Gravar em banco de dados a partir de uma página .jsp

Já programo em java há algum tempo só que nunca mexi com nada relacionado a web. Agora estou tentando fazer uma página .jsp que salva cliente. Coloque o código responsável por gravar no bd igual a um programa, só que dá um erro com driver do mysql (no suitable driver!).

Minhas dúvidas são:

É possível gravar dados a partir de uma página .jsp, ou só através de servlet?

Estou utilizando o NetBeans, como posso corrigir este problema?

Valeu!!! :razz:

-É possível gravar dados a partir de uma página .jsp, ou só através de servlet?
Somente através do servlet, o jsp é só exibição dos dados, ele deve fazer um request para uma servlet passando os dados que devem ser gravados, o servlet (lado do servidor) é que deve saber como gravar.

Quanto ao netbeans não sei, apesar de que pelo que entendi o problema é que falta adicionar o jar do driver no classpath do projeto

Eh possivel sim, fazer persistencia na jsp :slight_smile:

Mas, na boa, NUNCA FAÇA ISSO!

Eh a pior pratica de programação q eu jah vi,
na verdade existe ateh taglibs pra isso,
mas devia estar “deprecated”.

sugiro vc pegar os valores da sua jsp em um form,
passar por um servlet, para depois chamar uma
classe DAO exclusiva para persistencia…

Acrescentando mais uma possibilidade, estou estudando Ajax para esse trabalho.
Monta-se a camada servidor para receber e enviar dados em xml e a parte de web concentra-se em Html (mesmo que seja jsp) e não em processamento.
Ainda estou “cru” mais percebi, nos meus testes, que fica mais limpo e a rotina mais rápida.
Abraços;

Bom dia…

Fera…só para constar…
se vc ainda não conhece bem jsp+servlets…aconselho estudar os dois primeiro para depois partir para outras tecnologias…
O ajax é uma ‘mão-na-roda’…mas, se o cliente desabilitar o javascript do browser…adeus ajax…aí quem vai te salvar é o feijão-com-arroz (jsp+servlet)…

t+