Pessoal, tow com uma dúvida que já perdura a dias.
é o seguinte, tenho uma tabela onde o subTotal de cada registro é um valor Double e logo tenho q fazer com que cada registro seja representado no gráfico(pizza) em porcentagem (sabendo q no grafico o total é equivalente a 100% e os registros devem ser baseados no total para saber qual porcentagem em relação ao total é cada registro na fatia do grafico)
ex:
jan fev mar subtotal
ana 2 3 2 7
bia 1 2 6 9
marco 3 4 5 12
total: 28
sei que a formula seria esta:
ex: ( 7 / 28 ) * 100 = 25% -->1ª FATIA NO GRAFICO.
( 9 / 28 ) * 100 = 32% -->2ª FATIA NO GRAFICO
( 12 / 28 ) *100 = 43% -->3ª FATIA NO GRAFICO
GRAFICO = 100%
Consegui fazer isto, só q dá algo errado no primeiro registro, que está dando sempre 100% no grafico e nos outros dá tudo certinho!!!Mostra corretamente o visual.O que será isto???
Olá sei, que está com um problema e tal vez eu não devesse perguntar, mas como conseguiu fazer para somar o total, talvez seja exatamente nessa soma que esteja o problema.
fiz uma SQL onde cada mes meu é um valor (float) daí somo tudo e chamo de soma.
ex:
SELECT obj.id, obj.ano, obj.idrepresentante, obj.jan, obj.fev, obj.mar, obj.abr,
obj.mai, obj.jun, obj.jul, obj.ago, obj.“set”, obj.“out”, obj.nov, obj.dez,
(jan+fev+mar+abr+mai+jun+jul+ago+“set”+“out”+nov+dez)as soma
FROM
tb_objetivo obj
ORDER BY
idrepresentante
Olá Diego, pelo que entendi o seu select traz a soma em uma coluna, repetindo o esse valor em todos os registros encontrados (se eu estiver errado pode dizer :lol: ), no meu caso resolvi, primeiro, calculando a variável que seria o total em uma band antes do gráfico (que eu acho q você já deve ter feito), então, passei ele como parametros para os meus gráficos (tive só uma pequena dor de cabeça pra formatar os valores e tirar aquele monte de numeros), não sei se você já está fazendo porque não tenho muita idéia de como está o cenário aí, qualquer coisa estou no aguardo.
Cara, me explica q eu ainda não entendi, pois como tinha dito, meu registro que vem no grafico tá todo doido…
vc pode enviar um exemplo de um projeto no IReport(utilizo a versao 2.0.5).
ah, vc viu o email q te enviei, acho q foi pro teu mail do hotmail. lá eu explico e mostro como estou fazendo!!!
me ajuda cara, pensei q esse IReport fosse legal com Graficos mas já vi q me enganei, é muito perduro essa parte de “CHARTS”!!!
SIE, eu fiz e ainda tá dando errado!!!
meu grafico tá gerando o primeiro com 100,0% e o calculo dos registros estao vindo errados, apenas o calculo correto aparece no ultimo registro!!!
o q será isto!!!