http://idgnow.uol.com.br/AdPortalv5/adCmsDocumentShow.aspx?DocumentID=135948&ChannelID=2000002 :shock:
Google domina o mundo
5 Respostas
http://www.google.com.br/press/pressrel/akwan.html
Não conhecia a empresa.
Olá
Googlando…
Na área de recuperação de informações já sabíamos que na UFMG nasceu também o projeto família miner. O conceito, que gerou o software família miner, foi desenvolvido por Victor Fernando Ribeiro em sua dissertação de mestrado com orientacao do professor Nivio Ziviani em fevereiro de 98. Lançada no mercado naquele mesmo mes, a Familia Miner alcançou em pouco tempo 3 mil consultas por dia. Seus criadores expandiram o empreendimento a partir do sucesso do lançamento. Em abril de 99, novos sócios foram agregados e criou-se a Miner Technology Group. A empresa foi vendida em junho de 99 para o grupo Abril/Folha de SP/UOL, e hoje é o principal mecanismo de busca do Brasil On Line (BOL).
Da turma do Miner Technology Group, sairam os responsáveis pela Akwan Information Technologies. Esta empresa foi criada objetivando promover e assistir, técnica e financeiramente novos negócios na área de TI, particularmente às relacionadas com a Web. Para isto possui estreita colaboração com o Departamento de Ciência de Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Conselho de Diretores
* Guilherme Emrich, Presidente
* Angelo Fares Menhem
* Flávio M. L. Campos
* Luiz Marcos Brescia
Conselho Administrativo
* Ivan Moura Campos, Diretor Presidente
* Marcus U. Regueira, Diretor Financeiro
* Berthier Ribeiro-Neto, Coordenador de Tecnología
Conselho de Tecnología
* Alberto Henrique Frade Laender
* Gaston Gonnet
* Nivio Ziviani
* Ricardo Baeza-Yates
Equipe Técnica
* Altigran Soares da Silva
* Edleno Silva de Moura
* Eveline Alonso Veloso
* Gonzalo Navarro
* Paulo Braz Golgher
* Robson Braga Araujo
* Rodrigo Barra de Almeida
O coordenador de tecnologia Berthier A. Ribeiro-Neto é um dos autores do livro Modern Information Retrieval
[]s
Luca
E o Rodrigo da equipe técnica é professor da Puc Minas, curso de Ssitemas de Informação… foi meu professor semestre passado.
:shock:
Assisti a uma palestra do Nivio esse ano, em que ele falou sobre information retrieval (estou aproveitando as férias para ler o livro agora) e sobre as iniciativas da UFMG de aumentar essa integração entre a universidade e o mercado, no caso através da Akwan. Ele contou que basicamente as pessoas fazem doutorado na UFMG e se forem bem são contratadas pela Akwan.
BH, aqui avou eu! :lol:
Mas essa compra não deve ter sido muito boa pra UFMG, pois o que ele mencionou também foi que através do Miner eles tinham como obter dados reais e ver na prática se as teorias pesquisadas funcionavam. Não sei como vai ficar isso agora com o Google e sua ultra política de privacidade.
eles vao criar outra empresa… já que eles tem todo o conhecimento pra fazer isso… ((;