Gráficos e Relatórios

6 respostas
maresp

Até hoje só desenvolvi em java para web.
Mas se tratando de GUI sou quase um analfabeto. Conheço os pacotes awt, swing e swt e sei as características de cada um, mas nunca desenvolví mais que uma janelinha com meia-dúzia de textfield, um botão, panel, etc…
Tá pintando um projeto aqui e meu gerente mandou eu determinar a tecnologia que será utilizada. A aplicação será essencialmente para fazer pesquisas avançadas no bd e gerar relatórios e gráficos estatísticos. Tanto é que tem um professor aqui da universidade que elaborou todas as fórmulas estatísticas para os relatórios.
O que me diz vcs que tem experiência em GUI (swing ou swt)? Encoraja ou desencoraja o desenvolvimento dessa aplicação em java? Estou perguntando pois não tenho muito tempo e pensei até em usar crystal ou um open source tipo agata report.

Vale a pena utilizar java para um projeto com essas características?

6 Respostas

luiz_ross

Eu acho que vale a pena sim, ainda mais se vc dispor de máquinas boas, com no minimo 64mb de memória e outra, IMHO é mais rápido fazer interfaces em swing do que interfaces web

cariocathi

Já que vc tem bastante experiência com web, pq vc não faz esse sistema for web tb ???

E com relação aos gráficos, vc pode utilizar servlets para gerá-los dinâmicamente. :lol:

jgbt

Eu to desenvolvendo um projeto piloto de uma aplicação em swing e ta dando um trabalhão, mas ta valendo a pena, eu não conhecia quase nada de swing e ta sendo uma boa escola.
Como o outro colega falou é bom ter maq porque a aplicação pesa.
Outra coisa, estou tendo que usar ACCESS e é uma dureza de manipular os registros, controlar insert’s, update’s e delete’s vive dando pau.
Espero ter ajudado.

[]'s

TedLoprao

Se vc usar um editor de GUI para fazer o layout, ficará bastante rápido o desenvolvimento. Entretanto o código gerado tlvz não seja tão limpo e elegante.
Pessoalmente tenho feito tudo na mão, demora mais, entretanto facilita a reutilização visto q não tendo a barbada de clicar e arrastar vc se obriga a pensar em como reutilizar partes do layout, e o código fica bem mais interessante…

Eu estou achando muito bom o desenvolvimento swing… Tem uns problemas meio escabrosos (bela palavra :lol: ) mas esses problemas te levam a descobrir coisas que acabam melhorando o seu desenvolvimento…

Bom, eu não sei se ajudei em alguma coisa, mas aí vai a minha opinião, heheh. Faça em Swing, pois é uma tecnologia bastante interessante (certo, certo, meio confusa as vezes) e se aprende bastante coisa.

Ps.: Eu pessoalmente gosto de quebrar a cabeça, hehehe

Fallow

black_fire

Quando desenvolvi meu primeiro projeto com o swing dei uma pesquisada aqui no forum e acabei usando uma dica muito interessante.
Criei front-end no NetBeans IDE depois gerei uma outra classe dei um Extends do front-end.
Ajudou muito, pois ganhei em produtividade e de quebra ainda tive maior sorte. Fiz um mer… no layout e tive que mudar tudo, se eu tivesse feito tudo na mesma classe tinha me ferr…!

:idea: Acabou seguindo o mesmo conceito de separar o html da regra de negócios…

Não lembro quem postou esta dica mas dá uma vasculhada aki no forum ou talvez o autor se manifesta para pedir os direitos autorais. hehehe

:arrow: Não achei o código NetBeans sujo e é uma grande mao na roda como andam os nossos prazos hoje em dia fazer tudo na mão na minha opnião é um tiro no pé. Opnião minha.

Um abraço

TedLoprao

Talvez ele nem seja tão sujo… Entretanto o uso dessa ferramenta não te conduz a reutilização…
Quando faz o layout na mão vc tem a necessidade de componentizar partes do layout para facilitar a construção e assim vc acaba melhorando seu código e tornando suas classes de layout mais limpas…

Criado 28 de agosto de 2003
Ultima resposta 28 de ago. de 2003
Respostas 6
Participantes 6