Google e Fundacao jQuery abandonam suporte ao IE 8 e ver. anteriores. Ateh que enfim!

12 respostas
B

Desde quando comecei a mexer com web, sempre enxerguei o IE como a ovelha negra da internet. A tentativa da Microsoft de querer dominar a internet a um tempo atras teve um efeito inversos do esperado. O navegador da empresa do “Bill” amarga o status de assombração dos desenvolvedores web e ateh a versao 8 de pior navegador da internet, porem a falta de informação do usuário comum faz ainda seja largamente utilizado.
Eu como desenvolvedor faço um site comum pra funcionar no Firefox, Chrome, Opera e Safari, e depois de tudo bonitinho começo a lançar um monte de gambiarras pra fazer o dito cujo funcionar no IE 8 e no 7, o 6 eu simplesmente ignoro. Parece que isso esta chegando ao fim neh?
No evento que teve em Porto Alegre, o BrazilJs, no qual compareci, percebi que se havia algo ruim pra falar dos navegadores, o IE levava a culpa predominantemente, e nao a toa, mas realmente fez por merecer durante tantos anos no mercado a fama que tem hoje.
Foi la que fiquei sabendo pela boca do próprio fundador e criador do jQuery, que a partir da versão 2.1 a biblioteca jQuery não dará mais suporte ao IE 6,7 e 8. Ah EEE!!! Ate que enfim!!! Que alegria, mas só eles? Não! A gigante Google tambem vai parar de lascar gambiarras no seus sistemas por causa do IE 8 e anteriores e falou isso em nota oficial, eu pelo menos também tomei uma “silenciosa” atitude quanto a isso, sistema pra usuario comum da web, agora só com suporte a partir do IE9. Seria um tiro no pe? Ignorancia da minha parte? Nao, apenas a minha condicao de desenvolvedor e nao estou sozinho nisso, sei disso, e quero que isso seja respeitado. Se a Microsoft negligenciou no IE 8, 7 e 6 normas simples dos padroes W3C, porque eu tenho que resolver esse problema pra eles? Respeito o usuario, este nao tem culpa da zica que ta utilizando pra navegar, mas todo sistema pelo que entendo possuem requerimentos minimos de funcionamento, as versao do IE pra mim agora entra nesses requisitos. Salvo sistemas corporativos, onde empresas nao podem atualizar seus navegadores por motivos diversos, no restante não vou tocar gambiarra aqui e acola pra agradar a Gregos e Troianos.
Um site que tenho na web deixo isso bem claro na parte visual, quer ver beleza? Quer coisinha moderna? Modernize-se também. Use um navegador decente.
Lembrando ainda que a Microsoft faz isso ha muito tempo com seus usuários. Varias vezes baixei programas escritos em .Net e me deparo com algo do tipo, vc precisa atualizar o Framework pra versão X pra utilizar esse programa, ou atualizo o framework .Net ou fico chupando os dedos. O pior caso eh o MSN, que a Microsoft simplesmente bloqueiam o acesso ao mensageiro porque “a minha versão do Msn Messenger esta desatualizada”. Então penso também que reciprocidade eh isso!
O que vcs como desenvolvedores fazem com relação ao IE 8 e versões anteriores?

12 Respostas

M

Beto Sagaz
Vc me poupou um monte de digitação! Concordo contigo!
Acredito que a concorrência seja excelente. O problema é quando alguém tenta distorcer um produto, padrão ou tecnologia sem colocar algo melhor no lugar.
Será que a MS tentou fazer isso com uma linguagem anos atrás?

B

mspereira:
Beto Sagaz
Vc me poupou um monte de digitação! Concordo contigo!
Acredito que a concorrência seja excelente. O problema é quando alguém tenta distorcer um produto, padrão ou tecnologia sem colocar algo melhor no lugar.
Será que a MS tentou fazer isso com uma linguagem anos atrás?

Sobre “Será que a MS tentou fazer isso com uma linguagem anos atrás?” nao entendi a que ponto da mensagem vc se refere.

asandrob

Fui testar meu “projetinho” no IE8, e olha só a mensagem:

UI Layout Initialization Warning
The layout-container “DIV/#layout” has no height
Therefore the layout 0-height and hence ‘invisible’!

Será um preságio???

Rodrigo_Sasaki

é… que atire a primeira pedra quem nunca teve que escrever uma IExceção em um .css ou .js

M

A MS e a Sun tinham um acordo para a MS implementar um Java específico para Windows.
Porém a MS começou a “personalizar” demais o Java através do J++, retirando partes das especificações da Sun e colocando outras de propriedade sua.
Conclusão: linguagens incompatíveis e rompimento da parceria. O J++ está agonizando até hoje na forma de J#.

onjacktallcuca

Acho que já passou da hora da MS abrir as perninhas, e começar a seguir cooperativamente pelos padrões adotados…

B

Estava vasculhando o suporte do IE em relacao aos padroes web e achei esse link: http://samples.msdn.microsoft.com/ietestcenter/
Apesar de ser um pouco antiga (pois compara o IE10 com Firefox 12, Chrome 19, etc), essa nova versao do IE parece que entrou nos trilhos.
Se a tabela condiz com a realidade ai eh outra historia, porque lembro que quando lançou o IE 9(foi em março de 2011 e o Firefox 4 um pouco depois) havia uma espectativa de maior suporte a HTML5 e CSS3 do que nos outros navegadores, isso o que eu imaginava.
Havia tambem um documento oficial da Microsoft que cheguei a consultar e dizia que o IE9 era o que mais dava suporte aos padroes web, e na pratica deixou a desejar, pelo menos no quesito CSS3 que foi o que realmente fiz testes.
Nesse blog tem algumas comparações com relação ao suporte REAL do IE9 http://people.mozilla.com/~prouget/ie9/
Apesar da tabela do IE10 ser cheia de pontuaçoes positivas, ainda sim to meio cauteloso quanto a realidade, seria bom se a Microsoft dessa vez se “abrisse” totalmente pros padroes da web.

Fellipex

Trabalho numa empresa de desenvolvimento web , e inúmeras vezes perdi meu tempo para corrigir problemas de layout , as vezes até mesmo validações o IE conseguia deixar elas bugarem. Apesar da empresa ja ter um padrão de desenvolvimento de jsp, vira e mexe da erros de layout , como campos quebrando, borda errada, enfim várias coisas. Fora também que não gosto nenhum um pouco do modo do depurador do IE, o firebug da de 10 a 0 naquela coisa. E o pior de tudo muitos usuários ainda utilizam versões do tipo IE7 , IE8, e no fim das contas na hora de testar sempre tem que funcionar no IE , é quase um requísito básico pelo número de clientes que se recusam a usar outro navegador e dai acabamos tendo que fazer funcionar no IE. Espero que resolvam brevemente esses problemas de compatibilidades e essas pog que sustentam a estrutura do IE, pois como desenvolvedor realmente não gosto nenhum pouco dele.

J

O que me preocupa são as inumeras empresas que ainda trabalham com Windows XP e nesse o máximo que roda é o IE 8 (pelo que sei o 9 não roda… não sei se tem algum hack)!
Nestas empresas costuma ter muita coisa integrada ao windows, ao AD… coisas que dificilmente funcionam em outros navegadores ou precisam de hacks!
Tem também a questão dos ActiveX… tem muito produto que depende de ActiveX, depende de IE e para rodar no XP tem de ser o 8…
O usuário por comodismo costuma usar somente o IE mesmo tendo outro navegador instalado!

Agora ou essas empresas migram logo pro windows 7 ou 8… ou a Microsoft vai dar um jeito de instalar o 9 no XP (não sei se tem algum hack como falei)… ou o usuário vai ser obrigado a conviver com os 2 navegadores (isso é complicado, pois tudo que envolve processo de usuário é o mais dificil).

Onde eu quero chegar:
No final pode sobrar de ter que continuar dando suporte no IE 8 e pior, sem o Jquery (ou continuar com versão antiga abrindo mão de inovações)!

W

Nao vejo isso como uma coisa boa.

Nao porque eu gosto do IE e sim porque IE mesmo as versoes antigas eh amplamente usado e quando por exemplo jquery nao da mais suporte para essas versoes, significa apenas uma coisa, que os proprios desenvolvedores vao ter que ter lidar com a bomba para fazer seus sites funcionarem em diversas versoes de um browser.

//Daniel

B

jmmenezes:
O que me preocupa são as inumeras empresas que ainda trabalham com Windows XP e nesse o máximo que roda é o IE 8 (pelo que sei o 9 não roda… não sei se tem algum hack)!
Nestas empresas costuma ter muita coisa integrada ao windows, ao AD… coisas que dificilmente funcionam em outros navegadores ou precisam de hacks!
Tem também a questão dos ActiveX… tem muito produto que depende de ActiveX, depende de IE e para rodar no XP tem de ser o 8…
O usuário por comodismo costuma usar somente o IE mesmo tendo outro navegador instalado!

Agora ou essas empresas migram logo pro windows 7 ou 8… ou a Microsoft vai dar um jeito de instalar o 9 no XP (não sei se tem algum hack como falei)… ou o usuário vai ser obrigado a conviver com os 2 navegadores (isso é complicado, pois tudo que envolve processo de usuário é o mais dificil).

Onde eu quero chegar:
No final pode sobrar de ter que continuar dando suporte no IE 8 e pior, sem o Jquery (ou continuar com versão antiga abrindo mão de inovações)!

jmmenezes, condordo com vc na questao de muitos sistemas corporativos funcionarem somente no IE. Mas acho que isso ainda vai acontecer por muito tempo ainda, tem o Cobol com mais de 50 anos que eh usado ateh hj.
Porem um fato eh certo, hoje quem usa XP com IE8 ja deve reconhecer que seu sistema esta ultrapassado e nao atende mais os requisitos de um usuario comum da web, a manutencao vai ficar cada vez mais dificil, os profissionais cada vez mais raros, e o sistema cada vez mais fechado as redes corporativas.
Sempre vai ter aquela empresa que usa aquele sistema que soh funciona naquele navegador zumbi que ja devia ter morrido ha muito tempo. O bom eh que quem desenvolve pra web toda e naum apenas pra um grupo fechado de usuários, vai sair ganhando com as restrições do jQuery e do Google, e tantas outras ainda.

Agora sobre “No final pode sobrar de ter que continuar dando suporte no IE 8 e pior, sem o Jquery (ou continuar com versão antiga abrindo mão de inovações)!”, as empresas que ainda querem ficar com o XP e IE8 não tao ligando muito pra inovação.

ManoJava

Boa tarde!!

Um otimo exemplo é a função column-counter do css3 que divide o texto em colunas tipo jornal, é suportado no firefox, opera, chrome, porém não no IE,
nesse caso ainda existe um plugin do JQuery que faz isso, mas achei bem chato ter q importar um plugin, criar uma function, apenas pra fazer rodar tambem
no IE, enquanto que nos outros apenas no style já resolve.

Att.

Criado 17 de setembro de 2012
Ultima resposta 19 de set. de 2012
Respostas 12
Participantes 9