Gráfico, lendo de arquivo texto

6 respostas
dmandrak

e ae pessoal

eu tenho uma aplicação em windows que pega do socket de um servidor unix vários valores e escreve num arquivo de texto. Ele faz isso a cada ‘t’ segundos, que normalmente é 0,1s , mas dá pra mudar.

então, com esse valores eu queria poder criar gráficos de crescimento/decrescimento, provavelmente nesses estilos:

porém não sei se esses gráficos podem ser feitos com esse tipo de arquivo. eu não vou passar um vetor, ou mandar ler de banco de dados. ele vai ter que ir criando o gráfico dinamicamente.

vocês conseguiram entender a idéia?

é possivel com o JFreeChart?

aguardo a ajuda.

abraços

6 Respostas

Fernando_Generoso_da

Claro qu é possível. Tu sempre cria um chart, passando um Dataset, CaategoryDataset, etc…
Sempre que tu receber esse arquivo, monta teu Dataset e passa novamente para o JFreeChart, e manda atualizar o gráfico. Só acho que tu não deveria fazer isso em um tempo tão curto. Poderia ser em um tempo maior que o tempo que tu especificou para receber os dados.

att

Fernando Rosa

dmandrak

faz sentido.
mas dessa forma que vc falou eu vou ter que guardar os valores anteriores…
eu queria um que nao me importasse ‘o q já aconteceu’ :slight_smile:
achei um demo do jfreechart que tem uma categoria ‘dynamic charts’ que me parece interessante.
vou dar uma olhada mais a fundo.
só me resta saber agora se eu tenho ou não que guardar os antigos valores.

no fundo o que eu queria era passar 1 valor pro gráfico, e ele marcar na tela, na outra iteração, passar outro valor (não o vetor com os 2) e ele marcar esse próximo na tela, e assim sucessivamente.
as simulações lá no laboratório demoram 1,2, 3h… se eu for guardar esses vetores vai ser pesado.

sacou?

T

O JFreeChart é meio lento para desenhar os gráficos (ele é caprichoso mas é bem lento, na verdade). Você precisa de gráficos bem rápidos?
Para gráficos em “real time” (tal como o gráfico de desempenho do Task Manager do Windows) pode-se usar alguma outra biblioteca, mas eu não sei o nome de uma boa biblioteca assim de “bate-pronto”.

dmandrak

a idéia é exatamente essa.

ele vai criando com o tempo. se vc deixar a janela do gráfico aberta, vc vai vendo ele aparecer magicamente :lol:

Luiz_Augusto_Prado

é para funcionar em navegador?
Se vc já está com o programinha que grava os dados em arquivo vc já tá com meio caminho andado.
O que eu recomendaria era que vc fizesse um flash que recebesse esses valores em XML.
Um “OnEnterFrame” que a cada x milésimos de segundos acessase esse seu arquivo no servidor… testasse o tamanho atual do arquivo para veriricar se ocorreu alguma alteração ou pela propriedade tempo de sua TAG XML comparar com o tempo do ultimo vetor recebido.

dmandrak

isso muito me interessa, mas da pra fazer em java?
eu acredito que deva ter algum grafico que nao precise de vetores, e sim de valores atuais.

Criado 9 de julho de 2008
Ultima resposta 11 de jul. de 2008
Respostas 6
Participantes 4