Gostaria da Opinião de Todos

Boa noite,

Eu gostaria da opinião de vocês sobre uma questão:

Eu sou formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, ja faz uns dois anos, e desde que eu me formei que não estou mais estudando programação, nem em cursos nem como autodedata, atualmente, eu trabalho com Corel Draw em uma mini gráfica, eu tenho vontade de continuar estudando programação, tudo que aprendi na faculdade, mas uma " voz " na minha cabeça me fala: " por que você vai continuar estudando uma coisa que não te via servir pra nada ? você nem trabalha na área em que se formou ? "

Então eu fico na dúvida se devo continuar os estudos ou não, mesmo que eu não chegue a trabalhar na área, eu deveria continuar os estudos ? Eu fiz essa faculdade por que gosto de programação, e gosto de estudar programação, porém, estou em um grande empasse.

Qual a opinião de vocês ? por favor, será de grande ajuda. :slight_smile:

[quote=wampactimus]Boa noite,

Eu gostaria da opinião de vocês sobre uma questão:

Eu sou formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, ja faz uns dois anos, e desde que eu me formei que não estou mais estudando programação, nem em cursos nem como autodedata, atualmente, eu trabalho com Corel Draw em uma mini gráfica, eu tenho vontade de continuar estudando programação, tudo que aprendi na faculdade, mas uma " voz " na minha cabeça me fala: " por que você vai continuar estudando uma coisa que não te via servir pra nada ? você nem trabalha na área em que se formou ? "

Então eu fico na dúvida se devo continuar os estudos ou não, mesmo que eu não chegue a trabalhar na área, eu deveria continuar os estudos ? Eu fiz essa faculdade por que gosto de programação, e gosto de estudar programação, porém, estou em um grande empasse.

Qual a opinião de vocês ? por favor, será de grande ajuda. :slight_smile: [/quote]
Se for sua vontade sim. Escolhe alguma tecnologia com bastante oportunidade como Java ou .NET, faz um curso pra se atualizar e pegar contatos, depois pegue projetos freelance junto com outra pessoa mais experiente, e quando tiver seguro entre para o mercado.

Javaflex, e se for apenas por hobby ? estudar e criar programas, por hobby ? oque vc acha ?

A sua idéia de pegar trabalhos como freelancer é uma boa idéia, vou pensar sobre isso ^^

Acho que continuar aprendendo, seja lá o que for, é sempre uma opção válida.

Como você disse que gosta da área, mas não atua como desenvolvedor, você pode continuar estudando como um hobby, assim se um dia realmente quiser seguir carreira nessa área, pelo menos não ficou totalmente parado.

Té mais.

Se você não for continuar estudando, você vai fazer o que?

Você toca violino? Então abandona tudo isso da área de ti e vai ser músico :slight_smile:
Brincadeira, se bem que as vezes eu acho que é o que eu deveria ter feito, só que no meu caso eu toco flauta transversal, fiz conservatório e tudo, mas depois acabei indo para ti…
Mas voltando à sua pergunta, será que onde você trabalha não existe algo que poderia ser informatizado, como uma rotina que é realizada de forma manual atualmente? Mesmo se for algo simples, talvez seja uma forma de você continuar a programar, automatizando algo assim, mesmo que sejam coisas simples. Pelo menos você vai utilizar o que estuda pra alguma coisa e também serve pra você colocar como experiência depois.

[quote=wampactimus]Javaflex, e se for apenas por hobby ? estudar e criar programas, por hobby ? oque vc acha ?

A sua idéia de pegar trabalhos como freelancer é uma boa idéia, vou pensar sobre isso ^^[/quote]
Depende, eu pelo menos não faço projetos sem ter uma realidade de uso, mas se isso vai te fazer bem e não tiver uma oportunidade real no momento, faça por hobby mesmo para treinar. Mas freelance com outra pessoa experiente é melhor pra você ter seu trabalho criticado construtivamente e poder evoluir mais rápido e corretamente.

[quote=wampactimus]Boa noite,

Eu gostaria da opinião de vocês sobre uma questão:

Eu sou formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, ja faz uns dois anos, e desde que eu me formei que não estou mais estudando programação, nem em cursos nem como autodedata, atualmente, eu trabalho com Corel Draw em uma mini gráfica, eu tenho vontade de continuar estudando programação, tudo que aprendi na faculdade, mas uma " voz " na minha cabeça me fala: " por que você vai continuar estudando uma coisa que não te via servir pra nada ? você nem trabalha na área em que se formou ? "

Então eu fico na dúvida se devo continuar os estudos ou não, mesmo que eu não chegue a trabalhar na área, eu deveria continuar os estudos ? Eu fiz essa faculdade por que gosto de programação, e gosto de estudar programação, porém, estou em um grande empasse.

Qual a opinião de vocês ? por favor, será de grande ajuda. :slight_smile: [/quote]

Se vc gosta, ou mais, se é seu sonho, corra atrás dele enquanto pode… A melhor coisa q tem é se sentir realizado no trabalho…

[quote=wampactimus]Boa noite,

Eu gostaria da opinião de vocês sobre uma questão:

Eu sou formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, ja faz uns dois anos, e desde que eu me formei que não estou mais estudando programação, nem em cursos nem como autodedata, atualmente, eu trabalho com Corel Draw em uma mini gráfica, eu tenho vontade de continuar estudando programação, tudo que aprendi na faculdade, mas uma " voz " na minha cabeça me fala: " por que você vai continuar estudando uma coisa que não te via servir pra nada ? você nem trabalha na área em que se formou ? "

Então eu fico na dúvida se devo continuar os estudos ou não, mesmo que eu não chegue a trabalhar na área, eu deveria continuar os estudos ? Eu fiz essa faculdade por que gosto de programação, e gosto de estudar programação, porém, estou em um grande empasse.

Qual a opinião de vocês ? por favor, será de grande ajuda. :slight_smile: [/quote]

Por que não rapaz? vá… siga em frente… fé! acredite…

E não vale a pena tentar trocar de emprego?

Eu leciono musica clássica e sou compositor, mas me formei em Análise de Sistemas, desde criança que gosto de musica e de programação ^^ então optei por estudar os dois, mas atualmente, trabalho com gráfica utilizando co corel draw, parei de estudar programação desde que me formei, mas tenho vontade de continuar estudando, mesmo que por hobby, caso eu não consigue trabalhar na área, mas fico na dúvida se vale a pena estudar uma coisa que não vou utilizar na área de trabalho.

Eu agradeço pela a opinião de vocês, eu vou continuar estudando em casa tudo que aprendi na faculdade, com ênfase em Java ^^

Agradeço pela oipinião de vocês ^^ ajudou muito ^^

Bom, pelo que disse, hoje em dia você não trabalha nem com música e nem com programação.

Novamente vai a pergunta… trocar de emprego, não rola?

Geralmente programadores tem um piso salarial melhor do que caras que mexem com corel na gráfica. Especialmente se você não tiver uma qualificação específica para isso, como uma faculdade de design. A menos, claro, que você também seja o dono da gráfica. Nesse caso, talvez o ideal seria você cursar administração.

[quote=ViniGodoy]Bom, pelo que disse, hoje em dia você não trabalha nem com música e nem com programação.

Novamente vai a pergunta… trocar de emprego, não rola?

Geralmente programadores tem um piso salarial melhor do que caras que mexem com corel na gráfica. Especialmente se você não tiver uma qualificação específica para isso, como uma faculdade de design. A menos, claro, que você também seja o dono da gráfica. Nesse caso, talvez o ideal seria você cursar administração.[/quote]

É, eu concordo, só que será que as empresas dariam uma chance a ele? Não é possível fazer estágio porque ele já se formou e pra vagas de júnior hoje em dia o pessoal pede conhecimento e experiência de pleno (pra não dizer de sênior)… Talvez trainee, mas aí acho que depende de quando ele se formou, pelo menos as vagas de trainee que eu vejo por aí falam “formado nos últimos três anos”…

Mas não custa mandar o currículo e ver o que ocorre…

[quote=rogeriopaguilar][quote=ViniGodoy]Bom, pelo que disse, hoje em dia você não trabalha nem com música e nem com programação.

Novamente vai a pergunta… trocar de emprego, não rola?

Geralmente programadores tem um piso salarial melhor do que caras que mexem com corel na gráfica. Especialmente se você não tiver uma qualificação específica para isso, como uma faculdade de design. A menos, claro, que você também seja o dono da gráfica. Nesse caso, talvez o ideal seria você cursar administração.[/quote]

É, eu concordo, só que será que as empresas dariam uma chance a ele? Não é possível fazer estágio porque ele já se formou e pra vagas de júnior hoje em dia o pessoal pede conhecimento e experiência de pleno (pra não dizer de sênior)… Talvez trainee, mas aí acho que depende de quando ele se formou, pelo menos as vagas de trainee que eu vejo por aí falam “formado nos últimos três anos”…

Mas não custa mandar o currículo e ver o que ocorre…[/quote]

Achar acha… mas só procurando emprego por algum tempo.
E, como ele já trabalha, pode fazer isso com bastante tranquilidade.

Eu sou formado ja faz dois anos…

Estou pensando em mudar de emprego, atualmente, estou estudando para concurso…

Como eu nunca estagiei e não tenho experiência em programação na carteira, fico a pensar se eu conseguiria uma vaga na área de TI

[quote=wampactimus]Eu sou formado ja faz dois anos…
Estou pensando em mudar de emprego, atualmente, estou estudando para concurso…
Como eu nunca estagiei e não tenho experiência em programação na carteira, fico a pensar se eu conseguiria uma vaga na área de TI
[/quote]

Se você for seguir os estudos em programação, provavelmente conseguiria sim. Uma pós ou mestrado pode oxigenar seu currículo, permitir que você conheça contatos, etc… Tenho muitos alunos que estavam na mesma situação que você, e conseguiram seu primeiro emprego durante a especialização.

E, sempre tem a possibilidade de você efetivamente passar num concurso.

Só estou falando para não desanimar. Se você gosta de estudar TI, não considere isso perda de tempo.
E tente trocar de área. Não é porque você não trabalha com informática hoje, que você não possa trabalhar com isso no futuro.

Você tm razão Vini godoy, vlw mesmo a ajuda de todos ^^

Vou continuar estudando e futuramente, esopero que num futuro próximo, farei pós ^^

Uma coisa que atrapalha um pouco são os jogos ^^ eu gosto de jogos e quando eu estou jogando, fico pensando " Eu poderia estar estudando agora ao invés de estar jogando" Mas ningué é de ferro não é ^^

eu tb jogo muito, hehehe
O que eu comecei a fazer foi colocar isso como outra atividade da minha vida e reservar um tempo só pra isso. Durante esse tempo reservado eu jogo, mas depois que acaba eu não jogo em outros momentos, porque já tenho outras atividades planejadas. É como se fosse um planejamento de tudo o que tenho que fazer durante a semana. Só que nesse planejamento eu coloco também as atividades de lazer, assim não tem como misturar as coisas e eu consigo fazer um pouco de cada coisa que eu preciso.

[quote=wampactimus]Uma coisa que atrapalha um pouco são os jogos ^^ eu gosto de jogos e quando eu estou jogando, fico pensando " Eu poderia estar estudando agora ao invés de estar jogando" Mas ningué é de ferro não é ^^

[/quote]

FATO cara, todos nós temos um “calo” na vida que detona a produtividade… Jogos já foram os meus, mas desde que me livrei do meu PS2 no auge, escapei desse “problema”.

Hoje, minha meta foi alcançada, mais tempo pra correr atrás dos sonhos, quando conquistá-los, verei onde sou mais feliz e decido se volto a ser um jogador de game ou se fico onde conquistei… Até agora a caminhada tem sido recompensadora.

Perceba que não quer dizer que nunca mais joguei, mas estou limitado (limite imposto e seguido a risca por mim) a jogar CS umas 5 horas/semestre… É isso mesmo, por semestre sempre que eu uns colegas resolvemos fazer “o dia do CS” (como chamamos a noitada de CS e Pizza)… Rsrsrsrs :smiley:

Abs []