Boa tarde a todos se alguem pudesse me ajudar estou desenvolvendo um software,que ler arquivos de gps,atualmente utilizo o software da holux,e o gps da holux M-1000 tecnologia sirf III padrao nmea,so que gostaria de eu mesmo fazer o meu software e meu hardware,alguem poderia me ajudar nesse trabalho.
Você dificilmente irá fazer seu hardware. O máximo que você pode fazer é comprar uma placa (como uma SIRF ou Garmin) escolher uma antena, a bateria, a tela e montar a carenagem você mesmo. Mas fazer um receptor dificilmente vale a pena. Não é muito difícil. Eu mesmo já montei uma placa sirf, liguei numa caixinha de rádio, uma antena comum omnidirecional e usei uma bateria de celular.
Quanto à aplicação. É possível ler da placa em dois protocolos. O específico da placa (no meu caso era o Protocolo SIRF) e no padrão NMEA. O NMEA cospe os dados mastigaos (latitudes e longitudes) enquanto os dados da placa cospem em formato bruno (valores de tensão do sinal dos satélites). Eu trabalhei com os dois. Se quiser exportar para aplicações, talvez você precise converter os dados para o formato RINEX.
A leitura em si você poderá fazer por uma porta serial, ou por uma interface USB. No segundo caso, não recomendo que use Java.
Hoje há boas soluções em GPS também em celulares. As vezes é mais fácil escolher um aparelho que já tenha uma configuração de GPS que você goste e desenvolver uma aplicação para ele. Fica bem portátil e você ainda terá a possibilidade de transmitir dados via GPRS, BlueTooth ou SMS.
Certo,se eu optar por usar um gps holux M-1000c dai como faço para programar para minha aplicação ler os dados dele como tempo parado e tempo em movimento,no caso aqui o que eu faço e o seguinte descarrego o gps holux no software da holux,exporto para o formato csv dai meu aplicativo ler esses dados e processa duas informações que e tempo parado e tempo trabalhado.