Governo de SP aluga 80 mil PC com Vista por R$ 400 milhões

Governo do Serra tentando acabar com o Software Livre:

“Ao contrário do governo Federal, que defende a adoção do software livre nas escolas e repartições públicas, o governo do Estado de São Paulo preferiu a plataforma da Microsoft.

http://info.abril.com.br/noticias/ti/sp-vai-alugar-80-mil-pcs-com-windows-vista-25032009-45.shl

É do nosso bolso que sai né…

[quote=eric_vieira]Governo do Serra tentando acabar com o Software Livre:

“Ao contrário do governo Federal, que defende a adoção do software livre nas escolas e repartições públicas, o governo do Estado de São Paulo preferiu a plataforma da Microsoft.

http://info.abril.com.br/noticias/ti/sp-vai-alugar-80-mil-pcs-com-windows-vista-25032009-45.shl[/quote]
Isso dá mais ou menos R$ 5.000,00 pelo aluguel de um PC. :shock: :oops:

5000,00 pelo aluguel de um PC que você pode comprar por 1000,00 nas Casas Bahia? Eu também quero uma parte dessa boquinha…

O que fazer? Votar no Serra em 2010? ¬¬

É mais fácil ver o Ronaldo fenômeno na copa de 2010 - Espero que ele vá realmente! - do que o Serra fazer um Brasil melhor.

Massss… :frowning:

[quote=pinto][quote=eric_vieira]Governo do Serra tentando acabar com o Software Livre:

http://info.abril.com.br/noticias/ti/sp-vai-alugar-80-mil-pcs-com-windows-vista-25032009-45.shl[/quote]
Isso dá mais ou menos R$ 5.000,00 pelo aluguel de um PC. :shock: :oops:[/quote]

5000 em quatro anos. 1250 por ano. Num aluguel.

Não vou nem entrar no mérito do Windows Vista, mas por essa quantidade de PCs eu baixaria o custo para 1250 de olhos fechados.

Gerentes de TI que porventura estejam lendo este post.
Quanto é um “TCO” (Total cost of ownership) de um PC com essa configuração? Eu sei que é o preço de custo, mais o custo de suporte, e mais algumas coisas.
Quanto daria em 4 anos?
Dá 5000,00 ou menos?

Agora q eu vi… nem são 80mil pc novos…

“Além dos 35 mil novos computadores, cerca de 45 mil serão trocados. Outros 25 mil já são novos e continuarão na rede, mas entrarão também no projeto.”

http://www.fde.sp.gov.br/pagespublic/Noticias.aspx?contextmenu=buscaspub&noticia=790

Afinal, o dinheiro vem do nosso bolso mesmo, pra que ele vão se preocupar…

claro que não quis software livre, se fosse software livre a superfaturação seria menor…

Alugar…tsc tsc tsc… :cry:

Por isso que o país tá nessa $#$$%$. Tem tudo de graça, mas querem pagar.

Pior que se fizesse uma parceria com a iniciativa privada, com certeza várias empresas doariam computadores novos, ou senão até mesmo usados que pra empresa não serve mais, mas que com certeza seria muito útil para as escolas públicas.

Mas…estamos no Brasil né!

Pior que a minha vida eu estudei em escolas públicas, se eu fui 2 vezes no laboratório de informática é muito! Esses laboratórios são só pra enfeitar a escola,
dificilmente as aulas são nele. É só estatística, pro governo falar que as escolas tem computadores…

Ps: Várias denúncias pipocando sobre fraudes nas licitações…

Que hosnetidade!!! Imagine se fosse comprar ia sair + de 1 Bilhão!

Pio, são em prefeituras, agente vê cada coisa em TI, que eh de arrepiar dos cabelos.

“A FDE avalia que gastará R$ 100 milhões por ano com o aluguel dos computadores, que vão rodar Windows Vista. O contrato, com a duração de quatro anos, vai custar no total R$ 400 milhões ao Estado e, além da cessão dos PCs, inclui manutenção das máquinas e treinamento de funcionários do governo.”

5000 por pc.
48 meses

Cerca de 104 reais mensais por pc, incluso o próprio pc, manutenção e treinamento. Vocês acham isso caro?

Imaginem outro cenário: O governo compra os 80 mil pcs direto da fábrica e contrata só uma empresa pra fazer manutenção. Iria sair muito mais barato?

Melhor ainda. Compra os PCs e faz um concurso público para 5000 técnicos de informática para as escolas.

Não tenho os números exatos, mas acho que alugar sai muito mais barato. Hoje em dia até os carros da polícia são alugados.
EVIDENTEMENTE que daria pra baratear mais se comprasse tudo e contratasse pessoas com um preço honesto pra fazer o serviço. Mas a Adm. Pub. é sucateada, func. pub. não trabalha e etc…

Nem toda solução que funciona pra casa ou pra uma empresa privada funciona no estado… eu tenho convicção que alugar pcs, automoveis e etc sai muito mais barato!

Muito menos chance de desvio e mal uso.

É por isso que eu perguntei quanto era o TCO (Total Cost of Ownership) para um computador durante 4 anos.
Se for mais de 5000,00, então na verdade o governo levou vantagem.
Se for muito menos de 5000,00, o que não acredito (vocês sabem como dá trabalho tomar conta de um computador, principalmente quando eles são postos para serem usados por batalhões de estudantes, não por um funcionário que tem a “posse” dele), então o governo está pagando caro.

Fiquei um pouco curioso com esse assunto e resolvi pesquisar alguns numeros da rede estadual:

-A rede possui 5 milhões de alunos.
-São 230 mil professores.
-5,5 mil escolas

Daria uma média de 14,5 pc´s por escola, oq continua sendo um numero pequeno pra quantidade monstruosa de alunos.

Acho que 104 mensais a uma quantidade 80.000 pc´s ainda elevado, mas não é o maior problema alguns governos estaduais estão caminhando em direção ao software livre e vemos São Paulo indo na contramão é triste.

Ontem ouvi uma noticia, sobre Software Livre, que esta aumentando desde que essa crise começou…
O Serra esta sendo burro, póis poderia economizar $$$$$$, esse dinheiro esta sendo mal usado…
:-o

Gastar R$ 400.000.000,00 com porcaria realmente é o fim da picada, o pior é que esse dinheiro é do contribuinte. Os governantes usam a cabeca apenas para segurar as orelhas, nao para pensar. :wink: