A linguagem é Groovy. Você pode ver mais detalhes em http://groovy.codehaus.org/.
Groovy é uma linguagem de script, dinamicamente tipada, como PHP, Ruby, Python, etc. Mas a diferença é que ela é uma linguagem interpretada pela JVM (de java mesmo). Ou seja, no final das contas, sendo java ou groovy, é tudo bytecode interpretado pela JVM. Por isso a integração entre as duas linguagens é tão natural. O mais legal é que se você quiser, você pode usar a tipagem estática em groovy também. ou seja, você pode fazer assim:
class Livro{
def titulo
Date dataPublicacao
}
O Grails é um framework MVC feito em Groovy, inspirado no Rouby on Rails, porém com algumas diferenças por conta da plataforma java e experiência dos seus desenvolvedores. O framework é uma abstração dos nossos já conhecidos SpringMVC, Spring, Hibernate, Sitemesh, entre outros, subindo bastante o nível de abstração. Isso torna o desenvolvimento web com o Grails muito simples, MUITO SIMPLES. Mas ao mesmo tempo, por ser feito sobre a plataforma java, ele é muito poderoso, tanto quanto qualquer aplicação web java.
No meu blog eu tenho este post que mostra os níveis de abstração subindo ao longo dos últimos anos:
Este outro dá uma introdução ao grails:
E este outro mostra dá indicações de outros posts que mostram aplicações Grails sendo integradas ao Apache Lucene e ao Compass, para implementar um mecanismo de busca no seu sistema:
Um abraço
Felipe