Google AppEngine: second-level cache com JPA

7 respostas
sergiolopes

Oi pessoal!

Alguém aí usando o AppEngine com JPA conseguiu fazer o second-level cache funcionar?
Andei lendo por aí mas tá difícil (a documentação é terrível).

Estou usando o GAE 1.3.3.1 com datanucleus-cache-1.1.1. Configurei o persistence.xml com o cache usando javax.cache, coloquei Serializable nas entidades, mas toda vez que chamo um merge, acabo com uma:

Caused by: java.lang.IllegalArgumentException: can't accept class org.datanucleus.identity.IdentityReference as a memcache entity
	at com.google.appengine.api.memcache.MemcacheSerialization.serialize(MemcacheSerialization.java:262)
   	at com.google.appengine.api.memcache.MemcacheSerialization.makePbKey(MemcacheSerialization.java:199)
   	at com.google.appengine.api.memcache.MemcacheServiceImpl.get(MemcacheServiceImpl.java:234)
   	at com.google.appengine.api.memcache.stdimpl.GCache.remove(GCache.java:174)
   	at org.datanucleus.cache.javaxcache.JavaxCacheLevel2Cache.evict(JavaxCacheLevel2Cache.java:192)
   	at org.datanucleus.ObjectManagerImpl.performLevel2CacheUpdateAtCommit(ObjectManagerImpl.java:2982)
   	at org.datanucleus.ObjectManagerImpl.preCommit(ObjectManagerImpl.java:2925)
   	at org.datanucleus.TransactionImpl.internalPreCommit(TransactionImpl.java:369)
   	at org.datanucleus.TransactionImpl.commit(TransactionImpl.java:256)
   	at org.datanucleus.jpa.EntityTransactionImpl.commit(EntityTransactionImpl.java:104)

Alguma ideia? Alguém está usando o cache de segundo nível com JPA no GAE?

PS. Estou pensando seriamente em não usar mais JPA e partir pro objectify ou twig… muita dor de cabeça esse datanucleus

Valeu

7 Respostas

ralphsilver

Bom,

eu já utilizei o EhCache para fazer second-level no Hibernate EntityManager … você quer que eu poste o código para você dar uma olhada? não tive nenhum problema com ele.

sergiolopes

Oi ralphsilver!

Também estou acostumado a esse tipo de ambiente e a usar o Ehcache sem problemas em uma aplicação normal. Valeu a ajuda.

O problema lá é que o AppEngine faz tudo diferente :slight_smile:
A implementação de JPA é deles, a forma de fazer caching é deles… tudo meio esquisito… e a documentação bem falha.

[]'s

Edufa

Sergio Lopes:
Oi pessoal!

PS. Estou pensando seriamente em não usar mais JPA e partir pro objectify ou twig… muita dor de cabeça esse datanucleus

Olá Sergio, já pensei nisso, mas não me aprofundei. Imagino que estas outras solução sejam específicas para o AppEngine certo? Ou seja fico amarrado ao google se quiser/precisar mudar para o cloud da amazon, por exemplo, terei de refazer muitas coisas. É isso ou to viajando?

Não que seja um grande falha, mas é só para eu ter isso em mente se eu mudar como persistir.

[]s

sergiolopes

Edufa:
Olá Sergio, já pensei nisso, mas não me aprofundei. Imagino que estas outras solução sejam específicas para o AppEngine certo? Ou seja fico amarrado ao google se quiser/precisar mudar para o cloud da amazon, por exemplo, terei de refazer muitas coisas. É isso ou to viajando?

Não que seja um grande falha, mas é só para eu ter isso em mente se eu mudar como persistir.

Oi Edufa!

Realmente se voce não usar JPA/JDO terá depois mais trabalho pra migrar. Teoricamente. O pessoal que argumenta a favor desses frameworks alternativos para persistência no GAE diz que a JPA lá é tão esquisita que acaba não abstraindo todos os detalhes da camada de baixo do Datastore. Ou seja, vira e mexe, mesmo com JPA, você acaba fazendo código que só funciona no GAE por causa das limitações do ambiente (isso é verdade, passo direto por isso). Então, no fundo, a JPA que você escreve no GAE não é tão portável assim e você teria que reescrever boa parte das coisas quando mudar de estrutura.

No fim, o argumento desses outros frameworks é que se você vai reescrever mesmo, então ao invés de usar JPA/JDO no GAE que são cheios de detalhes e complicações, use um framework mais simples como Objectify ou Twig. O SimpleDS, um outro famoso também, funciona até fora do GAE.

Mas claro que sempre é boa prática encapsular tudo isso nos DAOs e não deixar vazar esses detalhes. Assim conseguimos trocar depois sem problemas.

PS. achei um link bom sobre frameworks alternativos de persistência no GAE (to lendo ainda mas parece bom):
http://borglin.net/gwt-project/?page_id=604

[]'s

Luca

Olá

Não sei se ajuda

Saiu hoje no TSS http://www.theserverside.com/discussions/thread.tss?thread_id=60093

SimpleDS

Cache

How to use cache with SimpleDS:

SimpleDS includes a Level 1 and Level 2 cache that will be used for classes annotated with @Cacheable.

When retrieving cacheable classes:

Check the Level 1 cache.
If no match is found, check the Level 2 cache.
If none matches, the datastore will be queried and the retrieved data will be published on both caches.
The cache will work with any single or batch get(), cleared with delete() and updated with put().

[]s
Luca

sergiolopes

Nossa acabei de responder pra ele na lista do google-appengine :slight_smile:
Perguntei se o SimpleDS tem query cache também além do cache de entidades que ele fala nesse link. Senão não me ajuda muito

PS. Na prática, hoje, to fazendo cache de tudo na mão colocando e invalidando o memcache. Mas é muito trabalhoso, por isso queria uma solução “mágica”. O pessoal do Datanucleus diz que tem um cache de 2o nível mas não consigo fazê-lo funcionar. E o pessoal de lá não foi muito simpático quando perguntei como fazer funcionar

Valeu, Luca!

E

Sergio, Corrigi o problema. veja http://www.jpox.org/servlet/jira/browse/NUCCORE-539

Agora basta esperar que google atualize seu framework

Criado 4 de maio de 2010
Ultima resposta 2 de jun. de 2010
Respostas 7
Participantes 5