Grails e a Comunidade Java

6 respostas
ronnypeterson

Amigos,

Prossigo meus estudos em Grails, mas algo q realmente não pude deixar de perceber é o pouco apoio da Comunidade Java no Brails em relação ao Grails. Aí fico me perguntando, será q o Grails realmente tem futuro? Estarei eu desenvolvendo aplicações para minha Instituição q já vai nascer obsoleta em termos de tecnologia? Afinal de contas, pq a comunidade Java não abraçou esse Framework para difundi-lo aqui no Brasil?
Como desenvolvo em Ruby on Rails tbm, meu amigo até brinca dizendo: “Se o Grails fosse bom, a comunidade de desenvolvedores Java já teria aderido em massa e não migraria para RoR, desisti disso e fica logo no Ruby”.
Até iniciei uma discussão sobre Grails, Ruby e Jruby em outro tópico: http://www.guj.com.br/posts/list/99367.java . Algumas dúvidas minha foram resolvidas, porém continuo a me perguntar se vale a pena investir em Grails…o q vcs acham?

Abraços

6 Respostas

maxguzenski

Ola,

Bem cara, pergunta dificil essa, acho q nao existe resposta certa mas eu “brinquei” com grails quando ele ainda era a versao 0.2 depois nunca mais testei ele.

duvida: De la para cá o grails segue o rails ou já encontrou seu proprio caminho?

Hoje temos o JRuby q ja roda o rails sem problemas, logo sua aplicacao pode rodar em ruby ou sobre um container web java e voce pode ainda quebrar a compatibiliade com o ruby e usar classes do mundo Java.

O Rails ta muito forte no mercado, existe toneladas de tutoriais, livros, blogs, forums, eventos e milhares de plugins (e so da uma olhada no github)

Nao vejo como o grails pode concorrer com isso! acredito q se o grails fosse se destacar no mercado ja teria acontecido.

[editado]
Voce disse que há pouco apoio para o grails da comunidade java no Brasil… existe apoio forte a ele em outro País??
[/editado]

ronnypeterson

Pra falar a verdade, acho q há pouco a apoio p Grails em qq lugar do planeta, infelizmente, pois vejo nele um grande potencial. Ele é tão ágil quanto o Rails, em alguns casos é até mais rápido desenvolver e gerar prototipos, porém sinto q essa falta de uma comunidade ativa possa prejudicar. Em relação ao Grails, acho ele muito similar ao Rails tanto em relação a forma de desenvolvimento quanto em agilidade.
O NetBeans 6.5, até onde sei, terá um ambiente de desenvolvimento Grails o q já será uma ajuda. Atualmente uso o IntelliJ Idea 7.0.4 para desenvolver em Grails e tem sido bastante produtivo.

ronnypeterson

É rapaz…acho q o silêncio responde minha pergunta!!!

tnaires

Bom, eu estudei Grails através do livro da InfoQ, mas não me interessei muito. Como já vinha estudando Ruby antes, decidi por utilizar JRuby mesmo.

fantomas

Na minha opinião Groovy causou grande movimentação no mercado, muita gente falava dela; algo bem parecido com o que aconteceu/acontece com Ruby só que tenho a impressão que a febre da Ruby tem diminuido também.

Por alguma razão estranha linguagens dinamicas parece não se manter no “topo” da onda durante muito tempo comparando com as outras que tem estruturas mais rigidas. Lembram das linguagens XBASE? Algumas nem existem mais…

Porisso lhe dou a velha dica: Se a linguagem Groovy é mais compativel com o seu perfil e lhe dá satisfação ao atingir os objetivos, abrace; mas esteja preparado para migrar para outra linguagem rapidamente porque historicamente linguagens dinamicas nunca foram um porto seguro (MINHA OPINIÂO).

flws

Mauricio_Linhares

O maior problema de Groovy é a falta de foco, a linguagem já nasceu pra ser um “java dinâmico” e terminou pegando a alcunha, Grails nasceu pra ser uma cópia do Rails em Groovy e isso pega muito mal do ponto de vista de criar interesse, porque você usaria uma cópia no lugar do original?

Outro fator determinante também é que o projeto tem muito pouco material publicado, a documentação ainda não é das melhores e eles tem aquela cara de ser o “movimento de um homem só”, apenas com a G2 por trás ajudando as coisas a caminhar aos trancos e barrancos.

Pior, depois que JRuby virou uma das plataformas preferenciais pra se desenvolver e implantar aplicações rails (ou coisas em Ruby), Groovy terminou ficando como sendo “aquela linguagem dinâmica sem graça do Java”, mesmo que no passar dos anos ela tenha recebido muitas novidades interessantes, como a possibilidade de se adicionar métodos de forma simples nas classes.

Eu acho que Groovy e Grails só valem a pena se você não pode de forma alguma se distânciar do Java, agora se não há problema, não há porque não ir pra Rails, que tem uma comunidade muito mais vibrante e uma infra-estrutura de plugins que Grails provavelmente nunca vai ter.

Criado 20 de outubro de 2008
Ultima resposta 21 de out. de 2008
Respostas 6
Participantes 5