Grade curricular Engenharia da computação

Falae pessoal blz,

o que vocês acham dessa grade curricular de um curso de Engenharia de computação?

[color=blue]Algoritmos e Programação de Computadores I
Comunicação e Expressão
Física Aplicada I
Fundamentos da Matemática
Geometria Analítica e Vetorial
Introdução à Engenharia de Computação
Álgebra Linear
Algoritmos e Programação de Computadores II
Cálculo Diferencial e Integral
Física Aplicada II
Inglês Instrumental
Química Tecnológica e Ciência dos Materiais
Cálculo Avançado
Circuitos Elétricos
Economia para Engenharia
Eletromagnetismo e Ondas
Estruturas de Dados
Laboratório de Eletricidade e Eletromagnetimo
Análise e Complexidade de Algoritmos
Circuitos e Sistemas Digitais
Eletrônica Analógica
Matemática Discreta
Mecânica Aplicada
Probabilidade e Estatística
Arquitetura e Organização de Computadores
Cálculo Numérico para Engenharia
Desenho Técnico Assistido por Computador
Gestão Empresarial
Programação Orientada a Objetos
Sistemas Operacionais
Banco de Dados
Fenômenos de Transporte
Paradigmas de Linguagens de Programação
Projetos de Sistemas Digitais
Sistema de Comunicação Digital
Automação Industrial
Engenharia de Software
Linguagens Formais e Autômatos
Redes de Computadores
Técnicas de Apresentação
Computação Gráfica e Processamento de Imagem
Controle de Sistemas
Ética e Responsabilidade Social
Inteligência Artificial
Sistemas Microprocessados
Compiladores
Orientação para TCC I
Pesquisa Operacional
Redes de Alta Velocidade
Redes sem Fio
Sistemas Distribuídos
Tópicos Especiais I
Trabalho de Conclusão de Curso I
Computação de Alto Desempenho
Empreendedorismo
Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentado
Orientação para TCC II
Planejamento de Carreiras
Tomada de Decisão
Tópicos Especiais II
Trabalho de Conclusão de Curso II[/color]

Só de olhar por cima, dá pra ter uma idéia se esse curso de engenharia é mais voltado pra software ou pra hardware?

Essa grade me pareceu boa. Um curso de engenharia da computação foca tanto em hadware como em software. Na parte de woftware, a diferença está no fato de que você não vai aprender programação web, essas coisas de alto nível. Você aprenderá programação de baixo nível, como sistemas operacionais, compiladores, fazer sofware para microcontroladores. Mas com essa base de programação, você pode aprender à programar por conta própria praticamente qualquer coisa.
Eu acho Engenharia de Computação um curso muito bom, eu mesmo faço ele e acho um curso bem completo.

É verdade, pega tanto software como hardware.

Mas em todos cursos de engenharia da computação, sempre tem uns que dão enfase a software, e outros a hardware…

Vc olhando essa grade ai, acha que tá mais pro lado de Software?

[quote=100neurose]É verdade, pega tanto software como hardware.

Mas em todos cursos de engenharia da computação, sempre tem uns que dão enfase a software, e outros a hardware…

Vc olhando essa grade ai, acha que tá mais pro lado de Software?[/quote]

Olhando a grade me pareceu que tá mais focada pro lado de software. Essa grade me pareceu muito boa.

Bacana cara, to afinzao de fazer engenharia, mas quero que seja mais voltado pra software o curso.

Pelo jeito esse ae é uma boa escolha.

Engenharia da Computação é visto muito hardware e C/C++…Sei disso pq tenho um amigo q fez e se especializou em telecomunicações.
Não sei bem ao certo, ele responderia melhor, mas o que sei é que Engenharia da Computação é muito voltada a hardware e nao tanto software. Seria bom você procurar pessoas que fez para trocar idéia.
Cursos como Sistemas de Informação, Ciências da Computação, Análise de Sistemas etc…São mais voltados a desenvolvimento e pouco hardware.

Procure alguém q tenha feito algum desses cursos, troque idéia, pergunte, etc…Assim irá te dar uma visão maior sobre eles.

E também, logo após ou durante o seu ultimo ano de faculdade, você pode procurar cursos de extensão ou até mesmo pós-graduação em Engenharia de Software com enfase em Java/C#/C++ etc…etc…etc., ou algo do tipo.

t+ e boa sorte.

É verdade, eu sei disso.

Mas apesar de ser visto como Hardware/software, todo curso costuma dar mais ênfase pra um dos dois.

Sobre os cursos que você citou, eu estou quase certo que quero seguir na área de Engenharia/arquitetura de software, e esses cursos como Análise de sistemas, sistemas de informação, etc, iriam ser úteis, e até mais apropriados sem dúvida…porém meu sonho sempre foi fazer engenharia, e sei que posso me especializar depois, até seria mais apropriado eu acho caso eu acabe me interessando por outra área, pq são muito amplas as áreas que um engenheiro da computação pode seguir.

Tá faltando é universidade com bacharelado em Engenharia de Software isso sim aqui no Brasil. Ter, tem…mas são poucas. Se tivesse aqui perto de onde moro, eu não pensava duas vezes.

[quote=100neurose]É verdade, eu sei disso.

Mas apesar de ser visto como Hardware/software, todo curso costuma dar mais ênfase pra um dos dois.

Sobre os cursos que você citou, eu estou quase certo que quero seguir na área de Engenharia/arquitetura de software, e esses cursos como Análise de sistemas, sistemas de informação, etc, iriam ser úteis, e até mais apropriados sem dúvida…porém meu sonho sempre foi fazer engenharia, e sei que posso me especializar depois, até seria mais apropriado eu acho caso eu acabe me interessando por outra área, pq são muito amplas as áreas que um engenheiro da computação pode seguir.

Tá faltando é universidade com bacharelado em Engenharia de Software isso sim aqui no Brasil. Ter, tem…mas são poucas. Se tivesse aqui perto de onde moro, eu não pensava duas vezes.[/quote]

Até agora q eu saiba Engenharia de Software é pós-graduação, ainda não vi bacharelado pra isso.
Bem, eu estava fazendo Engenharia Civil e sou formado em Processamento de Dados com enfase em Engenharia de Software.

Infelizmente tive q parar com a Engenharia por conta de trabalho,projetos etc…Engenharia requer muita dedicação, é preciso estudar muiiiito, eu costumo dizer que 2horas de Calculo por dia é pouco, fora as outras matérias como Física/Algebra/GA/Mecanica etc, isso leva tempo e trabalhos academicos aos finais de semana sendo q tenho meus projetos particulares para meus clientes, me vi no dilema “Estudar Engenharia ou Trabalhar”, como preciso trabalhar nem preciso responder…kk !

A decisao por trancar a Engenharia por enquanto, pq é muito corrido chegar da faculdade meia noite e estudar ate as 3 da manha todos os dias e ir pro trampo as 8…Tranquei a faculdade pra dar uma desafogada mas quero terminar Engenharia, seja ela qual for, Producao/Mecanica/Computacao/Civil/Mecatronica etc… pq gosto muito de calculos e gostei d+ do curso de Engenharia. É isso ae, escolha a q melhor se encaixa e conversa e tira opiniao com quem fez.

t+ e boa sorte.

[quote=fernandopaiva]Até agora q eu saiba Engenharia de Software é pós-graduação, ainda não vi bacharelado pra isso.
Bem, eu estava fazendo Engenharia Civil e sou formado em Processamento de Dados com enfase em Engenharia de Software.

Infelizmente tive q parar com a Engenharia por conta de trabalho,projetos etc…Engenharia requer muita dedicação, é preciso estudar muiiiito, eu costumo dizer que 2horas de Calculo por dia é pouco, fora as outras matérias como Física/Algebra/GA/Mecanica etc, isso leva tempo e trabalhos academicos aos finais de semana sendo q tenho meus projetos particulares para meus clientes, me vi no dilema “Estudar Engenharia ou Trabalhar”, como preciso trabalhar nem preciso responder…kk !

A decisao por trancar a Engenharia por enquanto, pq é muito corrido chegar da faculdade meia noite e estudar ate as 3 da manha todos os dias e ir pro trampo as 8…Tranquei a faculdade pra dar uma desafogada mas quero terminar Engenharia, seja ela qual for, Producao/Mecanica/Computacao/Civil/Mecatronica etc… pq gosto muito de calculos e gostei d+ do curso de Engenharia. É isso ae, escolha a q melhor se encaixa e conversa e tira opiniao com quem fez.

t+ e boa sorte.

[/quote]

Na federal do Ceará existe a graduação em Engenharia de Software. Mas deve ser uma exceção.

Engenharia é um curso puxado mesmo. Requer muita dedicação. Em época de aula eu durmo umas 3 horas por noite, fora os fins de semanas fazendo listas de exercício, trabalhos, projetos e correlatos. Fora que eu trabalho full time. É muito puxado, mas acho que é um esforço que vale à pena.

[quote=matheuslmota][quote=fernandopaiva]Até agora q eu saiba Engenharia de Software é pós-graduação, ainda não vi bacharelado pra isso.

t+ e boa sorte.

[/quote]

Na federal do Ceará existe a graduação em Engenharia de Software. Mas deve ser uma exceção.

Engenharia é um curso puxado mesmo. Requer muita dedicação. Em época de aula eu durmo umas 3 horas por noite, fora os fins de semanas fazendo listas de exercício, trabalhos, projetos e correlatos. Fora que eu trabalho full time. É muito puxado, mas acho que é um esforço que vale à pena.[/quote]

Concordo, vale a pena msm !!! É uma área bem promissora e te da uma visão enorme de ambientes e metodos de trabalho…
Dando uma desafogada, eu volto !

t+

[quote=matheuslmota][quote=fernandopaiva]Até agora q eu saiba Engenharia de Software é pós-graduação, ainda não vi bacharelado pra isso.

t+ e boa sorte.

[/quote]

Engenharia é um curso puxado mesmo. Requer muita dedicação. Em época de aula eu durmo umas 3 horas por noite, fora os fins de semanas fazendo listas de exercício, trabalhos, projetos e correlatos. Fora que eu trabalho full time. É muito puxado, mas acho que é um esforço que vale à pena.[/quote]

Se eu não me engano existem só umas 4 ou 5 faculdades no Brasil que oferecem o bacharelado de Engenharia de Software. A primeira turma terminará o curso esse ano eu acho, ou seja, serão os primeiros no país formados em engenharia de software. Acredito que daqui uns anos mais faculdades comecem a oferecer o curso.

Como não posso optar por esse curso ainda, então acho que a segunda melhor opção seria Engenharia da computação mesmo.

A grade parece mais de um curso de ciência da computação do que de engenharia da computação. Claro, tem bastante coisa ligada diretamente à engenharia, mas mesmo assim, achei que tem muita computação e pouca engenharia.

Também achei. Tem pouca matemática e física aí. Fora que tem poucas cadeiras de hardware. Mas pra quem vai pra área de software até que a grade está boa.

Curso Ciência da Computação e minha grade é bem parecida com essa daí!
Geralmente Eng Comp tem bastante fisica :wink:

Parece faltar alguns componentes currículares,

Análise de Sinais e Sistemas, Processamento de Sinais, Princípios de Telecomunicações, Controle Linear e Sistemas Embarcados. Existem alguns que têm um pouco haver...Sistemas microprocessados/Sistemas Embarcados e Processamento de Imagens/Processamento Digital de Sinais, por exemplo.

Teria de ver os assuntos a serem abordados em cada componente currícular para ser mais detalhista. :)

Bom, mas pelo jeito, pra quem quer seguir na área de software que nem eu essa grade tá boa.

Boa noite amigo,

Pelo que eu tenho notado, a maioria das grades dos cursos de tecnologia tem o feijão com arroz: Lógica, Matemática, Engenhria de Software, um pouco de Lingua Portuguesa, Gestão se for o caso.

A maior discusão, que eu me lembre, eh a preocupação com os professores e mestres que ministram aquelas materias mais exóticas, digamos assim, as coordenadorias dos cursos se “preocupam” em encontrar pessoal qualificado para tomar a frente de tais disciplinas. Muitas vezes, por não haver funcionário com expertise no assunto, eles colocam qualquer aventureiro.

Do resto, particularmente, acho a sua futura grade ótima. Sucesso!

[]'s