Grafico < funcao inversa

Boa noite.

Quando falamos em gráfico, normalmente buscamos valores em determinada fonte de dados e então geramos os gráficos.

Mas e se quizessemos a função inversa?
Um gráfico com séries definidas, mas com valores reajustaveis, de modo a obtermos o valor alterado x posiçao referente p/ poder armazenar?

Alguém já viu alguma api/framework com algo parecido? Isso abriria uma infinidade de possibilidades interessantes.

Obrigado desde já.

Att,
Jonas

:slight_smile:

A idéia é no mínimo original, e eu nunca ouvi falar de nada parecido. O java tem uma excelente biblioteca de gráficos chama JfreeChart, e acredito que estudas essa biblioteca é um bom começo.

Vamos fazer o seguinte: Eu vou pegar sua idéia, desenvolver, tentar vender e se eu conseguir ficar rico, eu te aviso :stuck_out_tongue:

kkkkkkk

se tá de piada … JFreeChart é free… java e free… eclipse e netbeans são free… e voce vai vender?
eh um sarrista, kkkk

Na verdade ja ví isso em alguns programas, mas não exatamente em modo gráfico, mas com progressbar, trabalhar em gráficos assim amplia exponencialmente as possibilidades…

hehe,
beleza

Att,
Jonas

Apesar de eu estar realmente brincando, você pode sim ganhar muito dinheiro com isso amigo. O caso é que até se tornar algo realmente digno de atenção, deve levar algum tempo. Além disso, nos casos mais complexos(onde é mais interessante uma análise visual do que uma análise computacional) o código terá de ser extremamente robusto.

Mas, desejo-lhe boa sorte em sua empreitada.

[quote]
Um gráfico com séries definidas, mas com valores reajustaveis, de modo a obtermos o valor alterado x posiçao referente p/ poder armazenar? [/quote]
Seria interessante saber QUAL será o padrão que você adotará para fazer essa reengenharia.Diferentes funções podem gerar o mesmo gráfico.

Então, entendi a sua pergunta e a qual tema se refere… mas não penso em gráficos formados por funcoes f(x)=x^2-x^3 (exemplo)

Penso em gráficos formados por dados fixos, não funções, aplicados sob determinada escala.

Imagine um gráfico com varias colunas onde, por exemplo, cada coluna se refere a um mes, alterando a altura do gráfico você altera o valor em uma tabela relacional para aquela posição alterada.

Normalmente os gráficos cruzam informações de uma combinação de dois argumentos (eixo x e y), ao invéz de utilizarmos a matriz para desenhar o gráfico, utilizariamos o gráfico para formar a matriz.

Agora, com certeza precisaria ser um matemático muito phodástico pra formar uma lógica que revertesse a função de origem rsrsrs

elissonandrade , hehe, já deve existir, só não estão vendendo, kkk … é o diferencial do produto do cara, então se ele compartilhar perde a vantagem rsrs

e outra, sabe aquele pessoal do financeiro? kkk, ia adorar um brinquedinho desse pra fazer planejamento e controle orcamentário/despesa, heeee

A primeira coisa que imaginei foi justamente isso: uma forma dinâmica de apresentar previsões e fazer reajustes baseado em fatores diversos.

Na verdade, existe no mat lab uma técnica que é parecida com essa, só que trabalha com controle na analise de sistemas através do lugar geométrico das raízes. Claro, você não pode mexer em tudo. você mexe em um outro ponto de um gráfico lá pra tentar achar o modelo de controle correto, mas é bem interessante de se usar.