Grandes base de dados: Hibernate X JDBC

9 respostas
makoto

Caros colegas desenvolvedores,

Estou prestes a entrar em um projeto que irá gerenciar diversas bases de dados que alcançam a margem de seus 50 milhões de registros. preciso de um norte: entendi que o hibernate me livra do trabalho de escrever as Instruções SQL mas tem uma perda de desempenho. Será que para esse tipo de aplicação a queda de desempenho é muito vistosa? Deveria eu utilizar o JDBC mesmo com o trabalho extra do SQL?

aguardo.

9 Respostas

T

Eu em seu lugar usaria Hibernate, com algumas consultas customizadas em SQL (e até mesmo algumas stored procedures). Depende muito do que você precisa fazer; 50.000.000 registros é uma base relativamente pequena pelos padrões de hoje.

makoto

então significa que o framework Hibernate descarta o SGDB? E a diferença do desempenho é tão desconsiderável assim?
O banco Oracle por exemplo(realidade atual da empresa onde atuo) começa a perder desempenho a partir de 98 milhões de registros.

Obrigado pela resposta.

fantomas

Eu também utilizaria o Hibernate, pois sei que nos pontos mais críticos o framework possibilita aplicar soluções especificas.

Dê uma olha na máquina que será servidora, pois acredito que ela tenha que ter memória bastante para caches. Com jdbc isso fica por conta do banco de dados apenas.

flws

rdgms

É… o hibernate :

• mais lento que o jdbc (indiscutivel)
  • suporte pela internet com hibernate é complicado…
  • nao permiti algums tipos de query que o jdbc permite…

ainda vo com o hibernate pq o tempo de desenvolvimento e menor (ainda mais com hibernate 3 annotation) e claro
a manutenção …
quanto a 50 milhões registros… susa…

fantomas

Esqueci de dizer…o Hibernate e o Oracle tem uma coisa em comum: Se não estiver/for bem configurado/utilizado os resultados podem gerar frustrações.

flws

makoto

Obrigado pela atenção. entendi os pontos fortes e fracos do Hibernate. A decisão ficará mais fácil depois de mais esclarecido.

bsmachado

Aproveitando esse tópico aqui, queria so tirar uma dúvida, tenho uma aplicaão ja com JDBC com Acess, minha pergunta é a seguinte: O Acess suportas bem grande quantidade de dados?
Vlw a ajuda.

fantomas

Numca trabalhei com access mas o que já me disseram é que ele se torna lento e inseguro com grandes volumes de dados.

flws

rdgms

O acess da um erros sim…
eu não aconcelho …

Criado 28 de outubro de 2008
Ultima resposta 31 de out. de 2008
Respostas 9
Participantes 5