Já programo em java há algum tempo só que nunca mexi com nada relacionado a web. Agora estou tentando fazer uma página .jsp que salva cliente. Coloque o código responsável por gravar no bd igual a um programa, só que dá um erro com driver do mysql (no suitable driver!).
Minhas dúvidas são:
É possível gravar dados a partir de uma página .jsp, ou só através de servlet?
Estou utilizando o NetBeans, como posso corrigir este problema?
-É possível gravar dados a partir de uma página .jsp, ou só através de servlet?
Somente através do servlet, o jsp é só exibição dos dados, ele deve fazer um request para uma servlet passando os dados que devem ser gravados, o servlet (lado do servidor) é que deve saber como gravar.
Quanto ao netbeans não sei, apesar de que pelo que entendi o problema é que falta adicionar o jar do driver no classpath do projeto
Acrescentando mais uma possibilidade, estou estudando Ajax para esse trabalho.
Monta-se a camada servidor para receber e enviar dados em xml e a parte de web concentra-se em Html (mesmo que seja jsp) e não em processamento.
Ainda estou “cru” mais percebi, nos meus testes, que fica mais limpo e a rotina mais rápida.
Abraços;
Fera…só para constar…
se vc ainda não conhece bem jsp+servlets…aconselho estudar os dois primeiro para depois partir para outras tecnologias…
O ajax é uma ‘mão-na-roda’…mas, se o cliente desabilitar o javascript do browser…adeus ajax…aí quem vai te salvar é o feijão-com-arroz (jsp+servlet)…