Gradução em TI e Pós em Administração

Alguém aqui se formou em algum curso de TI e depois fez uma pós em Administração ? Ouço muitas pessoas dizendo que isso é muito bom e que agrega muito valor à minha carreira e ao meu conhecimento.

Eu fiz graduação em administração e mestrado em computação (com outra graduação em matemática no meio).
Esse caminho posso afirmar que não agrega absolutamente nada em termos de $valor$, infelizmente.

[quote=Bani]Eu fiz graduação em administração e mestrado em computação (com outra graduação em matemática no meio).
Esse caminho posso afirmar que não agrega absolutamente nada em termos de $valor$, infelizmente.[/quote]
caraca, espero q vc tenha gostado senão é muito tempo perdido :slight_smile:
mas depois de tudo isso, oq vc acha que da retorno então?

[quote=Bani]Eu fiz graduação em administração e mestrado em computação (com outra graduação em matemática no meio).
Esse caminho posso afirmar que não agrega absolutamente nada em termos de $valor$, infelizmente.[/quote]

Por estar participando neste forum eu imagino que vc tenha escolhido a área de TI ao invés da área de Administração. O que eu imaginava era que um cara com esse conhecimento estivesse mais disposto a encarar uma vaga de Gerência e depois quem sabe uma Diretoria.

(obs.: matemática nunca é perca de tempo)

Olá,

acho a idéia muito boa e inclusive vou fazer algo parecido. Vou iniciar uma graduação tecnológica em processos gerenciais ao invés de pós-graduação. Sinceramente, não sou fã de pós ainda.

No meu ponto de vista vale a pena mas não é necessário. Não tenho objetivo de coordenar projetos ou gerenciar equipes de TI. Meu objetivo é empreender em TI e/ou cachorro quente!

Então Tiago, certa vez um professor da faculdade perdeu uma aula inteira explicando pq nós deveríamos investir numa pós e não em outra faculdade. Ele falou sobre toda a sua experiência e eu concordei com ele desde o princípio.

O que eu poderia resumir aqui pra vc é que a faculdade é um estágio e a pós é o próximo, assim as empresas irão te enxergar no mercado, se vc continua a fazer uma faculdade é pq não sabe o que quer da vida. [opnião pessoal minha e do professor]

Agora se vc quer continuar na área técnica então esse curso não é o mais apropriado a vc.

[quote=bobmoe]caraca, espero q vc tenha gostado senão é muito tempo perdido :slight_smile:
mas depois de tudo isso, oq vc acha que da retorno então?[/quote]

A faculdade de administração foi um pouco entendiante pra mim.
A de matemática eu entrei após quase 3 anos trabalhando na Accenture, então soube aproveitar super bem essa fase da minha vida. Os dois primeiros anos de “volta à escola” foram ótimos. Depois disso o curso começou a ficar mais tenso, como era de se esperar de um bacharelado em matemática, mas foi bom :slight_smile:
Computação também gostei bastante, só terminar de escrever a dissertação que está sendo um pouco maçante, pois já escrevi tudo que eu achava relevante e chegou no ponto em que o orientador quer que eu escreva coisas que eu discordo.

Mas o que percebo no mercado é que o que dá retorno é experiência profissional mesmo.

Entendo. No meu caso também gastei algum tempo conversando com professores sobre isso. No meu caso o meu perfil parece ser um pouco diferente do seu. Inclusive há professores que acreditam que uma graduação é mais interessante do que pós já que o que me interessa não é gestão ou valorização do currículo. Desculpe ter dito que não sou fã de pós “ainda”, mas eu não quis dizer que é ruim. Pode ser interessante pra você sim, pq não? Mas melhor não discutir este assunto em detalhes pq sairemos do foco :wink:

Ok, pode ser. No entanto dizer q o rapaz não sabe o que quer da vida pode ser um pouco exagerado. Ter conhecimento em mais de uma área de conhecimento é sempre bem vindo. Isso indica pra mim que a pessoa tem pré disposição para aprender.

Então… quero conciliar a área ténica com conhecimentos de adm. Não concorda que nós em TI somos em geral péssimos negociadores? Apesar de não ser necessário faculdade para isso, eu adoraria não ter chefe e ter meus próprios clientes.

Apesar de termos objetivos um pouco diferentes, temos em comum o fato de ter formação em TI e buscar aprender outra área de conhecimento, no caso, administração. Por isso, acho sua idéia válida.

Eu estou fazendo o contrário

como assim? Se formou em ADM e está migrando pra TI? Pq?

como assim? Se formou em ADM e está migrando pra TI? Pq?[/quote]

Na verdade eu já trabalhava com TI. Sou técnico. Aí como consegui boa experiencia em desenvolvimento Desktop e Web, com java, pensei que fazer graduação na área não seria interessante. Dei preferencias às certificações Java, e de outras tecnologias.
Fiz adm porque realmente conhecimento desse tipo ajuda na TI, na parte de desenvolvimento, e tembem a administrar sua propria empresa.

Depois faz uma pós e mestrada de TI.
Penso que seria interessante além de ter pós em ADM ter tambem numa área especifica de TI que voce quer aprofundar.

[quote=Lucas Emanuel]Na verdade eu já trabalhava com TI. Sou técnico. Aí como consegui boa experiencia em desenvolvimento Desktop e Web, com java, pensei que fazer graduação na área não seria interessante. Dei preferencias às certificações Java, e de outras tecnologias.
Fiz adm porque realmente conhecimento desse tipo ajuda na TI, na parte de desenvolvimento, e tembem a administrar sua propria empresa.

Depois faz uma pós e mestrada de TI.
Penso que seria interessante além de ter pós em ADM ter tambem numa área especifica de TI que voce quer aprofundar. [/quote]

opa, muito legal! Valeu por responder :wink:

Realmente nós escolhemos caminhso diferentes, eu pretendo sair do técnico e vc pretende continuar. Dizer que “o cara não sabe o que quer da vida” é exagerado sim, ainda mais pq cada um sabe o que faz da sua vida, eu só repeti aqui pq foi uma frase que o professor disse em sala tb.

Valeu pelas respostas…eu não quero abrir meu próprio negócio a menos q seja em paralelo ao meu trabalho em outra organização. E sim, somos péssimos para negociar.

[quote=Bani][quote=bobmoe]caraca, espero q vc tenha gostado senão é muito tempo perdido :slight_smile:
mas depois de tudo isso, oq vc acha que da retorno então?[/quote]

A faculdade de administração foi um pouco entendiante pra mim.
A de matemática eu entrei após quase 3 anos trabalhando na Accenture, então soube aproveitar super bem essa fase da minha vida. Os dois primeiros anos de “volta à escola” foram ótimos. Depois disso o curso começou a ficar mais tenso, como era de se esperar de um bacharelado em matemática, mas foi bom :slight_smile:
Computação também gostei bastante, só terminar de escrever a dissertação que está sendo um pouco maçante, pois já escrevi tudo que eu achava relevante e chegou no ponto em que o orientador quer que eu escreva coisas que eu discordo.

Mas o que percebo no mercado é que o que dá retorno é experiência profissional mesmo.
[/quote]

putz bani ainda bem que é a experiencia que da retorno… se fosse ter que fazer tudo isso, já tava ficando com medo :slight_smile:

[quote=Giulliano]O que eu poderia resumir aqui pra vc é que a faculdade é um estágio e a pós é o próximo, assim as empresas irão te enxergar no mercado, se vc continua a fazer uma faculdade é pq não sabe o que quer da vida. [opnião pessoal minha e do professor]
[/quote]

Entendi o seu ponto de vista e do seu professor…

Porem, na minha opinião, se for fazer outra graduação ou fazer uma pós ou até outra pós; que seja na àrea escolhida. Por exemplo, sua graduação foi na àrea de TI então a pós ou outra graduação deve ser na mesma àrea. Isto sim denota que o profissional está querendo se aprimorar, sabe o que quer.

É claro que conhecimento nunca é demais, mesmo sendo a respeito de outras àreas.

O problema que tenho observado é que, na verdade, o individuo gradua-se em uma àrea como engenharia (por exemplo) e depois por alguma razão acaba fazendo pós em economia, computação e etc… causando uma ilusão de que tem largo conhecimento devido ao período academico vivido. Só que na realidade não é bem assim; são inexperientes, grande maioria não gosta da nova opção, migrou por causa do modismo/dinheiro (computação) tornando-se grandes criadores de POGs, sem falar no achatamento dos valores no mercado.

O problema não é o fato de “errar” na escolha da graduação, e sim não ser honesto ao ajustar a trajetória da carreira. Procure sempre caminhos compativeis com seu perfil para ajudar a reduzir o stress (o seu e dos que estão a sua volta), afinal passamos grande parte do tempo vivendo esta escolha.

flws

Muito boa a sua opnião fantomas. Concordo com você.

Não teria significado algum me graduar em Ciências da Computação e depois fazer uma Pós em Gastronomia. Agora existem cursos que se complementam, que é o caso da Administração. Afinal é um curso “genérico” que te ensina sobre mundo corporativo e liderança sem desperdiçar o que você aprendeu (ou deixou de saber) na graduação.

deveriam ensinar adm e economia no ensino médio…
ao invés daquelas besteiras de historia, geografia e quimica que não serve pra absolutamente nada…

[quote=luistiagos]deveriam ensinar adm e economia no ensino médio…
ao invés daquelas besteiras de historia, geografia e quimica que não serve pra absolutamente nada…[/quote]

credo! tem coisas que eu preferiria não ler!

[quote=luistiagos]deveriam ensinar adm e economia no ensino médio…
ao invés daquelas besteiras de historia, geografia e quimica que não serve pra absolutamente nada…[/quote]

hehehhe…aí também não né…

Eu estudei em escola particular e pública, a diferernça é que npública só tem o básico e na particular eu tive além do básico (contabilidade, administração, latim, sociologia, ética, etc…, ect…)

Acho que computação se integra de forma interessante com diversas outras áreas.
Administração (Gerencia de Projetos), geografia (Pesquisas regionais, Previsão do tempo), e outras!
A partir daí basta decidirmos em qual dessas áreas iremos aplicar a computação ou se qremos estudar a computação de maneira mais pura.