na versão 4.4.x. O 4.5 tá bem leve e consome muito pouca memória para a quantidade de recursos gráficos que o desktop possui.

Não tive coragem de atualizar para o 4.6.x ainda, vou esperar a release da canonical.

[quote=juliocbq]

O kubuntu com o kde 4.5.1. Usei o gnome por muito tempo e passei a usar o kde depois de ficar estável na versão 4.4.x. O 4.5 tá bem leve e consome muito pouca memória para a quantidade de recursos gráficos que o desktop possui.

Não tive coragem de atualizar para o 4.6.x ainda, vou esperar a release da canonical.[/quote]

Humm, legal, com certeza para o 11.04, vou instalar o kubuntu, to vendo umas ss, e o bixo ta muito bonito.

saiu a noticia do release: http://www.kubuntu.org/news/kde-sc-4.6.2

eu uso slackware current com kde 4.6.1 por minha consta e risco, ja que versão current oficial está com kde 4.5.5, as diferenças visíveis são pequenas mas satisfatórias

falando novamente em gnome, acho estou curioso pra ver oq mudou, vi hj que no repositorio do archlinux ja possui pacotes para o gnome 3.0.0 e kde 4.6.2, quem se habilita?

Cara eu achei muito legal o GNOME3,

instalei no meu ubuntu 10.10, até ficou legal, mas algumas coisas que eu vi em vídeos parecem não estar ativadas ou sei lá,
dae fiquei meio frustrado, talvez tenha baixado uma versão não final.

tem outra forma de instalar também, mas comigo não rolou muito bem

apt-get install gnome-shell
gnome-shell --replace
//se for um placa intel graphics e pode aparecer uma tela branca então execute
export GNOME_SHELL_DISABLE_TFP=1

Também na hora que fui habilitar os recursos gráficos, tinha uma mensagem que o Mutter já estava habilitado.

Talvez seja melhor esperar um pouco.

quem quiser conhecer mais do gnome3
http://hardlinkware.blogspot.com/2011/04/gnome-30-ate-que-enfim.html

Não ficou muito funcional tirar a barra de atividades…
Imagina… pra trocar de janela com o mouse, tem que ir até no canto pra depois aparecer as janelas pra depois clicar…
aff!

[quote=maykoone]Cara eu achei muito legal o GNOME3,

instalei no meu ubuntu 10.10, até ficou legal, mas algumas coisas que eu vi em vídeos parecem não estar ativadas ou sei lá,
dae fiquei meio frustrado, talvez tenha baixado uma versão não final.

tem outra forma de instalar também, mas comigo não rolou muito bem

apt-get install gnome-shell
gnome-shell --replace
//se for um placa intel graphics e pode aparecer uma tela branca então execute
export GNOME_SHELL_DISABLE_TFP=1

Também na hora que fui habilitar os recursos gráficos, tinha uma mensagem que o Mutter já estava habilitado.

Talvez seja melhor esperar um pouco.

quem quiser conhecer mais do gnome3
http://hardlinkware.blogspot.com/2011/04/gnome-30-ate-que-enfim.html

Cara, o gnome-Shell não e o gnome3.

[/quote]

[quote=juliocbq][quote=maykoone]Cara eu achei muito legal o GNOME3,

instalei no meu ubuntu 10.10, até ficou legal, mas algumas coisas que eu vi em vídeos parecem não estar ativadas ou sei lá,
dae fiquei meio frustrado, talvez tenha baixado uma versão não final.

tem outra forma de instalar também, mas comigo não rolou muito bem

apt-get install gnome-shell
gnome-shell --replace
//se for um placa intel graphics e pode aparecer uma tela branca então execute
export GNOME_SHELL_DISABLE_TFP=1

Também na hora que fui habilitar os recursos gráficos, tinha uma mensagem que o Mutter já estava habilitado.

Talvez seja melhor esperar um pouco.

quem quiser conhecer mais do gnome3
http://hardlinkware.blogspot.com/2011/04/gnome-30-ate-que-enfim.html

Cara, o gnome-Shell não e o gnome3.

[/quote][/quote]

elizeu@osiris:~$ sudo gnome-shell --replace
    JS ERROR: !!!   Unhandled type int32 releasing GArgument
    JS ERROR: !!!   Unhandled type int32 releasing GArgument
    JS ERROR: !!!   Unhandled type int32 releasing GArgument
    JS ERROR: !!!   Unhandled type int32 releasing GArgument
    JS ERROR: !!!   Unhandled type int32 releasing GArgument
    JS ERROR: !!!   Unhandled type int32 releasing GArgument
    JS ERROR: !!!   Unhandled type int32 releasing GArgument
    JS ERROR: !!!   Unhandled type int32 releasing GArgument
    JS ERROR: !!!   Unhandled type int32 releasing GArgument
    JS ERROR: !!!   Unhandled type int32 releasing GArgument
    JS ERROR: !!!   Unhandled type int32 releasing GArgument
    JS ERROR: !!!   Unhandled type int32 releasing GArgument
    JS ERROR: !!!   Unhandled type int32 releasing GArgument
    JS ERROR: !!!   Unhandled type int32 releasing GArgument
    JS ERROR: !!!   Unhandled type int32 releasing GArgument
    JS ERROR: !!!   Unhandled type int32 releasing GArgument
      JS LOG: GNOME Shell started at Mon Apr 11 2011 05:37:30 GMT-0300 (BRT)
Bug no gerenciador de janelas: Unexpected X error: BadWindow (invalid Window parameter) serial 1674 error_code 3 request_code 148 minor_code 1)
Shell killed with signal 6
elizeu@osiris:~$ ** Message: Could not connect to session manager: Could not get owner of name 'org.gnome.SessionManager': no such name

** (gnome-panel:19697): WARNING **: Could not connect to session manager: Could not get owner of name 'org.gnome.SessionManager': no such name

aqui ta péssimo. tudfo bagunçado… como desfazer?

Hrere, toh tao acostumado com o g2 que não gostei “nadica de nada”

tente sincornizar com o repositorio, ao verificar q vc usa algum pacote com versão maior q a do repositorio, o apt-get vai sugerir a versao oficial, dai vc faz o downgrade

$ sudo apt-get update
$ sudo apt-get upgrade
$ sudo apt-get dist-upgrade

flw, t+

eu mudei de gnome para kde depois que tentei atualizar para a versão 3, muito pesada e chei de erros (pelo menos no ubuntu 10.10).

full falhas sim, porem isso ai não é o gnome 3! ta extremamente parecida com a versão 2.9 que vem no fedora 15a.

reiniciei o pc e voltou para o G2 (UFA!!!).

Nenhuma distribuição suporta o gnome 3 ainda. Isso quer dizer que não existem drivers para nenhuma delas. O live cd foi criado justamente para isso e somente para fazer um test drive.

Se você instalar o gnome shell no gnome 2.x é claro que não vai ter a experiência de rodar o mesmo no gnome 3. Não confundam gnome-shell(um aplicativo) com gerenciadores de janela(gnome, kde, xwin etc…)

[quote=juliocbq]Nenhuma distribuição suporta o gnome 3 ainda. Isso quer dizer que não existem drivers para nenhuma delas. O live cd foi criado justamente para isso e somente para fazer um test drive.

Se você instalar o gnome shell no gnome 2.x é claro que não vai ter a experiência de rodar o mesmo no gnome 3. Não confundam gnome-shell(um aplicativo) com gerenciadores de janela(gnome, kde, xwin etc…)[/quote]

isso esclarece muita coisa… vamos aguardar ubuntu 10.10 ou fedora 15 pra saber.

vou esperar uma versão mais oficial.
essa do ppa parece não é a última, e o ubuntu 10.10 não receberá mais atualizações pelo que andei lendo.
ou seja se quiser instalar a mais recente para ubuntu somente no 11.04.
outra coisa ninguém ainda confirmou que o ubunty 11.04 será realmente o Unity parece que eles estão achando que não esta instável.

http://www.noticiaslinux.com.br/nl1302302256.html

Abraço

juliocbq, da uma olhada nesses pacortes:

archlinux > packages > gnome
slackware > current > gnome slack build

essas são distribuições que eu estou mais habituado, e pra ambas existem versões não-oficiais, estão em fases de testes porém já disponiveis, mas será q elas estariam assim tao problemáticas?

juliocbq, da uma olhada nesses pacortes:

archlinux > packages > gnome
slackware > current > gnome slack build

essas são distribuições que eu estou mais habituado, e pra ambas existem versões não-oficiais, estão em fases de testes porém já disponiveis, mas será q elas estariam assim tao problemáticas?[/quote]

Não sei até que ponto é estável. As empresas que suportam o gnome devem estar trabalhando duro nesse momento para ajustar os módulos do seu kernel para o 3.0.

Não tem problema instalar não, até porque ele vai ficar em paralelo com o seu outro desktop. Qualquer coisa você remove. Mas problemático deve ser sim. (Típico de software linux prelançado).

Espero que a mudança não seja tão drástica quanto a que teve a um tempo atrás do KDE, tanto que atualmente só uso Gnome.

é mais ainda, as mudanças no gnome 2 <-> 3 são maiores que no kde 3 <-> 4

mas td é uma questão de adaptação, com o tempo as pessoas se habituam a essa nova proposta, ou não, hahaha caso ñ aconteça então as coisas voltam, por meio do propio projeto gnome ou por meio de terceiros, afinal customização de desktop no linux tem aos montes

outro gerenciador q tem conceitos mto diferentes, q eu usei a um bom tempo, foi o enlightenment, na época, era um parto pra se instalar e configurar, mas depois, roda mto bem, demorou alguns dias pra me habituar, mas deu td certo hehe, eu recomendo, até pq hj deve estar td mais fácil e mais evoluído, a ultima atualização é de 02/2011

flw, t+

é mais ainda, as mudanças no gnome 2 <-> 3 são maiores que no kde 3 <-> 4

mas td é uma questão de adaptação, com o tempo as pessoas se habituam a essa nova proposta, ou não, hahaha caso ñ aconteça então as coisas voltam, por meio do propio projeto gnome ou por meio de terceiros, afinal customização de desktop no linux tem aos montes

outro gerenciador q tem conceitos mto diferentes, q eu usei a um bom tempo, foi o enlightenment, na época, era um parto pra se instalar e configurar, mas depois, roda mto bem, demorou alguns dias pra me habituar, mas deu td certo hehe, eu recomendo, até pq hj deve estar td mais fácil e mais evoluído, a ultima atualização é de 02/2011

flw, t+[/quote]

O enlightenment não é gerenciador de janelas. É um shell que roda em cima do gnome. Semelhante ao gnome-shell. (Pelo menos na época que eu usava era (uns 15 anos atras))