Bem, estou caçando na net alguma API ou biblioteca de componentes que tenha alguma ferramenta de geração de graficos que gere algum grafico de inteconexão de rede, mais ou menos como na figura a seguir:
ou
Já pesquisei bastante e encontrei o JFreeChart, mas, ele não faz gráfico neste formato (bom, ao menos eu não vi).
Vi bastante gente fazer com FLEX, mas, esta não é uma realidade para o projeto onde o gráfico estará presente.
Sendo assim, alguem sabe como fazer isso ou conhece alguma ferramenta que eu possa verificar?
Você pode usar o GraphViz. A partir de um arquivo-texto, ele desenha as interconexões automaticamente.
Ou seja, você cria um programa Java que gera esse arquivo-texto. Aí invoca o programa adequado do GraphViz, que irá gerar um .png ou .jpg (ele também gera outros formatos). Então você pode mandar esse arquivo para o usuário.
Muito interessante esta solução que você me sugeriu.
Tem como eu chamar ele direto pelo meu portal construido em java? Tipo, minha aplicação chamar o graphviz e ele rodar em background, recebendo o arquivo texto que eu vou gerar como parâmetro?
Se sua aplicação Web puder rodar* Runtime.exec não deve haver problemas, a princípio. É que o graphviz é um aplicativo em C, que deve ser chamado com os parâmetros adequados.
Note que aplicações Web costumam ser hospedadas em servidores que podem ter problemas com isso; é necessário checar isso, e ver se há alguma restrição de segurança.