GNOME 3 é liberado

Finalmente a nova versão do GNOME foi liberada.

Ela foi totalmente refeita:
Conta com um sistema de notificações melhor;
Um modo mais facil de organizar as telas;
Troca mais facil entre aplicativos;
Um novo FileManager;

E mais um monte de coisas, vale a pena conferir.

Veja mais no site oficial: http://www.gnome3.org/

Graças a Deus ^^
Alguem já testou?

Hum, interessante,
acho que estava na hora de uma renovação mesmo.
Do jeito que tá invadindo o mercado, é bom criar um conjunto gráfico-usual melhor :smiley:

Legal. Espero que dê pra customizar igual a versão anterior.

[]'s

Vou esperar o próximo Ubuntu para me aventurar com ele…

Me parece que o Ubuntu vai deixar de usar Gnome pra usar apenas o Unity. Pelo que ví nos vídeos, alguns não carregaram, os dois estão muito parecidos. Curioso. Pelo que me lembro, troquei o Gnome pelo KDE no trabalho por que não dava pra usar dois monitores… Vou testar nesse.

Unity eh ruinzinho pra caramba, pra netbook ate funciona mas pra desktops eu prefiro mesmo o gnome.

Estranho sempre consegui usar dois monitores com o ubuntu no gnome. Vai mesmo ter o Unity por padrão. Vou ter que instalar o gnome 3. :P. Espero que não demore a colocarem no repositório.

Unity eh ruinzinho pra caramba, pra netbook ate funciona mas pra desktops eu prefiro mesmo o gnome.[/quote]

Eu não diria que é ruinzinho, diria que é…bem…diferente. :smiley:

Pra falar a verdade, ainda estou me acostumando com ele, mas é certo que o Unity ainda precisa de algumas ( ou muitas ) melhorias. Talvez essas melhorias venham já no Ubuntu 11.04, saberemos em 21 dias.

opa ja vo procura um tutorial pra instala no meu ubuntu 10.10

Eu cheguei a instalar o Unity no meu notebook, mais o eclipse não se deu muito bem com o menu global. Nem corri mais atras pra saber se esse bug já foi corrigido, vou esperar a versão 11.04 do Ubuntu pra ver se já vem corrigido esse bug, isso é se esse bug for mesmo do Unity, pode ser do eclipse também, mais ai também não sei dizer.

É eu também estou afim de encontrar um tutorial de como instalar o Gnome 3 no ubuntu 10.10 para testar, estou no trabalho mas já estou ansioso pelo ubuntu 11.04 e as novas organizações em relação a usabilidade, bom dia a todos os Guj’s :roll:

Ele não vai deixar o Gnome, vai deixar é o Gnome-shell, que está para o gnome assim como o kwin está para o KDE.

E a versão do Gnome que vai vir no Ubuntu 11.04 é a 2.32 mesmo, porque o 3 só terminou agora, não deu tempo de entrar na distribuição. Nada impede que na próxima versão do Ubuntu eles adotem o Gnome 3, com ou sem o Unity junto.

De qualquer forma, é só ir no repositório do Ubuntu e substittuir o Unity, assim como qualquer outra aplicação ou biblioteca que não goste, da mesma forma como todas as outras distribuições.

cara eu achei esses comandos mais não testei (to no trampo)

sudo add-apt-repository ppa:ubuntu-desktop/gnome3-builds
sudo apt-get update
sudo apt-get install gnome3-session 

source : http://jorgeduraes.blogspot.com/2011/01/instale-o-gnome-3-no-ubuntu-1010.html

Instalar o gnome 3 é facil,

primeiro tem que adicionar o no repositório.

sudo deb http://ppa.launchpad.net/ricotz/staging/ubuntu maverick main
sudo apt-get update
sudo apt-get install gnome-shell
gnome-shell --replace

E pronto ele está instalado.

mais ai é por conta e risco, eu não curti muito ta meio estranho, acho que é questão de costume!

ótima noticia. estou utilizando o KDE mais sou fã do gnome. fedora 15 ira vir com ele!

O gnome 3 não deve ser instalado em máquinas de produção sem que uma distribuição não dê suporte aos repositórios do mesmo.

  1. Não existe um repositório pronto em nenhuma distribuição porque ele foi oficialmente anunciado ontem as 5 da tarde(eu fiz contagem regressiva para baixar)

  2. Só estão disponíveis imagens para live cds.

  3. Precisa de boa (muito boa) aceleração de hardware. No meu virtualbox só roda o desktop comum.

Vamos precisar esperar as distribuições começarem a suportá-lo para poder usar. Eu até acredito que a canonical consiga para o 11.04.

Quanto ao uso, ele ficou bem simples e bonito mesmo, mas entre o fedora e o ubuntu eu prefiro o segundo(mesmo sem o gnome 3).

Tomara que essa reescrita tenha dado um ar de novo mesmo pro Gnome, tava precisando e o projeto merecia.

Usei gnome do 1.2 até a série 2.x, depois migrei pra KDE ainda na 3.x. Sempre achei o gnome com muitos problemas técnicos (as distros passam apurado com as primeira versões 2.x dele), visualmente e em termos de usabilidade, ergonomia, sempre o achei uns 10 anos atrasados em relação ao KDE e Mac OS X, alias o KDE sempre teve uma pegada de a gente não copia o OS X, apenas faz igual rs, o que não necessariamente é ruim.

Vou dar uma olhada no gnome 3, tomara que tenha ficado bom mesmo, pelas telas no site oficial eu achei bem feio rs

[]s

PS: lembrando que como é algo que involve parte tecnica, mas tbm visual, então tem muito de gosto pessoal nas opiniões, vamos conviver com a opinião de cada um.

[quote=BlN]Instalar o gnome 3 é facil,

primeiro tem que adicionar o no repositório.

sudo deb http://ppa.launchpad.net/ricotz/staging/ubuntu maverick main
sudo apt-get update
sudo apt-get install gnome-shell
gnome-shell --replace

E pronto ele está instalado.

mais ai é por conta e risco, eu não curti muito ta meio estranho, acho que é questão de costume![/quote]

Desculpe a pergunta, mas eu instalando a versão 3 do Gnome no Ubuntu 10.10 ele substitui a anterior ?, ou aparecem as duas versões na hora do login para escolher ?, é que nunca utilizei ou melhor atualizei para uma versão recente do Gnome ou qualquer outro aplicativo de ambiente, só por via das dúvidas vou testar no ambiente virtual quando chegar em casa. Vlw !

[quote=juliocbq]O gnome 3 não deve ser instalado em máquinas de produção sem que uma distribuição não dê suporte aos repositórios do mesmo.

  1. Não existe um repositório pronto em nenhuma distribuição porque ele foi oficialmente anunciado ontem as 5 da tarde(eu fiz contagem regressiva para baixar)

  2. Só estão disponíveis imagens para live cds.

  3. Precisa de boa (muito boa) aceleração de hardware. No meu virtualbox só roda o desktop comum.

Vamos precisar esperar as distribuições começarem a suportá-lo para poder usar. Eu até acredito que a canonical consiga para o 11.04.

Quanto ao uso, ele ficou bem simples e bonito mesmo, mas entre o fedora e o ubuntu eu prefiro o segundo(mesmo sem o gnome 3). [/quote]

Oh puxa !
Já que não vai funcionar pensei que o 10.10 já iria dar para testar, bom o negócio é rezar para a canonical colocar suporte na 11.04 :slight_smile: