Gráfico no iReport

Temos um gráfico desenhado no iReport (versão 0.5.1), no eixo Y temos um quantidade de valores inteiros e no eixo X temos nomes de paises. O problema eh que qdo tenho apenas um pais toda a area do gráfico é preencihda formando um grande quadrado, onde o mesmo só deveria desenhar uma barra, já que estamos usando o gráfico de barras (bar chart). Alguem sabe porque isso acontece?

Aguardo alguma dica, valeu!!!

Como ninguem respondeu e eu descobri a solução, entaum vou postar porque acredito que alguem já teve ou poderá ter esse problema um dia.

Esse problema acontece com gráficos que utilizam a biblioteca do jFreeChart e possuem apenas um valor no eixo(x) das categorias, o jFreeChart utiliza toda a area do gráfico para plotar a barra por isso causa o problema.

Pelo iReport não eh possivel fazer a configuração da largura das barras e tb não percam tempo com a propriedade customize chart, pois ela não funciona nem na versão mais nova 1.2.8.

A solução eh simples no template cria-se uma figura do tamanho do gráfico, e no codigo cria-se um Objeto JFreeChart e faz-se todas as configurações necessárias depois exporta para imagem e coloca no map de parâmetros. Pronto!!

Nesse link tem um código muito bom para fazer isso
http://members.lycos.co.uk/oderin/tutorials/JavaReporting/JavaReportingTutorial.htm

E nesses links têm alguns exemplos de configuração de gráficos com códigos muito bons.

http://www.java2s.com/Code/Java/Chart/JFreeChartBarChartDemo1.htm