Gráficos em tempo real e tempo de rotina

6 respostas
catataufranca

Bem galera, é o seguinte.
Estou desenvolvendo um software de aquisição de dados. O intuito dele é plotar gráficos em tempo real. Comecei o desenvolvimento em VB.NET (pois já tinha alguma familiaridade com a linguagem). Porém o máximo que consegui foram gráficos com um delay muito grande em relação aos dados de entrada.
A média de tempo que cada byte precisa ser plotado no gráfico é de 5ms e a minha rotina em VB só conseguia fazer isso em 100ms.

Resumo, preciso migrar de linguagem. Agora será que Java é a pedida certa?
Alguém de vocês sabe alguma coisa sobre gráficos em tempo real em Java ou outra linguagem? :?:

É isso!

Valeu :wink:

6 Respostas

T

Dica: se for usar Java, talvez você tenha de comprar um pacote pronto, ou então escrever seu próprio pacote e fazer uma série de testes de desempenho.
Não use o JFreeChart, por exemplo, que ele é muito caprichoso (ou seja, faz gráficos bonitos) mas muito lento.

catataufranca

thingol:
Dica: se for usar Java, talvez você tenha de comprar um pacote pronto, ou então escrever seu próprio pacote e fazer uma série de testes de desempenho.
Não use o JFreeChart, por exemplo, que ele é muito caprichoso (ou seja, faz gráficos bonitos) mas muito lento.

Putz que pena!
Mas vc saberia me indicar alguma API p/ gráficos que eu possa comprar. Ou pelo menos aonde achá-la. Confesso que “Java” e “comprar” pra mim são duas palavras que não combinam, mas fazer o que.

Valeu

ramonchiara

olha, não sei se é o caso, mas será que talvez o problema não seja a técnica de processamento?
Procure ler algo sobre processamento real-time.
vc tá lendo os bytes diretamente ou tá fazendo uma espécie de buffer e um processamento em lote?

catataufranca

ramonchiara:
olha, não sei se é o caso, mas será que talvez o problema não seja a técnica de processamento?
Procure ler algo sobre processamento real-time.
vc tá lendo os bytes diretamente ou tá fazendo uma espécie de buffer e um processamento em lote?

É o seguinte to recebendo os dados via porta serial e plotando cada byte assim que eu recebo. A velocidade de envio do hardware p/ a porta tá sendo de mais o menos 5000 bytes/sec.

ramonchiara

Tenta criar uma fila para receber esses dados… E, a cada loop de plotagem, processa a quantidade de dados que estiver na fila…

E, veja, se você está tendo 5000bytes/seg vc teria que processar 1 byte a cada 0,0002 seg!!!

O negócio é buferizar… Tenta aí e nos fale dos resultados!!!

J

catataufranca,
cheguei a esse seu post por estar com o mesmo problema, quero gerar gráfico em tempo-real onde a massa de dados é muito grnade e a geração teria que acontecer a cada poucos milissegundos.
Você conseguiu solucionar esse seu problema ?
Que linguagem usou ? Usou java mesmo ? Que API usou ?

obrigado
Jones

Criado 12 de julho de 2008
Ultima resposta 4 de mar. de 2010
Respostas 6
Participantes 4