Graduação pra se tornar um Arquiteto de Software

Falae pessoal blz,

Andei pesquisando muito sobre profissões TI, e acabei decidindo que quero me tornar um Arquiteto de Software.

Porém, tenho uma dúvida cruel: quero muito cursar Engenharia da computação, e gostaria de saber se realmente é uma bom caminho pra futuramente me especializar em Arquitetura de software. O que vocês acham?

Cara eu faço engenharia da computação e o foco não é software. A gente aprende a programar, passa a conhecer banco de dados mto bem mas a parte de hardware é mto mais forte. Se vc já tem certeza de que o que vc quer é ser arquiteto então acho que há cursos como sistemas da informação que atinge mto bem esse objetivo (obiviamente que depois de alguns treinamentos paralelos e certificações). Não quero dizer que se vc fizer engenharia vc não vai ser um bom programador ou arquiteto. O problema é q nenhum curso vai te deixar mto bem pra mexer com essa ou aquela linguagem. Vc vai aprender o básico e o resto é consequencia de sua dedicação (cursos ou estudos a parte além das certificações). Então fica mto mais facil vc fazer um curso de 3 ou 4 anos do que fazer um de 5 ou 6.

eu acho que Arquiteto é a evolução de Desenvolvedor Senior…

é como se você me perguntasse qual formação que forma gerentes…

acho que o que vale para um arquiteto é vivencia, e conhecimento muito forte em padrões de projeto(desktop,web), integrações e muita experiência…

acho bem dificil você conseguir sair da faculdade direto para Arquiteto, a menos que tenha um conhecimento bem diferenciado.

Faculdade + experiencia + certificações + cursos na área + oportunidade.

Cara se eu fosse você ,

Ia de engenharia mesmo, até para você ter uma ideia do que realmente quer…

E depois se quiser virar arquiteto… show… não irá ter problemas…
agora se vc fazer sistema de informação e querer virar engenheiro, ai vai ter problemas…

mais vc vai perceber que como engenheiro vc vai ganhar bem mais $ e não vai mudar rsrsrs…

Não existe tal graduação…
Seria muito bom se existisse algo do tipo kkkkkkkkkkk
Faz 12 anos que estou nesse caminho e ainda não me considero um total arquiteto…
Dicas - http://fernandofranzini.wordpress.com/2011/11/09/atividades-do-arquiteto-de-software/

[quote=erickfm8]Cara se eu fosse você ,

Ia de engenharia mesmo, até para você ter uma ideia do que realmente quer…

E depois se quiser virar arquiteto… show… não irá ter problemas…
agora se vc fazer sistema de informação e querer virar engenheiro, ai vai ter problemas…

mais vc vai perceber que como engenheiro vc vai ganhar bem mais $ e não vai mudar rsrsrs…[/quote]

Pelo menos eu nunca Vi vaga pagando mais ou menos pra esse ou aquele curso de T.I

Não!!! Engenharia da computação é perda de tempo para quem quer se tornar arquiteto…pode ter certeza disso. Prefira cursos como “sistemas de informações”, “processamentos de Dados” ou qualquer outro do gênero.

arquiteto é um nome mais bonitinho para “analista de sistemas senior”.
ao menos eu acho né kkkk.

sobre o curso… engenharia começa pagando mais, porém você só se torna profissional depois que etermina a faculdade por conta do CREA, e ai você ja pode ter se tornado analista e estar ganhand a mesma coisa rs.

jonathan Coelho

vc não entendeu…

quis dizer que o salario de engenheiro é maior… claro que é relativo… mais no geral…

[quote]arquiteto é um nome mais bonitinho para “analista de sistemas senior”.
ao menos eu acho né kkkk. [/quote]
Eu acredito que não…não tem nenhuma relação…cargos, know hall e responsabilidade completamente distintos.
Talvez vc tenha essa impressão pq já deve ter trabalhado com alguem que atuasse simultaneamente nos 2 papeis…

Eu ja imaginava q iriam recomendar cursos mais voltados pra software hehe…

Mas vamos supor que eu nao tenha uma area de ti em mente ainda na qual quero me especializar.
Nesse caso, engenharia da conputacao seria a melhor escolha nao eh? Pq sao bem maiores as opcoes pra seguir, tanto na area de software como de hardware.

Eu na verdade, nao tenho interesse em ser programador. Claro q eh inevitavel se eu quiser ser um arquiteto, porem quero trabalhar mais com a parte de projetos, elaboracao, etc, sem ter q programar, apenas criando os moldes etc.

Na verdade seria otimo se tivesse um curso de engenharia de software aqui perto, pena que eh soh em estados distantes e poucas faculdade oferecem esse curso no brasil infelizmente.

1 curtida

[quote]Mas vamos supor que eu nao tenha uma area de ti em mente ainda na qual quero me especializar.
Nesse caso, engenharia da conputacao seria a melhor escolha nao eh? Pq sao bem maiores as opcoes pra seguir, tanto na area de software como de hardware[/quote]
Na minha opinião NÃOOOO!!!
O que eu mais vejo hoje são pessoas formado em engenharia da computação se matando para se tornar programador, analista ou arquiteto…oque derão certo correrão atraz por conta própria, por que a graduação não ajudou em nada…na verdade o foco dela é outra coisa…
Se… vc ja sabe aonde quer chegar…opte pelo melhor caminho…