Governança de T.I

10 respostas
F

Estou lendo alguns materiais sobre o assunto Governança de T.I, e me pergunto quem de vcs trabalha em uma empresa com uma governança de T.I implantada :?:

10 Respostas

paulo1911

Olá amigo,

Governaça de TI é o método de adotar as melhores práticas de TI para gerir processos e recursos de TI, bem como recursos físicos e humanos. Ex.:

Cobit - Framework com melhores práticas para gerenciamento de TI de um modo geral como recursos de hardware, software, licenças, recursos profissionais. Que pode estabelecer uma série de métricas para monitoramento como os KPIs que medem o resultado da TI na empresa e o famoso ROI (retorno sobre o investimento), etc.

ITIL - Framework com as melhores práticas de gerenciamento de serviços, seja na forma de provedor de serviços como também um consumidor de serviços. Através de diversas práticas de avaliação de níveis de serviços como tempo de atendimento do suporte, com as famosas SLAs, não só para isso tb.

CMMI = Framework com um modelo de gestão baseado na melhoria continua de processos de desenvolvimento de software e de soluções de ti em geral. Ex.: Software house por exemplo usa CMMI para gerenciar a melhoria continua no processo de desenvolvimento de software para garantir a máxima eficiência(reduzir o custo) e a qualidade do produto QA.

PMI - Muito tradicional para gerenciamento de projetos de diversos tipos e empresas tanto de ti quanto de meio civil.

SAX - Sarbanes Oxley ou ISO -270001/7 visa garantir a criação de mecanismos de auditoria e segurança confiáveis nas empresas, incluindo ainda regras para a criação de comitês encarregados de supervisionar suas atividades e operações para transparência etc…

Enfim, acredito que de certa forma, muitas das empresas que trabalhamos hoje ou que ja trabalhamos anteriormente utiliza algum conjunto das melhores práticas de governança de TI. Hoje a empresa que u trabalho usa algumas práticas do Cobit, ITIL, CMMI e PMI. Lembrando que nem todas as praticas podem ser adotadas. E sim as melhores de cada modelo que mais se adaptam ao modelo de negócio da empresa.

fica a dica

F

paulo1911
Entendo e quem em sua empresa desempenha esse papel :?: Como se faz a remuneração nesse caso :?:

paulo1911

Na minha opinião, depende da empresa. Não existe uma pessoa física responsável por isso, isso é papel do gerente de TI como um todo e estar agindo de forma a adotar um modelo de garantir o processo em si. Existe sim o supervisor do suporte da empresa que gerencia a qualidade do link de internet, vpn, alta disponibilidade , redundância, etc. Análisar os investimentos em hardware, software, licenças de software e homologação de certificados etc… Isso é pratica do modelo Itil de exigir o mínimo da qualidade oferecida pelo fornecedor de banda larga etc…

Tem o gerente de fábrica de software que trabalha para garantir o modelo de otimização continua do desenvolvimento de software CMMI, do processo de garantia da qualidade do software Quality Assurance etc…

essa é minha opinião

Grinvon

Na teoria sim, na prática, não.

Sei que isso pode gerar flames, mas, convenhamos, pessoal, isso não ocorre nas empresas. Ao menos, nunca a vi ocorrer.

paulo1911

Pois é amigo, essa foi minha opinião.
Mas realmente a gente sabe também que na prática mesmo tudo vai girar em torno do $$.
kkkk

fica a dica

victorcosta

Onde trabalho tão querendo implantar isso, já teve alguns cursos e vai ter outros. Estou estudando e acho a intenção desses padrões até boa, mas não tenho opinião positiva ainda de toda a burocracia que elas trazem. Só acho engraçado como as empresas sempre buscam partir pra governança como meio de resolver o “caos da TI”, “os sistemas instáveis”, etc. Mas curso de boas práticas de programação, modelagem eficiente de banco de dados, refactoring e testes automatizados que é importante também, nada…

F

Grinvon:
Na teoria sim, na prática, não.

Sei que isso pode gerar flames, mas, convenhamos, pessoal, isso não ocorre nas empresas. Ao menos, nunca a vi ocorrer.

Também não quero gerar flames inúteis, mas me parece um trabalho mais direcionado ao curso de administração. Digo isso porque já virou modinha cobrar esses conceitos em provas para nós da área! É a té legal você saber um pouco mais, mas um analista de requisitos/sistemas/negocio ou gerente de projetos não tem nada a ver com isso. Desculpas, mas essa responsabilidade sai fora do escopo do gerente de projetos.
Um gerente de projetos já tem bastante responsabilidades, não faz sentido ele monitorar os processos de uma empresa com um todo, assim como questões referentes a planos estratégicos e toda aquela baboseira . Ele deve concentrar todas suas energias no projeto que pegou e sua equipe. O que já é bastante complexo e caótico !

F

Pronto, meu amigo, agora você falou tudo! É isso que acho. Burocratizar mais do jeito que já está ficando é um tiro no pé!

Acrescentaria com suma importância e em 1 lugar:

1. Falta de uma boa analise requisitos. Fonte geradora de todo o caos que conhecemos!
victorcosta

Acrescentaria com suma importância e em 1 lugar:

1. Falta de uma boa analise requisitos. Fonte geradora de todo o caos que conhecemos!

Pois é, eu não listei tudo mas só queria passar a idéia de que toda parte do desenvolvimento e manutenção de sistemas é importante. Mas por onde eu passo sempre acham gestão/governança é a bala de prata que vai fazer a produtividade aumentar e os sistemas pararem de ficar lentos e cair :P. Tem que investir em capacitação técnica também

douglaskd

quando trabalhava em help-desk, a empresa utilizava ITIL como base para o gerenciamento.

o que posso dizer é que: existe documentação, existe processos, existe manual, existe centralização(Central de help-desk),existe um plano de melhorias de acordo com relatórios das ocorrencias de problemas, existe uma rápida integração até mesmo de quem nunca trabalhou com suporte, isso reduz custos e erros…e salarios tbm

de ruim existe: burocracia(fazer coisas desnecessárias, demoradas, apenas para deixar registrado), falta de flexibilidade(caso não esteja no processo então não é correto, é 8 ou 80). perde-se pouco tempo para resolver o problema, e muito tempo para documentar cada caso.

ITIL é ótimo para quem implanta, cria os processos, as regras, realiza melhorias…para esse profissional é um trabalho legal,

para quem segue os processos impostos,registra os problemas, lida com a burocracia… é um trabalho chato e repetitivo, falta motivação, sempre com a sensação de estar “de mãos atadas”

então quem implanta o ITIL deve estar ciênte desses desafios

Criado 17 de maio de 2012
Ultima resposta 18 de mai. de 2012
Respostas 10
Participantes 5