Bom dia à todos…
Galera, estou com dificuldades para fazer um gráfico de porcentagem no IReport… um gráfico normal ja consigui fazer…
Alguém pode me ajudar??
Saberiam tbm onde encontrar um bom manual/apostila em português??
mtooo obrigada :lol:
Bom dia à todos…
Galera, estou com dificuldades para fazer um gráfico de porcentagem no IReport… um gráfico normal ja consigui fazer…
Alguém pode me ajudar??
Saberiam tbm onde encontrar um bom manual/apostila em português??
mtooo obrigada :lol:
Eu tava atraz de alguma apostila em EN esses dias e não achei, o jeito foi ir atras da doc do JFreeChart e ir montando as coisas.
entao… valeu…
está quase saindo o relatório… o único problema é fazer a divisão de um Double por um Integer…
fazendo essa divisao daria certo meu gráfico 8O
faca assim…
Double seuValor = new Double( seuInt.doubleValue() / seuDouble.doubleValue() );
ok ?
valeu obrigada :lol:
olha mtoo obrigada pela ajuda…
eu achei um site na net que explica como fazer um gráfico de porcentagem
http://www.jasperforge.org/index.php?option=com_joomlaboard&func=view&id=19754&catid=8
ai vc pega a classe gera ela em java, adiciona no class path… e nas propriedades do grafico tem a opção customizer class, neste campo vc coloca o nome da classe!
É bem fácil … :lol:
valeu
Tami, realmente eu não conhecia esse site, sobre o gráfico, seria interessante tu colar o código aqui pra já deixar para a comunidade toda aprender
Tudo bem… eu vou colar aqui!!!
Olha primeiramente essa é a classe, vc tem que gerar ela em java e depois salvar ela como: PieChartCustomizer.class
CLASSE :
import net.sf.jasperreports.engine.JRChart;
import net.sf.jasperreports.engine.JRChartCustomizer;
import org.jfree.chart.JFreeChart;
import org.jfree.chart.labels.StandardPieSectionLabelGenerator;
import org.jfree.chart.plot.PiePlot;
public class PieChartCustomizer implements JRChartCustomizer
{
public void customize(JFreeChart jFreeChart, JRChart jrChart)
{
PiePlot piePlot = (PiePlot) jFreeChart.getPlot();
StandardPieSectionLabelGenerator labelGenerator
= new StandardPieSectionLabelGenerator("{0} {1} {2}");
piePlot.setLabelGenerator(labelGenerator);
piePlot.setLegendLabelGenerator(labelGenerator);
}
}
Salve a classe numa pasta!!!
Depois vc deve ir no IReport em Options-> ClassPath->Add Folder (vc seleciona a pasta onde esta a classe PieChartCustomizer.class) e depois clica em Save ClassPath!
Após isso vc vai no seu gráfico (ou crie um novo em Editar->Inserir Elemento Chart), clica com o botão direito vai em Chart Proprietiers->Propriedades do Gráfico-> Customizer Class e digite PieChartCustomizer
ai o resto vc configura de acordo com seu gráfico, a criação de variaves, grupos… pq a parte de dados do gráfico está relacionada ao campo que vc escolheu, ao grupo ou a váriavel que vc setou para construir o gráfico!
Qualquer dúvida estamos aí… se alguem nao saber como fazer o gráfico, criar grupos, variáveis eu tenho um material bom… ai é só fala comigo
obrigada
Olá.
Podes colar o link dos sites do material que tens ?
E mais pra frente, fica ai uma dica pra escrever um tutorial legal sobre JFreeChat, o que achas ?
Oi Cassolato adorei a idéia de escrever um tutorial … :lol:
olha o único link que eu tenho era esse, todos os meus materias sobre Jasper estão no meu pc… tenho algumas apostilas, a maioria em inglÊs mas são boas, e tbm tenho outras em português…
:razz:
qual a sugestão que vc daria??
não tem como colar elas aqui no fórum né?? :???:
8O
Tami, a sugestão que eu daria pra ti era escrever um tutorial, pois alem de aprender MUITOOOO, vc ajuda as pessoas a aprender.
Se tiver mesmo afim de escrever um tutorial, me mande um mail( cassolato@portaljava.com ) que eu passo meu msn pra ti, e posso ter ajudar com algumas coisas :joia:
eu te mando um email hj!!!
:lol:
:joia:
Tami:
Você saberia fazer esse gráfico dinamicamente???
se puder mandar as apostilas q tem no meu e-mail ficaria grato: matheuscechito@yahoo.com.br
obrigado